
Uma empresa paranaense tem se destacado ao repensar formatos de turismo de experiência, valorizando vivências culturais e enriquecendo as experiências dos turistas. Roteiros inspirados em Jorge Amado e até expedição para a Antártica vêm consagrando a NomadRoots. Fundada em 2013, na cidade de Curitiba (PR), por Maria Cristina e Paola Gulin, a produtora transformou o segmento e aposta em cinco formas de atuação, mesclando viagens personalizadas, Clube de Leitura, viagens literárias e culturais em grupo, Clube de Cinema e Encontros (como cursos, palestras, workshops).
“Nossas viagens, mesmo as personalizadas, focam em conhecimento. Esse objetivo de expansão do olhar para o mundo vem a partir das experiências que criamos para as pessoas viverem”, conta Paola. A trajetória da empresa já foi destaque em um painel na WTM Latin America, falando sobre inovação no mercado de viagens. Somente no último biênio, a NomadRoots registrou um crescimento de 80%.
Os destinos tradicionais, como a França, Itália e, também, Brasil estão presentes, mas sempre com o olhar exclusivo. A empresa atua ainda em destinos “exóticos”, promovendo experiências no Uzbequistão, Tajiquistão, Quirguistão, Madagascar, Benim, Irã, Myanmar e Paquistão, além de viagens de expedição para a Antártica e roteiros para mulheres viajarem sozinhas por países como a Jordânia, Bolívia e Etiópia.
“Há mais de uma década passamos a oferecer essa opção para o público do Paraná e de diversas outras regiões do país, atingindo um crescimento constante e uma atuação cada vez mais certeira”, destaca Paola. De acordo com Maria Cristina, o grande diferencial da NomadRoots está na atenção meticulosa aos detalhes e o compromisso com a personalização. “Fazemos com que cada roteiro esteja totalmente conectado com o viajante”, complementa.
O toque personalizado começa desde o primeiro contato entre a empresa paranaense e o cliente que busca um turismo de experiência exclusivo. Viagens personalizadas são o foco da empresa e seguem um passo a passo elaborado e com ênfase total no “aqui e agora”. O primeiro encontro entre os viajantes e a NomadRoots inclui uma conversa “olho no olho” para descobrir os gostos, propósitos e as histórias dos clientes. “Este é o nosso ponto de partida, assim começamos os trabalhos e entendemos os sonhos, inspirações e expectativas. É uma viagem planejada e construída por várias mãos”, afirma Maria Cristina.
Após o encontro inicial, o time da NomadRoots monta até duas opções de roteiro, sempre com abertura para opiniões, novos olhares e ajustes. “O roteiro é customizado e cuidamos de todos os detalhes, com reserva de passagens aéreas, hotéis e serviços”, detalha Paola. Antes do embarque, o cliente recebe um guia cuidadosamente criado, em uma curadoria sensível com dicas, restaurantes, eventos, museus e outros segredos locais que inspiram a ler o mundo com novos olhares e diferentes percepções.
A equipe da NomadRoots fica à disposição durante toda a viagem, oferecendo o suporte e o cuidado necessário para que os viajantes simplesmente curtam o momento, celebrem as histórias com profundidade e absorvam cada detalhe do destino. “Tanto cuidado no planejamento e execução resulta em feedbacks excelentes. Nossos viajantes retornam, realizam novos roteiros e compartilham suas vivências. Geramos conexão e este é um grande motivo de orgulho“, destaca Maria Cristina.
A proposta em grupo é uma imersão em jornadas ao lado de viajantes curiosos sobre o destino. “São viagens inspiradas pela literatura e pela cultura de diferentes locais do mundo. Nossos roteiros são em pequenos grupos, verdadeiras preciosidades“, afirma Paola. O primeiro roteiro em grupo — que já teve outras duas edições depois —, foi inspirado no livro “Grande Sertão Veredas”, de Guimarães Rosa, na qual os participantes se hospedaram em uma pousada exclusiva só para o grupo no sertão, com um guia repentista, e puderam sentir todo o cenário do autor e seus personagens.
“Todas estas trajetórias são na companhia de especialistas, guias e, claro, sempre na presença de uma anfitriã Nomad. É realmente uma imersão“, detalha Paola. Entre os destinos percorridos está a Salvador de Jorge Amado, Colômbia de Gabriel García Márquez, a Paraíba de Ariano Suassuna, Pantanal de Manoel de Barros, um mergulho na filosofia do hinduísmo em um roteiro pela Índia, entre outros roteiros surpreendentes.
Com mais de 200 participantes, a empresa paranaense tem um Clube de Leitura há dez anos, que inspira o turismo. São encontros presenciais e online mediados conectando uma comunidade de leitores ávidos por conhecimento. A NomadRoots também lançou recentemente o CineNomad, um clube de cinema, com discussões propostas a partir de filmes de diferentes lugares do mundo.
“O Clube de Leitura, por exemplo, impacta diretamente em nossas viagens, uma vez que 25% do nosso público começa sua jornada ao participar desta comunidade. Por meio dos livros e dos filmes, fomentamos a cultura e debatemos obras que podem se transformar em viagens. Sendo assim, trazemos um aperitivo do somos”, completa Paola.
