Inesgotável, talvez esta seja a palavra que possa de certa forma definir quem é a cantora e compositora Elza Soares. Com lançamento marcado para o dia 3 de outubro “A Mulher do Fim do Mundo”, o 54º disco de sua carreira, será lançado no Auditório Ibirapuera, em São Paulo. Além de ser um álbum de músicas inéditas, a carioca de Padre Miguel desce o morro e flerta com a cena contemporânea de São Paulo. Compositores como Kiko Dinucci, José Miguel Wisnik, Romulo Fróes e Celso Sim estão entre os que escreveram especialmente para Elza, músicas que permeiam sexo, morte e negritude em dez faixas.
“Pra mim é uma alegria. É uma responsabilidade a mais, mas me deixa muito mais feliz. Eu entro no palco com muita alegria”, vivencia Elza Soares sobre A Voz e a Máquina, show que esteve em cartaz em Curitiba, na última semana, durante cinco dias e com os ingressos esgotados em menos de quatro horas. “Eu sou muito louca, muito louca. A gente foi lançar esse show na Alemanha. Aliás, em toda Europa. Esse show por onde chega é uma loucura, abala muito. Graças a Deus”, disse a cantora durante entrevista exclusiva ao Curitiba Cult, após sua última apresentação realizada no Teatro da Caixa.
A vibração de Elza quanto ao espetáculo é verossímil. Há três anos ela está em cartaz com este show, onde divide o palco com os DJs Bruno Queiroz e Muralha. “Com estes dois DJs é uma inovação ma-ra-vi-lho-sa. Quem viu o show gostou muito, porque ele é para cima, é um show alegre, feliz. Eu to feliz”, vibra a voz do milenium, título concedido pela BBC de Londres em 2010. Infindável, Elza ainda comete a faceta de paralelamente estar em turnê com o show “Elza Canta e Chora Lupicínio”, em homenagem ao sambista gaúcho Lupicínio Rodrigues, falecido em 1974. “O palco para mim é sempre o mesmo porque eu gosto de criar e inovar”.
Lançada nesta quinta-feira (10), a segunda faixa de “A Mulher do Fim do Mundo”, a música “Luz Vermelha”, foi disponibilizada para download no site oficial da Natura Musical. Em referência a um diálogo do filme O Bandido da Luz Vermelha, de Rogério Sganzerla, a música composta por Clima, em parceria com Dinucci, exalta a angústia e a solidão entre guitarras que Elza denomina como o rock brasileiro.
Curitiba Cult: Como foi este teu encontro com os compositores de São Paulo para a concepção de “A Mulher do Fim do Mundo”?
Elza Soares: Maravilhosa. Eu me adapto a tudo. A Mulher Do Fim Do Mundo é um disco com músicas inéditas e eu estou trabalhando com todo o vigor para fazer o lançamento em três de outubro, no Ibirapuera. Eu estou trabalhando sem parar, sem descanso. É um disco incrível, é o primeiro disco de inéditas em tanto tempo de carreira. Então, ele tem um valor a mais para mim. Estes compositores fizeram estas músicas para eu gravar, é uma felicidade muito grande.
Em agosto, você disponiblizou a primeira faixa do seu novo disco. A música “Maria da Vila Matilde” foi escolhida por qual motivo?
Não fui eu quem escolheu, foi o povo. Ouviram e acharam a música muito voltada para essa coisa da mulher e disseram que o tema é esse. Eu fiquei muito feliz.
>> Ouça aqui a faixa “Maria da Vila Matilde“
Quem assina a produção do seu disco é o percussionista, programador e compositor Guilherme Kastrup. Ele é reconhecido pelo trabalho musical que desenvolve com colagens musicais e o denomina de “Kastrupismo”. Como foi trabalhar com ele?
Ele é maravilhoso, ma-ra-vi-lho-so, sensível, agradável, produtor, enérgico, premiado. Ele é tudo. Eu vejo no CD muito rock n’ roll brasileiro, mas com uma levada muito rock, com guitarra forte.
O teu disco é financiado pela Natura Musical. Como foi gravar o disco sem ter a pressão de uma gravadora?
É muito mais tranquilo gravar sem o peso de uma gravadora. Você não tem aquele peso e responsabilidade. Aliás, a responsabilidade você carrega, mas sem aquela dor nas costas. E o disco ta começando a estourar, pipocar, e em breve terá gravadora.
Durante os dias em que você esteve em Curitiba, o que você ouviu?
A Mulher Do Fim Do Mundo.
