O doce favorito do brasileiro é celebrado nesse fim de semana. No dia 07 de julho, que cai nesse sábado, é comemorado o Dia do Chocolate. O Brasil, sexto maior produtor dessa iguaria no mundo, tem vários motivos para comemorar.
Diz a lenda que a data foi escolhida por marcar a chegada do chocolate na Europa, no século XV. Antes, o sabor era conhecido apenas por povos americanos, os maias e astecas. No Brasil, o cacau só chegou no século XVIII, mas conquistou a Bahia em especial, se espalhando por outros estados. É um importante fator econômico para o país, com Pará e Bahia encabeçando as regiões produtoras, segundo o Senado Federal.
Seja em barra, em sobremesas ou mesmo em sorvete, o sabor é favorito dos brasileiros, estando entre os doces mais consumidos no país. Em Curitiba, são vários endereços para aproveitar a iguaria em seus mais diferentes formatos. Confira uma lista de indicações:
Uma das mais tradicionais chocolaterias gaúchas, a Lugano também pode ser encontrada em Curitiba. A marca tem mais de quatro décadas de história, fundada em Gramado e destacando receitas exclusivas. Em 2020, Gramado foi oficializada capital brasileira do chocolate artesanal, celebrando ainda mais a Lugano. As barrinhas de chocolate são sucesso, em sabores desde ao leite e meio amargo até combinadas a sabores como castanha de caju e as meio branco meio ao leite com amêndoas. Linhas especiais trazem novidades com frequência, como a barra de Torta de Morango e Pistacchio.
Onde: Centro Comercial Villa Rialto (Av. Manoel Ribas, 5824).
Um sabor local é a indicação para aproveitar o Dia do Chocolate. A curitibana Choco Oz encanta com as embalagens retrô e conquista o público com o sabor intenso de suas criações. A marca envia chocolates para outros estados, sem deixar na mão o público local: tem vários pontos de venda na capital paranaense. São mais de 80 sabores em barras para saborear, passando por Dark Biscuit, chocolate com mimosa, com cupuaçu, recheio trufado com whisky e até caramelo com pitada de sal do Himalaia.
Onde: PUC-PR (R. Imac. Conceição, 1155), Visconde (Av. Visconde de Guarapuava, 3329) e Bigorrilho (R. Padre Anchieta, 2285).
Doces tradicionais também entram na lista de indicações para a data especial. A Confeitaria Holandesa, uma das mais clássicas da cidade funcionando desde 1958, tem várias pedidas. Além do clássico brigadeiro, há bolos e tortas, como a de chocolate com morango. A confeitaria funciona de segunda a sábado, das 8h às 10h, e aos domingos, das 9h às 18h.
Onde: R. Dr. Pedrosa, 366.
Uma das lojas de maior sucesso na cidade, o Bruno Bolos é todo dedicado a essa sobremesa. São desde bolos completos até fatias individuais, ideais para saborear as pedidas com chocolate, como a Chocolatuda, com massa de chocolate molhadinha, recheio de brigadeiro de chocolate, decorada com chocolate belga e com brigadeiros em cima. O espaço funciona de terça a domingo, das 9h às 18h, e nas segundas-feiras, das 13h às 18h.
Onde: Av. Sete de Setembro, 4316.
Quem gosta de sobremesas cremosas pode celebrar a data no Lemí. O bar, inspirado em Paulo Leminski com clima de botecos japoneses e espanhóis, tem o Mousse de Chocolate Branco Tostado. A criação do chef Eduardo Richard tem o mousse coberto com compota de frutas vermelhas e placas de merengue e limão. A casa funciona de terça-feira a sábado, a partir das 18h30.
Onde: Al. Augusto Stellfeld, 811.
Uma criação especial é a pedida do Nuu Nikkei para o Dia do Chocolate. Assinado pelo chef Carlos Alata, o Chocolate 4 Texturas combina as referências da casa, inspirada na união das tradições japonesa e peruana com a alta gastronomia. A sobremesa inclui espuma, Terra Nikkei (um ingrediente criativo feito de farinha panko e quinoa achocolatada), sorbet e crocante, equilibrando as texturas em um prato cheio de sabor. O restaurante abre de terça a domingo para jantar, a partir das 18h, e para almoço aos sábados e domingos, do meio-dia às 15h.
Onde: R. Fernando Simas, 333.
O sorvete de chocolate está entre os mais consumidos do mundo. A rede SOFT Ice Cream tem uma receita exclusiva de sorvete de chocolate, com três blends de cacaus importados. As variantes italiano, belga e black trazem sabor intenso e uma cor preta exclusiva da marca. O sabor ainda pode ser combinado com a casquinha preta, que leva cacau na receita e cria uma experiência sensorial diferenciada.
Onde: Batel (Al. Carlos de Carvalho, 665) e Praça do Japão (Av. Sete de Setembro, 5050).
