Encantadas Jazz: estilo é trilha sonora da Ilha do Mel em agosto

Encantadas Jazz. Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação

O cenário paradisíaco da praia de Encantadas na Ilha do Mel recebe muito jazz em agosto. Em todos os fins de semana do próximo mês, o local será palco do Encantadas Jazz, com mais de 80 atrações. O evento gratuito levará música para um palco montado na Praça de Encantadas, em frente ao trapiche, da noite de sexta à noite de domingo. São várias ações, de shows até aulas de yoga.

Nomes relevantes do jazz local, nacional e internacional estão confirmados. O primeiro fim de semana tem três artistas promissores do estilo de diferentes regiões. Paulo Levi nasceu em Belém do Pará, hoje morando em São Paulo, enquanto Abdiel Freire é de Joinville (SC), vivendo em Curitiba. Cau Russo começou na música erudita no interior de São Paulo, passou pela Alemanha e hoje vive em Maringá.

Fronteiras

Presenças internacionais marcam o segundo fim de semana do Encantadas Jazz. De Medellin, na Colômbia, o grupo Club Murakami desembarca na ilha. Os argentinos do Noise Jazz Merlo também estarão presentes. O palco recebe ainda a paraguaia Rafaela Mood e o argentino Willy Bronca, que mistura rap e jazz.

Todos os fins de semana contarão ainda com DJ Snope e apresentação do entertainer Vitor Salmazo. Sorteios e promoções animam o público durante o mês. A programação completa será divulgada no Instagram oficial do evento.

Waltel Branco

Um dos grandes nomes da música paranaense será homenageado durante o Encantadas Jazz. Waltel Branco, nascido em Paranaguá em 1929, é tema de livro que terá sessão de autógrafos no dia 03/07. Teo Souto Maior assina “Waltel Branco: O Maestro Oculto” e conversa com o público no primeiro sábado do festival.

Branco foi maestro, violonista, compositor e arranjador. Formou uma banda de jazz nos anos 1940 e viajou à Cuba em 1949, tendo ajudado a construir a mistura de jazz e música cubana que alteraria os rumos da salsa no país. É considerado um dos precursores do jazz fusion. Foi arranjador e amigo de João Gilberto. Representou a música paranaense pelo país e pelo mundo, e foi presidente do Fórum de Música do Paraná. Faleceu em 2018, aos 89 anos.

Circuito Jazz

Além do palco principal, outros espaços da Ilha entram em clima de festa. Cinco bares e pousadas também terão música ao vivo no chamado Circuito Jazz. Ações voltadas para conscientização ambiental e a importância da economia criativa (em especial para o litoral paranaense) completam o evento.

Embarque

Para facilitar o acesso ao Encantadas Jazz, haverá o Jazz Bus. O ônibus em horário extra circulará nas cinco sextas-feiras de agosto da Rodoferroviária de Curitiba até o trapiche de embarque de Pontal do Paraná. A Associação de Barqueiros do Litoral Norte do Paraná (Abaline) colocará horários extras para travessia do Canal da Galheta, às 20h e 21h.

SERVIÇO – Encantadas Jazz

Quando: todos os fins de semana de agosto de 2024

Onde: Praça de Encantadas, Ilha do Mel

Quanto: shows gratuitos

Informações: no Instagram oficial

Por Brunow Camman
11/07/2024 12h38

Artigos Relacionados

Comédia com Marisa Orth e Tania Bondezan chega em agosto

Tenda Ave Lola tem peça infantil em julho