Agosto tem um encanto a mais na Ilha do Mel: a partir de 02 de agosto acontece o Encantadas Jazz. O festival de música confirmou mais de 80 atrações, que acontecem em todos os fins de semana do mês, entre apresentações no palco principal e nos bares e restaurantes da ilha. A programação de shows é gratuita na Praia de Encantadas. Parcerias com o festival confirmam ainda ônibus e barcas extras nos fins de semana para o público curitibano aproveitar ao máximo o evento.
O Jazz Bus é uma das novidades da edição. A parceria com a Viação Graciosa rendeu o ônibus extra que sai da Rodoferroviária de Curitiba toda sexta-feira de agosto, às 17h20, em direção ao litoral. Outra novidade é a barca extra, toda sexta do mês, às 20h, saindo do Trapiche de Pontal do Paraná em direção à ilha. Essa é uma parceria com a Associação de Barqueiros do Litoral Norte do Paraná (Abaline). O público tem maiores facilidades tanto para ir e voltar nos mesmos dias quanto para quem quer ficar na praia. No perfil do Instagram há sugestões de pousadas parceiras.
O Encantadas Jazz nasceu da vontade de músicos e moradores em manter o movimento do local em torno da arte. O festival Jazz na Ilha acontece desde 2014 e ajudou a movimentar agosto, que era considerado o mês mais fraco para o turismo no local, e ajudava as comunidades locais nessa fase. Quando não aconteceu o evento, os moradores sentiram falta. Nomes de peso do jazz paranaense se movimentaram para retomar a programação musical, idealizando o Encantadas Jazz.
O palco principal concentra atrações na Praça de Encantadas. “O fato de ser centralizado torna os visitantes envolvidos com a comunidade”, conta Vitor Salmazo, comunicador, MC, apresentador e embaixador do Encantadas Jazz. O conceito de coletivo é essencial na Ilha, um espaço com limite de público e que depende muito da boa interação entre todos. Tanto que, durante o evento, serão realizadas ações de conscientização ambiental, como coleta seletiva de lixo. “Você tem que zelar por aquilo que também é teu”, afirma o MC.
Além do palco principal, os bares e restaurantes da região também terão atrações musicais durante o fim de semana. Muitas acontecem em horários alternativos, permitindo ao público apreciar uma ampla variedade de shows. “Há um circuito de bares que se preocupa uns com os outros, formando um elo real com a comunidade”, comenta Salmazo.
O estilo acabou simbolizando o movimento cultural da ilha mais do que outros gêneros musicais. Primeiro, pelo envolvimento de nomes de peso do estilo em realizar o festival na ilha, mas também pelo próprio teor do ritmo. “O jazz soa como a trilha sonora da tua vida, dá fôlego para as pessoas”, opina o MC do evento. “O festival engloba o jazz como uma visão musical que permite o improviso com maestria”. Isso permite ainda o flerte com outros ritmos marcantes do litoral paranaense, como o fandango.
Na programação, estão confirmados nomes nacionais e internacionais para as cinco semanas. No primeiro sábado (03), o saxofonista Paulo Levi se apresenta no formato quarteto. A cantora e compositora Cau Russo é um dos nomes de maior destaque do cenário curitibano. A festa ainda tem o catarinense Abdiel Freire. O segundo fim de semana (10/08) tem destaques internacionais: o placo recebe os colombianos do Club Murakami, os argentinos do Noise Jazz Merlo, o grupo argentino Willy Bronca e a artista paraguaia Rafaela Mood. Nomes relevantes da música local e nacional completam a agenda, passando por Bananeira Brass Band, Wes Ventura e El Merekumbé.
A edição celebra, logo no primeiro fim de semana, Waltel Branco. Um dos maiores nomes da música paranaense, falecido em 2018, é homenageado no Encantadas Jazz. O evento terá o lançamento do livro “Waltel Branco: O Maestro Oculto”, de Teo Souto Maior, com sessão de autógrafos. Branco é considerado um dos precursores do jazz fusion e foi arranjador de João Gilberto. Ajudou a construir a mistura de jazz e música cubana que alteraria a história da salsa em Cuba, nos anos 1940. “É uma forma de reverenciar a música caiçara e dar vazão à produção musical paranaense”, comenta Salmazo.
Uma exposição de obras de arte feitas com lixo coletado na praia, pelo artista Antonio Labatut, completa o evento.
Quando: de 02 de agosto a 1º de setembro de 2024, nos cinco finais de semana
Onde: Praça de Encantadas, Ilha do Mel
Quanto: shows gratuitos
Informações: no Instagram oficial
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Monster Summer, dirigido por David Henrie, é uma aventura de terror e mistério que vai trazer a narrativa de uma Noah (Mason Thames) e seus amigos que, após uma força misteriosa começa a atrapalhar a diversão de virão do grupo, eles se unem a um detetive policial aposentado, o Gene (Mel Gibson), para que juntos possam embarcar em uma emocionante aventura com a intenção de salvar sua ilha, que até então era calma e pacífica.
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Coringa 2, acompanhamos a sequência do longa sobre Arthur Fleck (Joaquin Phoenix), que trabalhava como palhaço para uma agência de talentos e precisou lidar desde sempre com seus problemas mentais. Vindo de uma origem familiar complicada, sua personalidade nada convencional o fez ser demitido do emprego, e, numa reação a essa e tantas outras infelicidades em sua vida, ele assumiu uma postura violenta – e se tornou o Coringa. A continuação se passa depois dos acontecimentos do filme de 2019, após ser iniciado um movimento popular contra a elite de Gotham City, revolução esta, que teve o Coringa como seu maior representante.