Desde que começou a ode cinéfila em relação a filmes estrangeiros e automaticamente menos genéricos, o cinema Hollywoodiano, muito embora riquíssimo, começou a parar de ser o centro das atenções. Claro que existem muitos talentos americanos e ótimas produções, mas é inegável que a qualidade tem caído com fórmulas repetidas e inúmeras adaptações de quadrinhos. Com isso, a fábula presente em Era Uma Vez em… Hollywood tinha uma boa oportunidade de homenagear, mas principalmente, criticar a indústria americana, que durante muito tempo foi, e ainda é, preconceituosa . Mas ao invés disso, o 9º filme de Quentin Tarantino joga no lixo todas as oportunidades de fazer cinema.
O filme narra a história de Rick Dalton (DiCaprio) e seu dublê, Cliff Booth (Brad Pitt), tentando se estabilizar numa Hollywood no fim da década de 60. Para conseguir fazer seus nomes, eles conhecem diversas estrelas do cinema como Steve McQueen, Bruce Lee e a atriz em ascensão Sharon Tate (Margot Robbie), na época grávida do diretor Roman Polanski. E no fundo de tudo isso ainda tem os assassinatos da Família Manson.
Uma história e tanto que tinha tudo para ser uma excelente homenagem e, ao mesmo tempo, uma crítica a muitos dos ideais capitalistas da indústria cinematográfica americana. Mas é aí que Tarantino errou. Ele não só homenageia os principais erros que a indústria cometia como também os replicou. Xenofobia e misoginia são os mais problemáticos. Um close bem fechado nas nádegas de Sharon Tate são os primeiros segundos de Robbie na tela. Assim como a encenação cafona e xenofóbica de Bruce Lee. Tarantino pegou todos os estereótipos grotescos dessa antiga Hollywood e os reproduziu. Além disso, o desperdício de Margot no filme é arrasador, uma vez que a atriz tinha mais do que total capacidade de fazer uma personagem feminina bem desenvolvida. Mas não. Tarantino prefere se aprofundar na vida fracassada de Rick Dalton (que embora tenha uma boa atuação, DiCaprio não surpreende em nada), repetindo piadas e sarcasmos sempre quando conveniente.
Brad Pitt é um dos poucos pontos positivos. Mesmo não sendo novidade o ator interpretar esse tipo de personagem, ele dá o ar da graça com algumas ótimas cenas de ação e bons diálogos. Entretanto, mais uma vez, o diretor perde a mão. Um pequeno spoiler à frente. COMEÇO DE SPOILER: o personagem de Pitt é suspeito de matar a esposa. E o que fazem com isso? Transformam o cara num herói badass ao final do longa – FIM DO SPOILER.
Além de todos esses problemas de direção, o roteiro não faz jus a outras produções do diretor. Embora criativo ao tentar relacionar a indústria do cinema com os assassinatos da família Manson, a história fica sempre no lugar comum. E não podemos deixar de lado o chatíssimo fetiche de Tarantino por pés, potencializado infinitamente nesse filme e que não tem nenhuma serventia real a narrativa.
Tá, mas existem bons momentos? Sim. Mas são poucos. Dentre eles a cena em que Sharon Tate assiste a um filme que ela atua em meio à multidão. Uma cena simples, mas belíssima. E o outro é o ato final (que não darei spoilers). Além disso, a trilha sonora e a fotografia conseguem fazer um bom trabalho.
Tarantino fez desse, o seu filme mais pessoal. E não mostrou algo muito bom. Afinal, não devemos homenagear maus-hábitos do cinema sessentista/setentista.
Crítica por Guilherme Carraro, especial para o Curitiba Cult.
Data de Lançamento: 05 de dezembro
Empate é um documentário focado em apresentar as vozes do movimento seringueiro dos anos 70 e 80 concentrados no Estado do Acre. Refletir sobre a importância e os efeitos desse momento histórico ainda hoje na Amazônia é o foco do filme. Mesmo com todas as repercussões do assassinato de Chico Mendes, líder seringueiro que foi baleado há mais de 30 anos a mando de grandes organizações, o Brasil continua sendo palco de grandes ataques dos latifundiários. Entre memórias, reflexões e questionamentos para o futuro, companheiros da luta de Chico se reúnem-se e debatem os novos desafios que precisarão enfrentar nos próximos anos para manterem suas terras longe dos interesses do agronegócio.
Data de Lançamento: 05 de dezembro
Os Sonhos de Pepe acompanha o ex-presidente uruguaio Pepe Mujica em suas viagens pelo mundo e seus deveres políticos, ressaltando sua visão progressista pautada pela sustentabilidade e pela justiça social. Em meio a um cenário de crise climática, a posição de Mujica é divergente da predominante que sustenta e incentiva o modelo predatório e consumista da humanidade. O documentário de Pablo Trobo, diretor uruguaio, sabe que a voz e as preocupações de Mujica são advertências sérias sobre o que está por vir. Os Sonhos de Pepe, com isso, visa apresentar a vida, o trabalho e as convicções de Mujica já com 90 anos, enquanto acompanha sua rotina diplomática por um mundo mais igualitário, mais consciente e mais verde.
