Foi um sucesso! A 31ª edição do Festival de Curitiba fez a capital paranaense respirar arte, ao reunir mais de 200 mil espectadores, e foi além: investiu na diversidade, na inclusão, na inovação e na preocupação social, presentes nas diferentes mostras do evento.
Em duas semanas, o festival contou com programação diversa e opções gratuitas. Com um total de 350 atrações em 65 espaços da cidade, o “festival para todos” movimentou a cena cultural e a economia de Curitiba, gerando mais de 2.600 empregos, entre diretos e indiretos, e envolveu 1.500 artistas.
Nos palcos, na plateia e em sua equipe, o Festival de Curitiba desenvolveu ações inclusivas e que buscaram a representatividade. Uma parceria inédita com o Instituto Reviver Down acolheu cerca de 30 pessoas com Síndrome de Down no quadro de colaboradores do evento, que teve na abertura peça formada justamente por atores portadores do “T21” (Trissomia do cromossomo 21). “Hamlet”, da companhia peruana Teatro La Plaza, combateu o preconceito e comoveu a plateia que lotou o Guairão, dando a arrancada para uma edição histórica.
As ações inclusivas visando a acessibilidade estiveram presentes em outras peças do Festival de Curitiba. Foram mais de 25 espetáculos com libras ou audiodescrição.
Enquanto a inclusão e acessibilidade marcaram a programação, nos bastidores o clima de inovação movimentou o setor cultural. Pela primeira vez, o Festival de Curitiba realizou a Rodada de Conexões, espécie de ‘rodada de negócios’ com foco exclusivo na troca de experiências na área cultural. O evento, em parceria com o Sebrae, promoveu reuniões entre grupos de teatro, programadores culturais e curadores de diversos festivais do Brasil e de outros países, sendo uma oportunidade para as companhias locais e de outros estados apresentarem seu trabalho, produtos e serviços em busca de novos mercados.
Com resultados expressivos nos teatros, ações inovadoras e diferentes públicos abrangidos, a diretora do Festival de Curitiba, Fabíula Passini, classificou a 31ª edição do evento como histórica. “Vivemos um momento de reconstrução e de fortalecimento da arte, após o período crítico da pandemia. Vimos essas vibrações e emoções nos palcos e nas plateias, nas ruas e nos espaços artísticos da cidade, por meio desse importante encontro olho no olho entre artistas e público. É importante ressaltar também o trabalho da curadoria, de toda a equipe de produção e comunicação para o sucesso da 31ª edição“, afirmou.
O diretor do Festival de Curitiba, Leandro Knopfholz, destacou a contribuição do Festival de Curitiba para fomentar a economia criativa da cidade e movimentar a cena cultural. “Entramos na nova década do Festival de Curitiba, após as comemorações dos 30 anos, com o pé direito e recordes de público. Foram centenas de empregos gerados, uma alta movimentação econômica na cidade, com bares, restaurantes, hotéis, ambulantes, transportes e várias áreas do comércio com vendas expressivas. Além dos palcos e junto da arte, o festival fomenta a economia criativa de Curitiba“, disse.
Com uma nova curadoria, composta pela produtora e pesquisadora Daniele Sampaio, pela atriz e diretora Giovana Soar e pelo dramaturgo e crítico teatral Patrick Pessoa, a Mostra Lucia Camargo teve como marca a diversidade contemporânea do teatro nacional e internacional e a representatividade de diferentes grupos.
A programação contou com 32 espetáculos e público de 40 mil pessoas que lotou os teatros da cidade. No total, foram 70 apresentações, 41 sessões com ingressos esgotados e 3 sessões extras.
A mostra teve 7 estreias nacionais e uma internacional dentro de uma programação que se preocupou com a diversidade e a representatividade. Paralelo a isso, a organização do evento elaborou ações para inserir públicos diversos no teatro, com distribuição de 7 mil ingressos para coletivos e instituições sociais, tornando o acesso à arte democrático.
O acesso à cultura marcou o Fringe, que retornou após 3 anos e contou mais de 40 espetáculos gratuitos, de um total de 280 atrações que movimentaram ruas, praças, parques, teatros e espaços independentes de Curitiba e da Região Metropolitana, proporcionando arte para mais de 50 mil espectadores.
