Uma das turnês de maior sucesso da música nacional nos últimos anos, o “AmarElo” de Emicida chega ao fim – ou quase. O cantor fez única apresentação em Curitiba nesse sábado (22/06) de “AmarElo – A Gira Final”, despedida do álbum de 2019. Com temas espirituais e luta antirracista, o show retoma a energia inicial. Uma Live Curitiba lotada recebeu o artista para uma noite emocionante.
O show de abertura foi de Pecaos, uma boa escolha para o público. Fãs de rap puderam aproveitar um dos nomes de destaque do gênero em Curitiba. Quem tem pouco contato com o estilo, também: Pecaos é um nome local para ficar atento. Já subiu ao palco de eventos como Coolritiba e tem ganhado relevância com músicas como “Porradão de Muay Thai”. No fim da apresentação, Emicida correu até o palco para participar da foto do artista.
Depois, com problemas técnicos no telão, o show de Emicida atrasou, o que deu tempo para a DJ Mitay mostrar seu talento animando o público.
Emicida chega no palco tranquilo, com sua conhecida paz. Todo de branco, entra em cena em um espaço muito parecido com o que a turnê “AmarElo” já apresentou. No palco, além da competente banda que o acompanha, só algumas poucas plantas. Os telões no fundo trazem o clima de culto que marcou esses anos todos do projeto.
O artista evoca uma religiosidade, mas não de forma catequizante. Os vitrais de igreja modificam a cada canção, trazendo novos sentimentos e cenários. Um dos mais marcantes é o vitral que traz a imagem de um punho erguido, símbolo dos Panteras Negras, movimento de luta antirracista que ele resgata e mescla com o super-herói de mesmo nome em uma música das mais inspiradas.
O começo é tranquilo e pouco difere da turnê normal. O clima não parece ser de despedida como o nome “A Gira Final” propõe. O duplo sentido em gira (de celebração das religiões de matriz africana, e a palavra usada para “turnê” por outros países latinos) ainda é leve. “Quem Tem Um Amigo (Tem Tudo)” é uma das canções desse primeiro momento, que pega o público pelo emocional.
Como em outras apresentações (incluindo a que virou filme na Netflix, gravado no Theatro Municipal de São Paulo), o cantor questiona de forma indireta a religiosidade. O poder da fé é destacado pela união entre as pessoas em busca de paz e igualdade, e não por dogmas religiosos. É com as animações dos vitrais nos telões que ele amarra essa narrativa, junto ao ritmo do show.
Emicida começa leve e vai esquentando o público para as músicas mais impactantes, de letras mais questionadoras na segunda metade. A primeira participação de Drik Barbosa acontece na primeira parte, cantando “9nha/Eu Gosto Dela”. Ela retorna depois com Rashid. Aqui, poderia ter surgido a terceira participação da noite, mas Emicida deixa para, na sequência, chamar Karol Conká. Elogiando a artista, divide com ela o vocal para “Todos os Olhos em Nóiz”, uma potente música sobre preconceito e que traz o rap mais intenso, diferente das primeiras músicas do show que trabalham o lado mais MPB de Emicida.
Elogiando Paulo Leminski, Emicida diz, em uma das poucas falas ao longo do show: “Curitiba não é só a cidade que tava em volta do Paulo Leminski, é a própria poesia do Paulo Leminski”. A capital paranaense faz parte da história do músico, que gravou uma mixtape aqui em um momento crucial da carreira, inclusive quando conheceu a cantora curitibana. “Se eu não tivesse entrado em contato com a energia poderosa da Karol Conká, eu nunca teria conhecido o poema que diz ‘Amar é um elo entre o azul e o amarelo’”, contou ao público.
“Muito obrigado, Curitiba, pelos irmãos e irmãs que vocês me deram e pela caminhada”, continuou. “O racismo acontece aqui às vezes. A última coisa que um poema de Paulo Leminski seria, é racista”, pontou, num momento impactante.
Em um show de mais de duas horas, Emicida não perdeu fôlego. Trouxe a turnê de “AmarElo” e mais, empolgando o público até depois da meia-noite. Quando parecia encerrar, voltou para um bis que parecia um novo show, foram várias músicas seguidas. Apesar da turnê ser uma gira final, Emicida aproveitou ao máximo essa despedida, como quem não quer que a energia dessa gira termine.
Data de Lançamento: 05 de dezembro
Empate é um documentário focado em apresentar as vozes do movimento seringueiro dos anos 70 e 80 concentrados no Estado do Acre. Refletir sobre a importância e os efeitos desse momento histórico ainda hoje na Amazônia é o foco do filme. Mesmo com todas as repercussões do assassinato de Chico Mendes, líder seringueiro que foi baleado há mais de 30 anos a mando de grandes organizações, o Brasil continua sendo palco de grandes ataques dos latifundiários. Entre memórias, reflexões e questionamentos para o futuro, companheiros da luta de Chico se reúnem-se e debatem os novos desafios que precisarão enfrentar nos próximos anos para manterem suas terras longe dos interesses do agronegócio.