Data de Lançamento: 21 de novembro
Retrato de um Certo Oriente, dirigido por Marcelo Gomes e inspirado no romance de Milton Hatoum, vencedor do Prêmio Jabuti, explora a saga de imigrantes libaneses no Brasil e os desafios enfrentados na floresta amazônica. A história começa no Líbano de 1949, onde os irmãos católicos Emilie (Wafa’a Celine Halawi) e Emir (Zakaria Kaakour) decidem deixar sua terra natal, ameaçada pela guerra, em busca de uma vida melhor. Durante a travessia, Emilie conhece e se apaixona por Omar (Charbel Kamel), um comerciante muçulmano. Contudo, Emir, tomado por ciúmes e influenciado pelas diferenças religiosas, tenta separá-los, o que culmina em uma briga com Omar. Emir é gravemente ferido durante o conflito, e Emilie é forçada a interromper a jornada, buscando ajuda em uma aldeia indígena para salvar seu irmão. Após a recuperação de Emir, eles continuam rumo a Manaus, onde Emilie toma uma decisão que traz consequências trágicas e duradouras. O filme aborda temas como memória, paixão e preconceito, revelando as complexas relações familiares e culturais dos imigrantes libaneses em um Brasil desconhecido e repleto de desafios.
Data de Lançamento: 21 de novembro
A Favorita do Rei é um drama histórico inspirado na vida de Jeanne Bécu, filha ilegítima de uma costureira humilde, que alcança o auge da corte francesa como amante oficial do rei Luís XV. Jeanne Vaubernier (interpretada por Maïwenn) é uma jovem ambiciosa que, determinada a ascender socialmente, utiliza seu charme para escapar da pobreza. Seu amante, o conde Du Barry (Melvil Poupaud), enriquece ao lado dela e, ambicionando colocá-la em um lugar de destaque, decide apresentá-la ao rei. Com a ajuda do poderoso duque de Richelieu (Pierre Richard), o encontro é orquestrado, e uma conexão intensa surge entre Jeanne e Luís XV (Johnny Depp). Fascinado por sua presença, o rei redescobre o prazer da vida e não consegue mais se imaginar sem ela, promovendo-a a sua favorita oficial na corte de Versailles. No entanto, esse relacionamento escandaloso atrai a atenção e o desagrado dos nobres, provocando intrigas e desafios que Jeanne terá de enfrentar para manter sua posição privilegiada ao lado do monarca.
Data de Lançamento: 21 de novembro
Em A Linha da Extinção, do diretor Jorge Nolfi, nas desoladas Montanhas Rochosas pós-apocalípticas, um pai solteiro e duas mulheres corajosas se veem forçados a deixar a segurança de seus lares. Unidos por um objetivo comum, eles embarcam em uma jornada repleta de perigos, enfrentando criaturas monstruosas que habitam esse novo mundo hostil. Com o destino de um menino em suas mãos, eles lutam não apenas pela sobrevivência, mas também por redenção, descobrindo a força da amizade e o poder da esperança em meio ao caos. Essa aventura épica revela o que significa ser família em tempos de desespero.
Data de Lançamento: 21 de novembro
Baseado no musical homônimo da Broadway, Wicked é o prelúdio da famosa história de Dorothy e do Mágico de Oz, onde conhecemos a história não contada da Bruxa Boa e da Bruxa Má do Oeste. Na trama, Elphaba (Cynthia Erivo) é uma jovem do Reino de Oz, mas incompreendida por causa de sua pele verde incomum e por ainda não ter descoberto seu verdadeiro poder. Sua rotina é tranquila e pouco interessante, mas ao iniciar seus estudos na Universidade de Shiz, seu destino encontra Glinda (Ariana Grande), uma jovem popular e ambiciosa, nascida em berço de ouro, que só quer garantir seus privilégios e ainda não conhece sua verdadeira alma. As duas iniciam uma inesperada amizade; no entanto, suas diferenças, como o desejo de Glinda pela popularidade e poder, e a determinação de Elphaba em permanecer fiel a si mesma, entram no caminho, o que pode perpetuar no futuro de cada uma e em como as pessoas de Oz as enxergam.
Data de Lançamento: 20 de novembro
No suspense Herege, Paxton (Chloe East) e Barnes (Sophie Thatcher) são duas jovens missionárias que dedicam seus dias a tentar atrair novos fiéis. No entanto, a tarefa se mostra difícil, pois o desinteresse da comunidade é evidente. Em uma de suas visitas, elas encontram o Sr. Reed (Hugh Grant), um homem aparentemente receptivo e até mesmo inclinado a converter-se. Contudo, a acolhida amistosa logo se revela um engano, transformando a missão das jovens em uma perigosa armadilha. Presas em uma casa isolada, Paxton e Barnes veem-se forçadas a recorrer à fé e à coragem para escapar de um intenso jogo de gato e rato. Em meio a essa luta desesperada, percebem que sua missão vai muito além de recrutar novos seguidores; agora, trata-se de uma batalha pela própria sobrevivência, na qual cada escolha e cada ato de coragem serão cruciais para escapar do perigo que as cerca.