Em um novo formato, o Fringe foi organizado em 15 mostras, além do Circuito Independente, que teve programação diversa em 23 teatros, aquecendo a cena teatral e fomentando companhias e espaços locais.
O Risorama proporcionou uma explosão de gargalhadas e fez ‘tremer’ o Viasoft Experience durante os seis dias de apresentação da 19ª temporada, reunindo mais de 17 mil espectadores. O sucesso foi tamanho que tiveram de ser abertas três sessões extras para que mais pessoas pudessem ir ao tradicional show de stand up comedy do País, para conferir a performance dos maiores humoristas da atualidade. O evento tem curadoria de um dos ícones e precursores desse tipo de espetáculo de humor no país, Diogo Portugal.
A mostra do Festival de Curitiba voltada para crianças uniu arte, educação e diversão,com público de mais de 3 mil pessoas. Além da programação aberta no Teatro Bom Jesus que fez barulho entre a criançada, o Guritiba teve ações sociais em 12 instituições infantis da capital paranaense que acolhem crianças em situação de vulnerabilidade. Trata-se de um público com mobilidade reduzida, por diferentes questões sociais, para ir até os teatros. Por isso, o Guritiba compartilhou a arte dentro das instituições.
Com programação pensada para agradar toda a família, com muita música, malabarismo e mágicos, o MishMash deste ano aconteceu no Viasoft Experience, e teve público estimado de 3 mil pessoas. O evento teve como mestre de cerimônia o cantor e ator Evandro Mesquita, famoso por ser vocalista da banda Blitz e pelos trabalhos em cinema e televisão, como o do mecânico Paulão na série A Grande Família, será o mestre de cerimônias do evento.
A gastronomia de alta qualidade aliada à música instrumental e artes cênicas em um espaço deslumbrante marcaram o Gastronomix, evento que reuniu 7 mil pessoas. O evento teve curadoria do premiado Chef Celso Freire e contou com a participação de restaurantes nacionais e internacionais, utilizando gastronomia sustentável e fornecedores locais para diminuir os impactos ambientais.
O Interlocuções trouxe programação cultural gratuita dentro do festival com debates, encontros, palestras, mesas redondas, sessões de autógrafos, oficinas, filmes e lançamentos de livros e reuniu mais de 3 mil pessoas durante as duas semanas de evento.
– Público de mais de 200 mil pessoas
– 600 empregos diretos
– 2000 empregos indiretos
– Mais de 1.500 artistas
– 20 toneladas de cenários
– Mais de 20 toneladas de luz
– 15 toneladas de som
– 32 espetáculos na Mostra Lucia Camargo
– 70 apresentações na Mostra Lucia Camargo
– 3 sessões extras na Mostra Lucia Camargo
– 41 sessões com ingressos esgotados na Mostra Lucia Camargo
– 12 instituições sociais atendidas pelo Guritiba
– 3.500 mil espectadores no Guritiba
– Risorama com público de 17 mil pessoas
– Gastronomix com público de 7 mil pessoas
– Fringe com mais de 50 mil espectadores
– 7 Estreias nacionais – O Tempo e a Sala, Adoráveis Transgressões, Ovos Não Têm Janela, Sonho de Uma Noite de Verão, Square, Sobrevivente, Arqueologias do Futuro.
– 1 estreia internacional – Square / Praça
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Kasa Branza, dirigido e roteirizado por Luciano Vidigal, conta a história de Dé (Big Jaum), Adrianim (Diego Francisco) e Martins (Ramon Francisco), três adolescentes negros que vivem na periferia da Chatuba, em Mesquista, no Rio de Janeiro. O filme apresenta a relação de cuidado e amor entre Dé e sua avó Dona Almerinda. Sem nenhuma estrutura familiar, o rapaz é o único encarregado de cuidar da idosa, que vive com Alzheimer, e da subsistência dos dois. Vivendo sob o peso dos aluguéis atrasados e do preço dos medicamentos da avó, um dia, Dé recebe a triste notícia de que Dona Almerinda está em fase terminal da doença. O jovem, então, decide aproveitar os últimos dias da vida dela junto com os seus outros dois melhores amigos.
