Edição especial da Caminhada Noturna celebra a Lua no Parque Vila Velha

Foto: Divulgação

O Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, realiza no dia 25 de outubro de 2025 uma edição especial da Caminhada Noturna, em homenagem à Noite Internacional de Observação da Lua, iniciativa global da NASA. A experiência combina trilha, astronomia e natureza em um percurso iluminado pelo luar, com observação lunar por telescópios e explicações de especialistas. A atividade começa a partir das 18h e os ingressos custam R$ 120, disponíveis antecipadamente no site oficial do parque.

Após o sucesso da edição de 2024, o evento retorna com uma proposta ainda mais imersiva, unindo turismo, ciência e contemplação em meio à paisagem única dos Campos Gerais. Durante o percurso pela Trilha Arenitos Unimed, os visitantes poderão observar as crateras e os relevos da Lua com o auxílio de telescópios, enquanto o astrônomo Matheus Frare conduz explicações sobre curiosidades do satélite natural e sua influência na Terra.

Todos os participantes recebem um certificado oficial emitido pela NASA, reconhecendo a participação no evento global de astronomia. A experiência percorre cerca de 4 km, com início no Centro de Visitantes, passagem pelos icônicos arenitos — incluindo a famosa formação da Taça e retorno ao ponto inicial, onde acontece a observação lunar. Caso o céu esteja encoberto, a demonstração astronômica é substituída por uma projeção.

A recepção dos visitantes começa às 17h30, e o passeio se inicia logo após o pôr do sol. A duração total é de três a quatro horas, com encerramento por volta das 22h30.

SERVIÇO – CAMINHADA NOTURNA PARQUE VILA VELHA 

Quando: 18 e 25 de outubro de 2025 (sábados)

Horário: 18h

Onde: Parque Vila Velha (Rodovia BR-376, Km 515 s/n Rua Silva Jardim – Ponta Grossa)

Quanto: R$ 120

Ingressos: no site oficial do parque.

Por Sarah Zonta Tafner
18/10/2025 10h00

Artigos Relacionados

“Harry Potter e o Cálice de Fogo” volta aos cinemas em sessão especial de aniversário