Data de Lançamento: 19 de dezembro
As Crônicas de Uma Relação Passageira conta a história do romance entre Charlotte (Sandrine Kiberlain) e Simon (Vicenti Macaigne) que se conhecem em uma festa. Charlotte é uma mãe e solteira, já Simon é um homem casado e sua esposa está grávida. Eles se reencontram num bar e começam um relacionamento repleto de percalços. Ela é mais extrovertida, pouco preocupada com o que os outros pensam. Ele é mais tímido e retraído. A princípio, os opostos realmente se atraem e ambos concordaram em viver uma relação apenas de aventuras, mas tudo se complica quando os dois criam sentimentos um pelo outro e o que era para ser algo muito bom, acaba se tornando uma relação perturbadora.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Dirigido e roteirizado por Pat Boonnitipat, a trama dessa ficção emocionante, Como Ganhar Milhões Antes que a Vó Morra, acompanha a jornada do jovem When M (Putthipong Assaratanakul), que passa a cuidar de sua avó doente chamada Amah (Usha Seamkhum), instigado pela herança da idosa. O plano é conquistar a confiança de sua avó, assim será o dono de seus bens. Tendo interesse apenas no dinheiro que Amah tem guardado, When resolve largar o trabalho para ficar com a senhora. Movido, também, por sentimentos que ele não consegue processar, como a culpa, o arrependimento e a ambição por uma vida melhor, o jovem resolve planejar algo para conseguir o amor e a preferência da avó antes que a doença a leve de vez. Em meio à essa tentativa de encantar Amah, When descobre que o amor vem por vias inimagináveis.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Um aspirante a escritor utiliza um alter ego para desenvolver seu primeiro romance. Em Sebastian, Max é um jovem de 25 anos que vive como escritor freelancer em Londres trabalhando com artigos para uma revista. Ter um livro publicado fala alto na lista de desejos do rapaz e, então, ele encontra um tema para explorar: o trabalho sexual na internet. Se a vida é um veículo de inspiração para um artista, Max corre atrás das experiências necessárias para desenvolver a trama de seu livro. Com isso, durante a noite, Max vira Sebastian, um trabalhador sexual com um perfil em um site no qual se oferece pagamentos por uma noite de sexo. Com essa vida dupla, Max navega diferentes histórias, vulnerabilidades e os próprios dilemas. Será que esse pseudônimo é apenas um meio para um fim, ou há algo a mais?
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Uma comédia em que grandes segredos e humilhações se cruzam e vem à tona. Histórias Que é Melhor Não Contar apresenta situações com as quais nos identificamos e que preferimos não contar, ou melhor, que preferimos esquecer a todo custo. Encontros inesperados, momentos ridículos ou decisões sem sentido, o filme aborda cinco histórias com um olhar ácido e compassivo sobre a incapacidade de controlar nossas próprias emoções. Na primeira história, uma mulher casada se vê atraída por um rapaz que conheceu em um passeio com o cachorro. Em seguida, um homem desiludido com seu último relacionamento se vê numa situação desconfortável na festa de um amigo. Na terceira, um grupo de amigas atrizes escondem segredos uma da outra. Por último, um professor universitário toma uma decisão precipitada; e um homem casado acha que sua mulher descobriu um segredo seu do passado. Com uma estrutura episódica, as dinâmicas do amor, da amizade e de relacionamentos amorosos e profissionais estão no cerne desse novo filme de Cesc Gay.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Lee, dirigido pela premiada cineasta, Ellen Kuras, vai contar a história da correspondente de guerra da revista Vogue, durante a Segunda Guerra Mundial, Elizabeth Lee Miller. O filme vai abordar uma década crucial na vida dessa fotógrafa norte-americana, mostrando com afinco o talento singular e a tenacidade dela, o que resultou em algumas das imagens de guerra mais emblemáticas do século XX. Isso inclui a foto icônica que Miller tirou dela mesma na banheira particular de Hitler. Miller tinha uma profunda compreensão e empatia pelas mulheres e pelas vítimas sem voz da guerra. Suas imagens exibem tanto a fragilidade quanto a ferocidade da experiência humana. Acima de tudo, o filme mostra como Miller viveu sua vida a todo vapor em busca da verdade, pela qual ela pagou um alto preço pessoal, forçando-a a confrontar um segredo traumático e profundamente enterrado de sua infância.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Prólogo do live action de Rei Leão, produzido pela Disney e dirigido por Barry Jenkins, o longa contará a história de Mufasa e Scar antes de Simba. A trama tem a ajuda de Rafiki, Timão e Pumba, que juntos contam a lenda de Mufasa à jovem filhote de leão Kiara, filha de Simba e Nala. Narrado através de flashbacks, a história apresenta Mufasa como um filhote órfão, perdido e sozinho até que ele conhece um simpático leão chamado Taka – o herdeiro de uma linhagem real. O encontro ao acaso dá início a uma grande jornada de um grupo extraordinário de deslocados em busca de seu destino, além de revelar a ascensão de um dos maiores reis das Terras do Orgulho.