É estudante vindo para Curitiba? Confira o que você precisa saber sobre longa estadia

Moradia flexível em Curitiba. Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

As agendas das universidades estão sendo divulgadas, com aulas começando já a partir de fevereiro. O que desperta uma necessidade importante para quem não é de Curitiba: como lidar com a moradia? Pessoas de outras cidades e estados começam uma vida nova junto com a faculdade. Para tomar uma decisão tão importante, é preciso saber algumas informações. Mas fica tranquilo, que o Curitiba Cult separou as principais dicas sobre longa estadia e hospedagem em Curitiba.

Long Stay

Diferente das viagens de férias, a longa estadia ou “long stay” precisa ter ainda mais cara de casa. Afinal, é no espaço escolhido que o estudante vai passar mais horas, descansando ou estudando. Imagina fazer aquele projeto do semestre em um ambiente barulhento ou desconfortável? Por isso, pode-se escolher habitações com essa modalidade de longa estadia.

Espaço de estudo

Diferente dos pensionatos, as moradias flexíveis permitem maior privacidade e autonomia. Assim, que vem para estudar em Curitiba consegue se concentrar no seu futuro e desenvolvimento pessoal de forma mais dinâmica. Outra vantagem da hospedagem long stay é que a burocracia é menor do que um aluguel tradicional, que demanda fiador e longos contratos. Pode-se fechar um contrato mínimo de alguns meses, o que sai mais barato do que uma hospedagem short stay, por exemplo, e mais rápida do que um aluguel.

Transporte

Nem sempre é possível morar perto da faculdade. Mas Curitiba é conhecida por seu sistema de transporte. Assim, quando for buscar sua hospedagem flexível, é interessante escolher um bairro próximo ou ver nos mapas quase as melhores rotas. Afinal, você vai andar quase todos os dias da semana no mesmo percurso.

Verde

Algumas universidades têm campus em bairros que contam com grandes parques e praças. Afinal, Curitiba é conhecida como capital verde. Uma boa opção é conferir se o bairro em que o estudante busca hospedagem está próximo desses pontos turísticos. Dá pra fazer uma corrida no Parque Barigui depois da aula, ou quem sabe estudar debaixo de uma árvore do Jardim Botânico, para mudar de ares.

Os arredores da moradia flexível fazem toda a diferença. Quem passa horas estudando, precisa de pausas. Então, morar perto de um parque faz bem para a saúde física e mental dos estudantes. E também morar perto de restaurantes e mercados, claro!

Moradia Flexível

A moradia flexível tem sido uma modalidade crescente na hospedagem alternativa. Segundo dados do AirDNA de 2024, long stay e short stay cresceram 18% ao ano desde a pandemia. Grandes cidades como Curitiba têm um fluxo constante não apenas de turistas, como de profissionais em contratos temporários e de muitos estudantes. Afinal, Curitiba tem quase 70 instituições de ensino superior – incluindo a Universidade Federal do Paraná, a mais antiga do Brasil.

Para facilitar esse processo da moradia flexível, a Yogha centraliza e administra diversas opções de hospedagens a curto e longo prazo. No site yogha.com.br, é possível pesquisar endereços próximos das universidades e faculdades. Conforto, acessibilidade e praticidade fazem parte das moradias registradas na Yogha, facilitando a vida nova dos universitários.

SERVIÇO – Yogha Hospitalidade

Moradia flexível em Curitiba

Informações em yogha.com.br.

Por Brunow Camman
28/01/2026 13h00

Artigos Relacionados

Vai assistir aos shows das Arenas Verão Maior Paraná? Confira mais atrações no litoral

Pré-Carnaval de Curitiba: confira a agenda de blocos de rua em 2026