
Agosto tem um encanto a mais na Ilha do Mel: a partir de 02 de agosto acontece o Encantadas Jazz. O festival de música confirmou mais de 80 atrações, que acontecem em todos os fins de semana do mês, entre apresentações no palco principal e nos bares e restaurantes da ilha. A programação de shows é gratuita na Praia de Encantadas. Parcerias com o festival confirmam ainda ônibus e barcas extras nos fins de semana para o público curitibano aproveitar ao máximo o evento.
O Jazz Bus é uma das novidades da edição. A parceria com a Viação Graciosa rendeu o ônibus extra que sai da Rodoferroviária de Curitiba toda sexta-feira de agosto, às 17h20, em direção ao litoral. Outra novidade é a barca extra, toda sexta do mês, às 20h, saindo do Trapiche de Pontal do Paraná em direção à ilha. Essa é uma parceria com a Associação de Barqueiros do Litoral Norte do Paraná (Abaline). O público tem maiores facilidades tanto para ir e voltar nos mesmos dias quanto para quem quer ficar na praia. No perfil do Instagram há sugestões de pousadas parceiras.
O Encantadas Jazz nasceu da vontade de músicos e moradores em manter o movimento do local em torno da arte. O festival Jazz na Ilha acontece desde 2014 e ajudou a movimentar agosto, que era considerado o mês mais fraco para o turismo no local, e ajudava as comunidades locais nessa fase. Quando não aconteceu o evento, os moradores sentiram falta. Nomes de peso do jazz paranaense se movimentaram para retomar a programação musical, idealizando o Encantadas Jazz.
O palco principal concentra atrações na Praça de Encantadas. “O fato de ser centralizado torna os visitantes envolvidos com a comunidade”, conta Vitor Salmazo, comunicador, MC, apresentador e embaixador do Encantadas Jazz. O conceito de coletivo é essencial na Ilha, um espaço com limite de público e que depende muito da boa interação entre todos. Tanto que, durante o evento, serão realizadas ações de conscientização ambiental, como coleta seletiva de lixo. “Você tem que zelar por aquilo que também é teu”, afirma o MC.
Além do palco principal, os bares e restaurantes da região também terão atrações musicais durante o fim de semana. Muitas acontecem em horários alternativos, permitindo ao público apreciar uma ampla variedade de shows. “Há um circuito de bares que se preocupa uns com os outros, formando um elo real com a comunidade”, comenta Salmazo.
O estilo acabou simbolizando o movimento cultural da ilha mais do que outros gêneros musicais. Primeiro, pelo envolvimento de nomes de peso do estilo em realizar o festival na ilha, mas também pelo próprio teor do ritmo. “O jazz soa como a trilha sonora da tua vida, dá fôlego para as pessoas”, opina o MC do evento. “O festival engloba o jazz como uma visão musical que permite o improviso com maestria”. Isso permite ainda o flerte com outros ritmos marcantes do litoral paranaense, como o fandango.
Na programação, estão confirmados nomes nacionais e internacionais para as cinco semanas. No primeiro sábado (03), o saxofonista Paulo Levi se apresenta no formato quarteto. A cantora e compositora Cau Russo é um dos nomes de maior destaque do cenário curitibano. A festa ainda tem o catarinense Abdiel Freire. O segundo fim de semana (10/08) tem destaques internacionais: o placo recebe os colombianos do Club Murakami, os argentinos do Noise Jazz Merlo, o grupo argentino Willy Bronca e a artista paraguaia Rafaela Mood. Nomes relevantes da música local e nacional completam a agenda, passando por Bananeira Brass Band, Wes Ventura e El Merekumbé.
A edição celebra, logo no primeiro fim de semana, Waltel Branco. Um dos maiores nomes da música paranaense, falecido em 2018, é homenageado no Encantadas Jazz. O evento terá o lançamento do livro “Waltel Branco: O Maestro Oculto”, de Teo Souto Maior, com sessão de autógrafos. Branco é considerado um dos precursores do jazz fusion e foi arranjador de João Gilberto. Ajudou a construir a mistura de jazz e música cubana que alteraria a história da salsa em Cuba, nos anos 1940. “É uma forma de reverenciar a música caiçara e dar vazão à produção musical paranaense”, comenta Salmazo.
Uma exposição de obras de arte feitas com lixo coletado na praia, pelo artista Antonio Labatut, completa o evento.