Data de Lançamento: 05 de dezembro
Os Sonhos de Pepe acompanha o ex-presidente uruguaio Pepe Mujica em suas viagens pelo mundo e seus deveres políticos, ressaltando sua visão progressista pautada pela sustentabilidade e pela justiça social. Em meio a um cenário de crise climática, a posição de Mujica é divergente da predominante que sustenta e incentiva o modelo predatório e consumista da humanidade. O documentário de Pablo Trobo, diretor uruguaio, sabe que a voz e as preocupações de Mujica são advertências sérias sobre o que está por vir. Os Sonhos de Pepe, com isso, visa apresentar a vida, o trabalho e as convicções de Mujica já com 90 anos, enquanto acompanha sua rotina diplomática por um mundo mais igualitário, mais consciente e mais verde.
Data de Lançamento: 05 de dezembro
Reality de Horror – Influencers em Pânico é um filme norte-americano de terror e suspense dirigido por Dame Pierre e Mike Ware. A trama segue um grupo de influencers das redes sociais que estão reunidos em uma luxuosa mansão em Hollywood Hills para uma programa de TV. O reality show acompanha o cotidiano do confinamento desse famosos blogueiros na casa em Los Angeles. Eles só não contavam com uma virada macabra na estadia: de repente, cada um deles se encontra preso em um jogo cujo resultado pode determinar quem irá sobreviver. Por trás de todo esse pesadelo, está um misterioso assassino psicopata que começa a revelar todos os seus segredos mais profundos e obscuros antes de começar uma matança sangrenta e desenfreada.
Data de Lançamento: 05 de dezembro
Em Chapeuzinho Vermelho – Herança de Família, a jovem Chapeuzinho Vermelho (Taisya Kalinina) enfrenta uma ameaça iminente: a cidade está sendo aterrorizada por lobos misteriosos. Para salvar sua casa e descobrir a origem dos ataques, ela precisa desvendar o enigma do desaparecimento de seu pai, Volkoboy (Danila Yakushev), que sumiu sob circunstâncias enigmáticas. Em sua jornada, Chapeuzinho enfrentará seus maiores medos e desafios, confrontando obstáculos que testam sua coragem e determinação. Com a ajuda de aliados e enfrentando perigos sobrenaturais, ela terá que descobrir a verdade sobre seu pai e seu próprio destino. Chapeuzinho Vermelho – Herança de Família é um emocionante conto de fantasia russo, estrelado por Taisya Kalinina, Danila Yakushev e Ekaterina Klimova, e sob a direção de Artyom Aksenenko onde coragem e bravura são essenciais para superar os desafios e salvar a cidade da ameaça dos lobos.
Data de Lançamento: 05 de dezembro
Em Sting – Aranha Assassina, uma noite fria e tempestuosa em Nova York, um objeto misterioso cai do céu, quebrando a janela de um prédio de apartamentos decadente. Dentro dele, um ovo eclode, dando vida a uma estranha aranha. Charlotte (Alyla Browne), uma garota rebelde de 12 anos e fã de histórias em quadrinhos, descobre a criatura e a nomeia Sting. Enquanto sua mãe e seu padrasto, Ethan (Ryan Corr), lutam para se ajustar à chegada de um novo bebê, Charlotte se sente cada vez mais isolada e encontra consolo na amizade com Sting. No entanto, à medida que a aranha cresce em tamanho e apetite, os animais de estimação dos vizinhos começam a desaparecer, seguidos pelos próprios moradores. Quando a verdadeira natureza de Sting é revelada, Charlotte se vê em uma corrida contra o tempo, sozinha em sua luta para salvar sua família e os excêntricos habitantes do prédio de um aracnídeo voraz que agora os caça. Determinada a proteger aqueles que ama, Charlotte deve encontrar uma maneira de deter a criatura antes que seja tarde demais.
Data de Lançamento: 05 de dezembro
Inexplicável é um filme dirigido por Fabrício Bittar no qual é baseado em uma história real descrita no livro O Menino que Queria Jogar Futebol: Uma História de Fé e Superação, do escritor Phelipe Caldas. Essa trama será desenrolada a partir da história do jogador mirim de 8 anos, natural da Paraíba, Gabriel Varandas (Miguel Venerabile). Gabriel conquistou o título de campeão no futsal, no entanto, após esse grande feito ele enfrentou graves problemas de saúde chegando a ser declarado morto e deixando sua família a mercê da fé para encarar essas complicações. Surpreendentemente, o jovem jogador se recupera, deixando toda sua equipe médica sem explicação do que houve. Inexplicável promete levar uma mensagem de fé e superação para os espectadores que o assistem.
Data de Lançamento: 05 de dezembro
O Conde de Monte Cristo é uma nova versão do clássico romance o Conde de Monte Cristo do autor atemporal Alexandre Dumas. Essa nova produção, dirigida por Alexandre de La Patellière e Matthieu Delaporte e indicada ao Festival de Cannes 2024, irá mostrar uma interpretação épica da história de traição, riqueza misteriosa e vingança meticulosa. O filme acompanha Edmond Dantès (Pierre Niney) um jovem marinheiro que sofre uma trágica injustiça no dia de seu casamento: ele é preso devido a uma enorme conspiração contra ele organizada pelos seus supostos amigos. Se passam 14 anos desde esse fatídico dia, Edmond recebe a ajuda de um outro prisioneiro para fugir do sinistro Château d’If após o mesmo dizer a localização exata de um tesouro perdido. Edmond, então, consegue achar esse tesouro que o torna enriquecido mas desiludido. Dantès reaparece na sociedade parisiense como o misterioso e magnífico Conde de Monte Cristo com um único objetivo: vingar-se daqueles que destruíram a sua vida.