Documentário “Razões Africanas” tem pré-estreia com bate-papo gratuito em Curitiba

Still do filme Razões Africanas. Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação

A ancestralidade africana de ritmos musicais é apresentada no documentário “Razões Africanas”, que ganha uma sessão especial em Curitiba. O longa-metragem será exibido gratuitamente no Cine Passeio nesta quarta-feira (07/05), às 19h. A exibição contará ainda com um bate-papo com o diretor Jefferson Mello. Depois da estreia, o filme fica em cartaz por uma semana.

No ano passado, o documentário ganhou uma exibição exclusiva antes da estreia em 14 capitais, e Curitiba esteve entre as selecionadas. Antes disso, a estreia oficial aconteceu em Angola, no Centro Cultural Brasil e Angola. O filme fez um circuito por festivais, e agora chega com o lançamento comercial em mais espaços.

Música

“Razões Africanas” acompanha três pessoas representantes de ritmos musicais em diferentes países. A brasileira Lazir Sinval, a cubana Eva Despaigne e o norte-americano Terry “Harmonica” Bean falam de música e cultura. O trio resgata ritmos e danças com depoimentos intercalados com apresentações e cenas cotidianas. Comentários de pesquisadores e especialistas completam as entrevistas. A partir dos relatos, Mello vai à África entender as raízes das sonoridades que os três apresentam, dentro do blues, jongo e rumba.

O diretor grava em Angola, Congo e Mali, mostrando as origens dos estilos musicais no outro continente. São sons que vieram para as Américas pelo comércio de escravizados e continuam influentes até hoje. “Entre pesquisa, desenvolver o roteiro e filmagens, foram muitas idas e vindas em cada um dos seis países que aparecem no filme. Por conta disso, contamos com equipes locais com produtores, cinegrafistas, guias e tradutores, tudo para conseguir mostrar cada cultura com a maior riqueza de detalhes”, afirma.

Festivais e prêmios

Mello, que também é fotógrafo, já tinha dirigido um documentário em 2014: “Samba & Jazz”, inspirado no seu livro de fotografias “Os Caminhos do Jazz”. Para o livro, chegou a visitar 18 países retratando apresentações desse estilo. Dez anos depois, lança outro documentário sobre música, se aprofundando nas ligações entre gênero musical e África. “Minha trajetória profissional sempre esteve ligada à diáspora africana, em especial na música. Sendo assim, logo depois que finalizei o ‘Samba & