Quando lançado lá em 2007, Transformers foi um marco no cinema. Sua chegada nas telonas simbolizou o quão avançados estavam os efeitos especiais. E nada melhor do que veículos virando robôs para protagonizar isto. Passaram-se 10 anos e cá estamos no quinto filme da franquia, para provar que o jogo virou. O que antes era visto com bons olhos, hoje em dia já se mostra total desperdiçado. E é assim que Transformers: O Último Cavaleiro chega aos cinemas nesta quinta (20).
Muita coisa já aconteceu nestes cinco filmes, entre boas e ruins o que fica marcado é a bagunça que tudo virou. Como era incrível ver toda aquela transformação em meio de batalhas colossais. E como é decepcionante analisar no que se transformou.
O primeiro longa marcou geração com os protagonistas Shia Labeouf e Megan Fox, juntos da explosiva direção de Michael Bay. Primeiro contato com tudo e não tinha como não amar. Uma bela introdução foi feita, nos deixando a par de todo o conflito em torno do planeta Cybertron. O mesmo se sucedeu em A Vingança dos Derrotados, mantendo as belíssimas cenas de ação e um roteiro bem ligado ao antecessor. Deveriam ter parado por aí.
Com a chegada de O Lado Escuro da Lua tudo começou a mudar, pra pior e ladeira a baixo. Enquanto não tinha mais trama pra expandir, Paramount se mostrava cada vez mais disposta a sugar o máximo de dinheiro possível com Transformers. E digamos que conseguiu. Com cinco longas e gastando quase um bilhão, arrecadaram mais de quatro bilhões de dólares em bilheteria. Transformers sempre foi sucesso comercial, mas isto não justifica o fracasso que vem se tornando como película.
Até o momento, O Último Cavaleiro não arrecadou metade do que os antecessores, uma prova de que algo precisa mudar. Mas não é suficiente, pois 2018 e 2019 estão reservados pelo estúdio para um filme solo do BumbleBee e ao sexto filme. Michael Bay disse que não dirigirá mais nada na franquia, porém revelou que existem roteiros para mais 14 produções. Haja fôlego e paciência.
Se anteriormente fomos colocados em meio de novas teorias sobre o passado de Cybertron, novos personagens, novos protagonistas e muita confusão ao juntar tudo isso. Em O Último Cavaleiro conseguiram a proeza de ir além e adicionar mais fatores desnecessários. Já é impossível criar uma linha temporal lógica para tudo o que nos foi mostrado em Transformers. E o melhor é nem tentar mesmo, assistir por puro entretenimento despretensioso.
O Último Cavaleiro não tem o mínimo de noção em seu roteiro e direção, falhando absurdamente em ambos. Precisamos lidar com uma mescla de misticismo espacial com mitologia, “aceitar” que os Transformers estiveram presentes em várias batalhas históricas (até um BumbleBee vs. nazistas). Enquanto um monte de baboseira foi colocado em cena, Optimus e Megatron se restringem a pouquíssimos momentos e confrontos. Já Bay está cada vez mais convicto de que filme de ação é feito somente de explosões e câmera lenta. São duas horas e meia entupidas de trama mal escrita/desenvolvida e ação mal feita.
Em meio de tanto descaso existem alguns pontos positivos. É preciso destacar a bela fotografia, apoiada em cenários deslumbrantes. Os belos carros utilizados pelos Transformers chamam muita atenção, as cenas deles em movimento são excelentes. Assim como todo o ato de virar robô e batalha, graças aos impecáveis efeitos especiais. Os quais se apresentam em demasia, principalmente na meia hora final do longa. Entretanto, tamanha perfeição nos efeitos especiais acaba servindo para sustentar algo vazio e que deixa a sensação de desperdício.
Complicado entender como que Transformers acabou se perdendo e desgastando em meio de tanto potencial. O Último Cavaleiro bem que podia ser o último em todos os sentidos, é necessário um tempo para a franquia respirar. Quem sabe reiniciar tudo e focar unicamente nos Transformers, sem delírios ou futilidades, seria muito melhor.
Nota: 3,0
Data de Lançamento: 12 de dezembro
Em A Última Sessão, acompanhamos o menino Samay em sua descoberta do mundo mágico do cinema. Nessa história sensível, em uma cidade no interior da Índia, o menino de 9 anos assiste um filme no Galaxy Cinema e sua vida muda completamente e uma paixão feroz começa. Samay passa a faltar às aulas do colégio e a roubar um pouco de dinheiro da casa de chá de seu pai para assistir filmes. Com um desejo enorme de se tornar cineasta, Samay conhece Fazal, o projecionista do cinema e os dois fazem um acordo: Samay traz para Fazal as deliciosas comidas preparadas por sua mãe, enquanto Fazal permite que Samay veja infinitos filmes todos os dias na sala de projeção. Uma amizade profunda é forjada pelos dois e, logo, é colocada a teste graças a escolhas difíceis e transformações nacionais importantes. Agora, para perseguir seu sonho, Samay deve deixar tudo o que ama e voar para encontrar o que mais deseja.
Data de Lançamento: 12 de dezembro
Em Marcello Mio, Chiara (Chiara Mastroianni), filha dos icônicos Marcello Mastroianni e Catherine Deneuve (Catherine Deneuve), é uma atriz que vive um verão de intensa crise existencial. Insatisfeita com sua própria vida, ela começa a se questionar sobre sua identidade e, em um momento de desespero, afirma a si mesma que preferiria viver a vida de seu pai, uma lenda do cinema, do que enfrentar a sua realidade. Determinada, Chiara começa a imitar Marcello em tudo: veste-se como ele, adota seu jeito de falar, respira como ele. Sua obsessão é tamanha que, com o tempo, as pessoas ao seu redor começam a entrar nessa sua estranha transformação, passando a chamá-la de Marcello. Em um jogo de espelhos entre passado e presente, Marcello Mio explora a busca por identidade, legado e o impacto da fama na vida pessoal de uma mulher perdida em sua própria sombra.
Data de Lançamento: 11 de dezembro
O grupo de K-pop NCT DREAM apresenta sua terceira turnê mundial nesse concerto-documentário único. Gravada no icônico Gocheok Sky Dome, em Seul, a apresentação reúne um espetáculo vibrante, com coreografias e performances extraordinárias. O filme ainda conta com cenas de bastidores, mostrando o esforço depositado para dar vida a um show dessa magnitude. O concerto se baseia na história do Mystery Lab, um conceito cunhado pelo grupo. NCT DREAM Mystery Lab: DREAM( )SCAPE dá o testemunho de uma grandiosa turnê.
Data de Lançamento: 12 de dezembro
Queer é um filme de drama histórico dirigido por Luca Guadagnino, baseado na obra homônima de William S. Burroughs e inspirado em Adelbert Lewis Marker, um ex-militar da Marinha dos Estados Unidos. A trama segue a vida de Lee (Daniel Craig), um expatriado americano que se encontra na Cidade do México após ser dispensado da Marinha. Lee vive entre estudantes universitários americanos e donos de bares que, como ele, sobrevivem com empregos de meio período e benefícios do GI Bill, uma lei que auxiliou veteranos da Segunda Guerra Mundial. Em meio à vida boêmia da cidade, Lee conhece Allerton (Drew Starkey), um jovem por quem desenvolve uma intensa paixão. O filme explora temas de solidão, desejo e a busca por identidade em um cenário pós-guerra, com uma ambientação que retrata fielmente a atmosfera da Cidade do México nos anos 1950.
Data de Lançamento: 12 de dezembro
A Different Man, é um thirller psicológico, dirigido e roteirizado por Aaron Schimberg, terá a história focada no aspirante a ator Edward (Sebastian Stan), no qual é submetido a passar por um procedimento médico radical para transformar de forma completa e drástica a sua aparência. No entanto, o seu novo rosto dos sonhos, da mesma forma rápida que veio se foi, uma vez que o mesmo se torna em um grande pesadelo. O que acontece é que, por conta da sua nova aparência, Edward perde o papel que nasceu para interpretar. Desolado e sentindo o desespero tomar conta, Edward fica obcecado em recuperar o que foi perdido.
Data de Lançamento: 12 de dezembro
As Polacas é um drama nacional dirigido por João Jardim e selecionado para o Festival do Rio de 2023. O filme é inspirado na história real das mulheres que chegaram ao Brasil vindas da Polônia em 1867 com a esperança de uma vida melhor. Fugindo da perseguição aos judeus e da guerra na Europa, o longa acompanha a saga de Rebeca (Valentina Herszage), uma fugitiva polonesa que vem ao Brasil com o filho, Joseph, para reencontrar o esposo e começar a vida do zero. Porém, as promessas caem por terra quando, ao chegar no Rio de Janeiro, a mulher descobre que o marido morreu e, agora, está sozinha em um país desconhecido. Até que seu caminho cruza com o de Tzvi (Caco Ciocler), um dono de bordel envolvido com o tráfico de mulheres que faz de Rebeca seu novo alvo. Refém de uma rede de prostituição, Rebecca se alia às outras mulheres na mesma situação para lutar por liberdade.
Data de Lançamento: 12 de dezembro
Do aclamado diretor Alejandro Monteverde, conhecido por Som da Liberdade, Cabrini, narra a extraordinária jornada de Francesca Cabrini (Cristiana Dell’Anna), uma imigrante italiana que chega a Nova York em 1889. Enfrentando um cenário de doenças, crimes e crianças abandonadas, Cabrini não se deixa abater. Determinada a mudar a realidade dos mais vulneráveis, ela ousa desafiar o prefeito hostil em busca de moradia e assistência médica. Com seu inglês precário e saúde fragilizada, Cabrini utiliza sua mente empreendedora para construir um império de esperança e solidariedade. Acompanhe a ascensão dessa mulher audaciosa, que, enfrentando o sexismo e a aversão anti-italiana da época, se torna uma das grandes empreendedoras do século XIX, transformando vidas e deixando um legado de compaixão em meio à adversidade.
Data de Lançamento: 12 de dezembro
Em Kraven – O Caçador, acompanhamos a história de origem de um dos vilões da franquia Homem-Aranha. De origem russa, Kraven (Aaron Taylor-Johnson) vem de um lar criminoso e de uma família de caçadores. Seus poderes nascem de uma força sobrenatural e super humana que o faz um oponente destemido e habilidoso. A relação complexa com seu pai Nicolai Kravinoff (Russell Crowe) o leva para uma jornada de vingança e caos para se tornar um dos maiores e mais temidos caçadores de sua linhagem. De frente para questões familiares, Kraven mostra sua potência nesse spin-off.