Dom Quixote a Rir Sozinho é um projeto do cantor, compositor e multi-instrumentista Cleverson Willian Honório, conhecido simplesmente como Dom Quixote, de Araucária/PR. Dom Quixote desta vez está a lançar seu novo álbum, Astronauta.

Seu primeiro álbum, Astronauta (2016) – precedido por dois EPs: Ensaio sobre o Amor Próprio (2013) e Motivo (2015) – mais do que uma ruptura, é uma expansão das ideias gestadas nos dois trabalhos anteriores. Desta vez o cavaleiro andante se arrisca contra moinhos maiores, almejando atacar todo sistema solar, apresentando 12 faixas no formato banda. Com a ajuda de seu fiel escudeiro, Sancho Pança, ou melhor, do baterista Cristiano Colaço, Quixote se arrisca a explorar sonoridades que vão desde a psicodélica tropicalista, em A Menina Colorida e Girassol, até o som mais cru de “Desabafo” e a quase stoner “Mente”. As guitarras, violões e teclados estão em sincronia em todas as faixas, especialmente em “Melancholia” e desta vez, encorpadas pela cozinha baixo + bateria, demarcam forte território pela primeira vez num trabalho do artista.

Seu último trabalho, Motivo (2015), indicado para concorrer ao 27° Premio da Música Brasileira, era caracterizado pela introspecção em faixas como “Outono” e “O Vilão”, dois principais singles do EP. A mudança produzida neste primeiro álbum se dá pela influência de artistas como Tame Impala, Mac Demarco, Toro y Moi no repertório de Dom Quixote. O rock brasileiro não perde lugar também, chegando a ser parafraseado na faixa-titulo “Astronauta”, no trecho “tentei sorrir, vesti a gravata florida e até rezei pra tábua de esmeraldas”, numa referência a Jorge Ben Jor e todo tropicalismo.

“Astronauta” marca e reforça a introdução do cenário paranaense no novo rock independente brasileiro, dialogando com nomes como, O Terno, Francisco El Hombre, Zimbra, Boogarins, Scalene, Selvagens Fora da Lei e seus conterrâneos do Trem Fantasma, que marcaram 2016 pelo lançamento de grandes álbuns. Ou seja, sua audição é imprescindível para aqueles que querem entender a profunda mudança empreendida na música nacional pós 2010.

Ouça já! Astronauta:

Página do artista -> https://facebook.com/domquixotearirsozinho