Quando: de 02 de agosto a 1º de setembro de 2024, nos cinco finais de semana
Onde: Praça de Encantadas, Ilha do Mel
Quanto: shows gratuitos
Informações: no Instagram oficial

Data de Lançamento: 16 de outubro
The Mastermind centra sua história num audacioso assalto a uma obra de arte na Nova Inglaterra nos anos 1970, isto é, sob o pano de fundo da Guerra do Vietnã e do incipiente movimento feminista no país. JB Mooney (Josh O’Connor) era um carpinteiro desempregado que decide virar um ladrão amador de obras de arte. Enquanto o homem planeja seu primeiro grande crime e se prepara para realizá-lo, um mundo marcado por mudanças sociais e políticas se faz cada vez mais presente em sua jornada. As coisas, porém, saem do controle, virando sua vida de cabeça para baixo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em Conselhos de Um Serial Killer Aposentado, um escritor em bloqueio criativo chamado Keane vive um momento tenso em sua carreira e em seu casamento. Sem escrever um livro há quatro anos, de repente, ele se vê diante de um pedido de divórcio da esposa Suzie, cansada das desculpas e da falta de ambição do marido. Enquanto tenta vender um romance policial sobre serial killers, Keane é abordado por um homem misterioso chamado Kollmick, que se diz um assassino em série aposentado e oferece sua expertise para Keane. De repente, o jovem autor se envolve numa peculiar amizade com o estranho homem. Conselheiro literário à noite, de dia Kollmick, quase que por acidente, começa a atuar também como terapeuta matrimonial de Keane, ajudando o escritor a curar as feridas de seu relacionamento com Suzie. A desconfiada esposa, porém, passa a suspeitar que ela possa ser a próxima vítima do esquisito assassino.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O Bom Bandido (Roofman) se inspira na história real e inesperada de um assaltante chamado Jeffrey Manchester (Channing Tatum), que ficou conhecido como o “ladrão do telhado”, e seus esforços criativos de fugir da prisão. Jeffrey é um ex-oficial da Reserva do Exército dos EUA com dificuldades de se sustentar. Quando ele é pego roubando um McDonald’s para alimentar seus filhos, ele é pego, sentenciado e preso, mas rapidamente consegue escapar. Enquanto foge das autoridades, Manchester se abriga numa loja de brinquedos, onde se esconde atrás de uma parede. O tempo passa e a caça por ele se apazigua, o que deixa o caminho aberto para Jeffrey se aproximar da vendedora Leigh (Kirsten Dunst), por quem se apaixona e começa um romance. Uma série de dilemas se apresentam então para Jeffrey, enquanto Leigh permanece alheia à moradia improvisada do namorado na loja onde trabalha e ao histórico criminal do fugitivo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Último Rodeio, um montador de rodeio aposentado, conhecido como uma lenda da competição, arrisca tudo para salvar seu neto de um tumor agressivo no cérebro que exige uma cirurgia cara e invasiva que o seguro de saúde da família não cobre. De frente para seu doloroso passado e os medos da família, Joe Wainwright volta aos circuitos e entra numa competição de alto risco organizada pela liga profissional de montadores e aberta apenas para veteranos e antigos vencedores com um prêmio significativo em dinheiro. Como o competidor mais velho de todos os tempos, Joe volta a treinar e embarca numa jornada de reconciliação com feridas antigas e com a filha há muito afastada de sua vida. No caminho para essa desafiadora montaria, o ex-competidor descobre ainda o poder da fé e a verdadeira coragem que existe em lutar pela própria família.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O filme Eu e Meu Avô Nihonjin acompanha de perto a história de Noboru, um menino de 10 anos que resolve investigar a vida de seus antepassados. Por conta de sua descendência japonesa, ele busca saber sobre a origem migratória de sua família, e o único que pode ajudá-lo é seu avô, um senhor que evita falar do passado. No entanto, com a insistência do neto, a animação brasileira desenhada a mão com traços de desenhos típicos do Japão é tomada por uma série de conflitos, mostrando um homem que nunca quis deixar de ser japonês e uma criança que busca afirmar a sua identidade brasileira. No meio disso, Noboru descobre a existência de um tio que nunca havia conhecido.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Telefone Preto 2, a jornada do menino que fugiu parece só ter começado. Quatro anos após matar e escapar de seu sombrio sequestrador, Finney tenta viver uma vida normal sendo o único sobrevivente do macabro cativeiro d’O Pegador. Enquanto o jovem encontra dificuldade de superar seu trauma, sua obstinada irmã mais nova Gwen começa a receber chamadas do telefone preto em seus sonhos, tendo ainda pesadelos recorrentes com três garotos sendo perseguidos num acampamento chamado Alpine Lake. Decidida a investigar a origem dessas visões, Gwen convence Finney a visitar o local durante uma tempestade de neve. O que os irmãos descobrem é que existe uma ligação perturbadora entre a história de sua família e o assassino que os atormenta. Atrás de vingança, O Pegador não só ameaça Gwen, mas se torna ainda mais poderoso depois de morto, obrigando Finney a enfrentar um mal inimaginável.
Quando: 16 de outubro de 2025.