Domingo (07) é o Dia do Chocolate: saiba onde aproveitar

Lugano. Foto: Reprodução Instagram.
Foto: Reprodução Instagram

O doce favorito do brasileiro é celebrado nesse fim de semana. No dia 07 de julho, que cai nesse sábado, é comemorado o Dia do Chocolate. O Brasil, sexto maior produtor dessa iguaria no mundo, tem vários motivos para comemorar.

Diz a lenda que a data foi escolhida por marcar a chegada do chocolate na Europa, no século XV. Antes, o sabor era conhecido apenas por povos americanos, os maias e astecas. No Brasil, o cacau só chegou no século XVIII, mas conquistou a Bahia em especial, se espalhando por outros estados. É um importante fator econômico para o país, com Pará e Bahia encabeçando as regiões produtoras, segundo o Senado Federal.

Seja em barra, em sobremesas ou mesmo em sorvete, o sabor é favorito dos brasileiros, estando entre os doces mais consumidos no país. Em Curitiba, são vários endereços para aproveitar a iguaria em seus mais diferentes formatos. Confira uma lista de indicações:

Lugano

Lugano. Foto: Reprodução Instagram.

Lugano. Foto: Reprodução Instagram.

Uma das mais tradicionais chocolaterias gaúchas, a Lugano também pode ser encontrada em Curitiba. A marca tem mais de quatro décadas de história, fundada em Gramado e destacando receitas exclusivas. Em 2020, Gramado foi oficializada capital brasileira do chocolate artesanal, celebrando ainda mais a Lugano. As barrinhas de chocolate são sucesso, em sabores desde ao leite e meio amargo até combinadas a sabores como castanha de caju e as meio branco meio ao leite com amêndoas. Linhas especiais trazem novidades com frequência, como a barra de Torta de Morango e Pistacchio.

Onde: Centro Comercial Villa Rialto (Av. Manoel Ribas, 5824).

Choco Oz

Choco Oz. Foto: Reprodução Instagram.

Choco Oz. Foto: Reprodução Instagram.

Um sabor local é a indicação para aproveitar o Dia do Chocolate. A curitibana Choco Oz encanta com as embalagens retrô e conquista o público com o sabor intenso de suas criações. A marca envia chocolates para outros estados, sem deixar na mão o público local: tem vários pontos de venda na capital paranaense. São mais de 80 sabores em barras para saborear, passando por Dark Biscuit, chocolate com mimosa, com cupuaçu, recheio trufado com whisky e até caramelo com pitada de sal do Himalaia.

Onde: PUC-PR (R. Imac. Conceição, 1155), Visconde (Av. Visconde de Guarapuava, 3329) e Bigorrilho (R. Padre Anchieta, 2285).

Confeitaria Holandesa

Confeitaria Holandesa. Foto: Reprodução Facebook.

Confeitaria Holandesa. Foto: Reprodução Facebook.

Doces tradicionais também entram na lista de indicações para a data especial. A Confeitaria Holandesa, uma das mais clássicas da cidade funcionando desde 1958, tem várias pedidas. Além do clássico brigadeiro, há bolos e tortas, como a de chocolate com morango. A confeitaria funciona de segunda a sábado, das 8h às 10h, e aos domingos, das 9h às 18h.

Onde: R. Dr. Pedrosa, 366.

Bruno Bolos

Bruno Bolos. Foto: Divulgação.

Bruno Bolos. Foto: Divulgação.

Uma das lojas de maior sucesso na cidade, o Bruno Bolos é todo dedicado a essa sobremesa. São desde bolos completos até fatias individuais, ideais para saborear as pedidas com chocolate, como a Chocolatuda, com massa de chocolate molhadinha, recheio de brigadeiro de chocolate, decorada com chocolate belga e com brigadeiros em cima. O espaço funciona de terça a domingo, das 9h às 18h, e nas segundas-feiras, das 13h às 18h.

Onde: Av. Sete de Setembro, 4316.

Lemí

Lemí. Foto: Divulgação.

Lemí. Foto: Divulgação.

Quem gosta de sobremesas cremosas pode celebrar a data no Lemí. O bar, inspirado em Paulo Leminski com clima de botecos japoneses e espanhóis, tem o Mousse de Chocolate Branco Tostado. A criação do chef Eduardo Richard tem o mousse coberto com compota de frutas vermelhas e placas de merengue e limão. A casa funciona de terça-feira a sábado, a partir das 18h30.

Onde: Al. Augusto Stellfeld, 811.

Nuu Nikkei

Nuu Nikkei. Foto: Divulgação.

Nuu Nikkei. Foto: Divulgação.

Uma criação especial é a pedida do Nuu Nikkei para o Dia do Chocolate. Assinado pelo chef Carlos Alata, o Chocolate 4 Texturas combina as referências da casa, inspirada na união das tradições japonesa e peruana com a alta gastronomia. A sobremesa inclui espuma, Terra Nikkei (um ingrediente criativo feito de farinha panko e quinoa achocolatada), sorbet e crocante, equilibrando as texturas em um prato cheio de sabor. O restaurante abre de terça a domingo para jantar, a partir das 18h, e para almoço aos sábados e domingos, do meio-dia às 15h.

Onde: R. Fernando Simas, 333.

SOFT Ice Cream

SOFT Ice Cream. Foto: Divulgação.

SOFT Ice Cream. Foto: Divulgação.

O sorvete de chocolate está entre os mais consumidos do mundo. A rede SOFT Ice Cream tem uma receita exclusiva de sorvete de chocolate, com três blends de cacaus importados. As variantes italiano, belga e black trazem sabor intenso e uma cor preta exclusiva da marca. O sabor ainda pode ser combinado com a casquinha preta, que leva cacau na receita e cria uma experiência sensorial diferenciada.

Onde: Batel (Al. Carlos de Carvalho, 665) e Praça do Japão (Av. Sete de Setembro, 5050).

Por Brunow Camman
06/07/2024 09h00

Artigos Relacionados

Buffets de Sopas em Curitiba: confira lista de indicações

Festa Julina: confira lugares para continuar no clima de São João