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Em Paddington – Uma Aventura na Floresta, o adorável urso Paddington retorna ao Peru para visitar sua querida Tia Lucy, acompanhado pela família Brown. A viagem, que promete ser uma reunião afetuosa, logo se transforma em uma jornada cheia de surpresas e mistérios a serem resolvidos. Enquanto explora a floresta amazônica, Paddington e seus amigos encontram uma variedade de desafios inesperados e se deparam com a deslumbrante biodiversidade do local. Além de garantir muita diversão para o público, o filme aborda temas de amizade e coragem, proporcionando uma experiência emocionante para toda a família. Bruno Gagliasso, mais uma vez, empresta sua voz ao personagem na versão brasileira, adicionando um toque especial ao carismático urso. Com estreia marcada para 16 de janeiro, o longa promete encantar as crianças nas férias e já conquistou o público com um trailer inédito que antecipa as aventuras que aguardam Paddington e a família Brown no coração da Amazônia.
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Uma missão importante é comprometida por um passageiro indesejado num avião a mais de 3000 mil metros de altura. Em Ameaça no Ar, um piloto (Mark Wahlberg) é responsável por transportar uma profissional da Força Aérea que acompanha um depoente até seu julgamento. Ele é uma testemunha chave num caso contra uma família de mafiosos. À medida que atravessam o Alasca, a viagem se torna um pesadelo e a tensão aumenta quando nem todos a bordo são quem dizem ser. Com os planos comprometidos e as coisas fora do controle, o avião fica no ar sem coordenadas, testando os limites dos três passageiros. Será que eles conseguirão sair vivos dessa armadilha?
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Em Anora, longa dirigido e escrito por Sean Baker, acompanhamos a jovem Anora (Mikey Madison), uma trabalhadora do sexo da região do Brooklyn, nos Estados Unidos. Em uma noite aparentemente normal de mais um dia de trabalho, a garota descobre que pode ter tirado a sorte grande, uma oportunidade de mudar seu destino: ela acredita ter encontrado o seu verdadeiro amor após se casar impulsivamente com o filho de um oligarca, o herdeiro russo Ivan (Mark Eidelshtein). Não demora muito para que a notícia se espalhe pela Rússia e logo o seu conto de fadas é ameaçado quando os pais de Ivan entram em cena, desaprovando totalmente o casamento. A história que ambos construíram é ameaçada e os dois decidem em comum acordo por findar o casamento. Mas será que para sempre?
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
O papa está morto e agora é preciso reunir o colégio de cardeais para decidir quem será o novo pontífice. Em Conclave, acompanhamos um dos eventos mais secretos do mundo: a escolha de um novo Papa. Lawrence (Ralph Fiennes), conhecido também como Cardeal Lomeli, é o encarregado de executar essa reunião confidencial após a morte inesperada do amado e atual pontífice. Sem entender o motivo, Lawrence foi escolhido a dedo para conduzir o conclave como última ordem do papa antes de morrer. Assim sendo, os líderes mais poderosos da Igreja Católica vindos do mundo todo se reúnem nos corredores do Vaticano para participar da seleção e deliberar suas opções, cada um com seus próprios interesses. Lawrence, então, acaba no centro de uma conspiração e descobre um segredo do falecido pontífice que pode abalar os próprios alicerces da Igreja. Em jogo, estão não só a fé, mas os próprios alicerces da instituição diante de uma série de reviravoltas que tomam conta dessa assembleia sigilosa.
Data de lançamento: 23 de janeiro.
Data de Lançamento: 23 de janeiro
Em 12.12: O Dia, o assassinato da maior autoridade da Coreia do Sul causa um caos político sem precedentes. O ano é 1979 e, após a morte do presidente Park, a lei marcial é decretada, dando abertura para um golpe de estado liderado pelo Comandante de Segurança da Defesa, Chun Doo-gwang (Hwang Jung-min), e seus oficiais. Ao mesmo tempo, o Comandante da Defesa da Capital, Lee Tae-shin (Jung Woo-sung), acredita que os militares não devem tomar decisões políticas e, por isso, tenta impedir com os planos golpistas. Em um país em crise, diferentes forças com interesses diversos entram em conflito nesse filme baseado no evento real que acometeu a Coreia do Sul no final da década de 70.
Data de lançamento: 23 de janeiro