Para mais detalhes sobre a NomadRoots, acesse o site www.nomadroots.com.br ou siga o perfil oficial da produtora no Instagram: @nomad.roots.

Data de Lançamento: 16 de outubro
The Mastermind centra sua história num audacioso assalto a uma obra de arte na Nova Inglaterra nos anos 1970, isto é, sob o pano de fundo da Guerra do Vietnã e do incipiente movimento feminista no país. JB Mooney (Josh O’Connor) era um carpinteiro desempregado que decide virar um ladrão amador de obras de arte. Enquanto o homem planeja seu primeiro grande crime e se prepara para realizá-lo, um mundo marcado por mudanças sociais e políticas se faz cada vez mais presente em sua jornada. As coisas, porém, saem do controle, virando sua vida de cabeça para baixo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em Conselhos de Um Serial Killer Aposentado, um escritor em bloqueio criativo chamado Keane vive um momento tenso em sua carreira e em seu casamento. Sem escrever um livro há quatro anos, de repente, ele se vê diante de um pedido de divórcio da esposa Suzie, cansada das desculpas e da falta de ambição do marido. Enquanto tenta vender um romance policial sobre serial killers, Keane é abordado por um homem misterioso chamado Kollmick, que se diz um assassino em série aposentado e oferece sua expertise para Keane. De repente, o jovem autor se envolve numa peculiar amizade com o estranho homem. Conselheiro literário à noite, de dia Kollmick, quase que por acidente, começa a atuar também como terapeuta matrimonial de Keane, ajudando o escritor a curar as feridas de seu relacionamento com Suzie. A desconfiada esposa, porém, passa a suspeitar que ela possa ser a próxima vítima do esquisito assassino.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O Bom Bandido (Roofman) se inspira na história real e inesperada de um assaltante chamado Jeffrey Manchester (Channing Tatum), que ficou conhecido como o “ladrão do telhado”, e seus esforços criativos de fugir da prisão. Jeffrey é um ex-oficial da Reserva do Exército dos EUA com dificuldades de se sustentar. Quando ele é pego roubando um McDonald’s para alimentar seus filhos, ele é pego, sentenciado e preso, mas rapidamente consegue escapar. Enquanto foge das autoridades, Manchester se abriga numa loja de brinquedos, onde se esconde atrás de uma parede. O tempo passa e a caça por ele se apazigua, o que deixa o caminho aberto para Jeffrey se aproximar da vendedora Leigh (Kirsten Dunst), por quem se apaixona e começa um romance. Uma série de dilemas se apresentam então para Jeffrey, enquanto Leigh permanece alheia à moradia improvisada do namorado na loja onde trabalha e ao histórico criminal do fugitivo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Último Rodeio, um montador de rodeio aposentado, conhecido como uma lenda da competição, arrisca tudo para salvar seu neto de um tumor agressivo no cérebro que exige uma cirurgia cara e invasiva que o seguro de saúde da família não cobre. De frente para seu doloroso passado e os medos da família, Joe Wainwright volta aos circuitos e entra numa competição de alto risco organizada pela liga profissional de montadores e aberta apenas para veteranos e antigos vencedores com um prêmio significativo em dinheiro. Como o competidor mais velho de todos os tempos, Joe volta a treinar e embarca numa jornada de reconciliação com feridas antigas e com a filha há muito afastada de sua vida. No caminho para essa desafiadora montaria, o ex-competidor descobre ainda o poder da fé e a verdadeira coragem que existe em lutar pela própria família.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O filme Eu e Meu Avô Nihonjin acompanha de perto a história de Noboru, um menino de 10 anos que resolve investigar a vida de seus antepassados. Por conta de sua descendência japonesa, ele busca saber sobre a origem migratória de sua família, e o único que pode ajudá-lo é seu avô, um senhor que evita falar do passado. No entanto, com a insistência do neto, a animação brasileira desenhada a mão com traços de desenhos típicos do Japão é tomada por uma série de conflitos, mostrando um homem que nunca quis deixar de ser japonês e uma criança que busca afirmar a sua identidade brasileira. No meio disso, Noboru descobre a existência de um tio que nunca havia conhecido.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Telefone Preto 2, a jornada do menino que fugiu parece só ter começado. Quatro anos após matar e escapar de seu sombrio sequestrador, Finney tenta viver uma vida normal sendo o único sobrevivente do macabro cativeiro d’O Pegador. Enquanto o jovem encontra dificuldade de superar seu trauma, sua obstinada irmã mais nova Gwen começa a receber chamadas do telefone preto em seus sonhos, tendo ainda pesadelos recorrentes com três garotos sendo perseguidos num acampamento chamado Alpine Lake. Decidida a investigar a origem dessas visões, Gwen convence Finney a visitar o local durante uma tempestade de neve. O que os irmãos descobrem é que existe uma ligação perturbadora entre a história de sua família e o assassino que os atormenta. Atrás de vingança, O Pegador não só ameaça Gwen, mas se torna ainda mais poderoso depois de morto, obrigando Finney a enfrentar um mal inimaginável.
Quando: 16 de outubro de 2025.