Data de Lançamento: 05 de dezembro
Reality de Horror – Influencers em Pânico é um filme norte-americano de terror e suspense dirigido por Dame Pierre e Mike Ware. A trama segue um grupo de influencers das redes sociais que estão reunidos em uma luxuosa mansão em Hollywood Hills para uma programa de TV. O reality show acompanha o cotidiano do confinamento desse famosos blogueiros na casa em Los Angeles. Eles só não contavam com uma virada macabra na estadia: de repente, cada um deles se encontra preso em um jogo cujo resultado pode determinar quem irá sobreviver. Por trás de todo esse pesadelo, está um misterioso assassino psicopata que começa a revelar todos os seus segredos mais profundos e obscuros antes de começar uma matança sangrenta e desenfreada.
Data de Lançamento: 05 de dezembro
Em Chapeuzinho Vermelho – Herança de Família, a jovem Chapeuzinho Vermelho (Taisya Kalinina) enfrenta uma ameaça iminente: a cidade está sendo aterrorizada por lobos misteriosos. Para salvar sua casa e descobrir a origem dos ataques, ela precisa desvendar o enigma do desaparecimento de seu pai, Volkoboy (Danila Yakushev), que sumiu sob circunstâncias enigmáticas. Em sua jornada, Chapeuzinho enfrentará seus maiores medos e desafios, confrontando obstáculos que testam sua coragem e determinação. Com a ajuda de aliados e enfrentando perigos sobrenaturais, ela terá que descobrir a verdade sobre seu pai e seu próprio destino. Chapeuzinho Vermelho – Herança de Família é um emocionante conto de fantasia russo, estrelado por Taisya Kalinina, Danila Yakushev e Ekaterina Klimova, e sob a direção de Artyom Aksenenko onde coragem e bravura são essenciais para superar os desafios e salvar a cidade da ameaça dos lobos.
Data de Lançamento: 05 de dezembro
Em Sting – Aranha Assassina, uma noite fria e tempestuosa em Nova York, um objeto misterioso cai do céu, quebrando a janela de um prédio de apartamentos decadente. Dentro dele, um ovo eclode, dando vida a uma estranha aranha. Charlotte (Alyla Browne), uma garota rebelde de 12 anos e fã de histórias em quadrinhos, descobre a criatura e a nomeia Sting. Enquanto sua mãe e seu padrasto, Ethan (Ryan Corr), lutam para se ajustar à chegada de um novo bebê, Charlotte se sente cada vez mais isolada e encontra consolo na amizade com Sting. No entanto, à medida que a aranha cresce em tamanho e apetite, os animais de estimação dos vizinhos começam a desaparecer, seguidos pelos próprios moradores. Quando a verdadeira natureza de Sting é revelada, Charlotte se vê em uma corrida contra o tempo, sozinha em sua luta para salvar sua família e os excêntricos habitantes do prédio de um aracnídeo voraz que agora os caça. Determinada a proteger aqueles que ama, Charlotte deve encontrar uma maneira de deter a criatura antes que seja tarde demais.
Data de Lançamento: 05 de dezembro
Inexplicável é um filme dirigido por Fabrício Bittar no qual é baseado em uma história real descrita no livro O Menino que Queria Jogar Futebol: Uma História de Fé e Superação, do escritor Phelipe Caldas. Essa trama será desenrolada a partir da história do jogador mirim de 8 anos, natural da Paraíba, Gabriel Varandas (Miguel Venerabile). Gabriel conquistou o título de campeão no futsal, no entanto, após esse grande feito ele enfrentou graves problemas de saúde chegando a ser declarado morto e deixando sua família a mercê da fé para encarar essas complicações. Surpreendentemente, o jovem jogador se recupera, deixando toda sua equipe médica sem explicação do que houve. Inexplicável promete levar uma mensagem de fé e superação para os espectadores que o assistem.
Data de Lançamento: 05 de dezembro
O Conde de Monte Cristo é uma nova versão do clássico romance o Conde de Monte Cristo do autor atemporal Alexandre Dumas. Essa nova produção, dirigida por Alexandre de La Patellière e Matthieu Delaporte e indicada ao Festival de Cannes 2024, irá mostrar uma interpretação épica da história de traição, riqueza misteriosa e vingança meticulosa. O filme acompanha Edmond Dantès (Pierre Niney) um jovem marinheiro que sofre uma trágica injustiça no dia de seu casamento: ele é preso devido a uma enorme conspiração contra ele organizada pelos seus supostos amigos. Se passam 14 anos desde esse fatídico dia, Edmond recebe a ajuda de um outro prisioneiro para fugir do sinistro Château d’If após o mesmo dizer a localização exata de um tesouro perdido. Edmond, então, consegue achar esse tesouro que o torna enriquecido mas desiludido. Dantès reaparece na sociedade parisiense como o misterioso e magnífico Conde de Monte Cristo com um único objetivo: vingar-se daqueles que destruíram a sua vida.