O cenário paradisíaco da praia de Encantadas na Ilha do Mel recebe muito jazz em agosto. Em todos os fins de semana do próximo mês, o local será palco do Encantadas Jazz, com mais de 80 atrações. O evento gratuito levará música para um palco montado na Praça de Encantadas, em frente ao trapiche, da noite de sexta à noite de domingo. São várias ações, de shows até aulas de yoga.
Nomes relevantes do jazz local, nacional e internacional estão confirmados. O primeiro fim de semana tem três artistas promissores do estilo de diferentes regiões. Paulo Levi nasceu em Belém do Pará, hoje morando em São Paulo, enquanto Abdiel Freire é de Joinville (SC), vivendo em Curitiba. Cau Russo começou na música erudita no interior de São Paulo, passou pela Alemanha e hoje vive em Maringá.
Presenças internacionais marcam o segundo fim de semana do Encantadas Jazz. De Medellin, na Colômbia, o grupo Club Murakami desembarca na ilha. Os argentinos do Noise Jazz Merlo também estarão presentes. O palco recebe ainda a paraguaia Rafaela Mood e o argentino Willy Bronca, que mistura rap e jazz.
Todos os fins de semana contarão ainda com DJ Snope e apresentação do entertainer Vitor Salmazo. Sorteios e promoções animam o público durante o mês. A programação completa será divulgada no Instagram oficial do evento.
Um dos grandes nomes da música paranaense será homenageado durante o Encantadas Jazz. Waltel Branco, nascido em Paranaguá em 1929, é tema de livro que terá sessão de autógrafos no dia 03/07. Teo Souto Maior assina “Waltel Branco: O Maestro Oculto” e conversa com o público no primeiro sábado do festival.
Branco foi maestro, violonista, compositor e arranjador. Formou uma banda de jazz nos anos 1940 e viajou à Cuba em 1949, tendo ajudado a construir a mistura de jazz e música cubana que alteraria os rumos da salsa no país. É considerado um dos precursores do jazz fusion. Foi arranjador e amigo de João Gilberto. Representou a música paranaense pelo país e pelo mundo, e foi presidente do Fórum de Música do Paraná. Faleceu em 2018, aos 89 anos.
Além do palco principal, outros espaços da Ilha entram em clima de festa. Cinco bares e pousadas também terão música ao vivo no chamado Circuito Jazz. Ações voltadas para conscientização ambiental e a importância da economia criativa (em especial para o litoral paranaense) completam o evento.
Para facilitar o acesso ao Encantadas Jazz, haverá o Jazz Bus. O ônibus em horário extra circulará nas cinco sextas-feiras de agosto da Rodoferroviária de Curitiba até o trapiche de embarque de Pontal do Paraná. A Associação de Barqueiros do Litoral Norte do Paraná (Abaline) colocará horários extras para travessia do Canal da Galheta, às 20h e 21h.
Quando: todos os fins de semana de agosto de 2024
Onde: Praça de Encantadas, Ilha do Mel
Quanto: shows gratuitos
Informações: no Instagram oficial
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Monster Summer, dirigido por David Henrie, é uma aventura de terror e mistério que vai trazer a narrativa de uma Noah (Mason Thames) e seus amigos que, após uma força misteriosa começa a atrapalhar a diversão de virão do grupo, eles se unem a um detetive policial aposentado, o Gene (Mel Gibson), para que juntos possam embarcar em uma emocionante aventura com a intenção de salvar sua ilha, que até então era calma e pacífica.
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Coringa 2, acompanhamos a sequência do longa sobre Arthur Fleck (Joaquin Phoenix), que trabalhava como palhaço para uma agência de talentos e precisou lidar desde sempre com seus problemas mentais. Vindo de uma origem familiar complicada, sua personalidade nada convencional o fez ser demitido do emprego, e, numa reação a essa e tantas outras infelicidades em sua vida, ele assumiu uma postura violenta – e se tornou o Coringa. A continuação se passa depois dos acontecimentos do filme de 2019, após ser iniciado um movimento popular contra a elite de Gotham City, revolução esta, que teve o Coringa como seu maior representante.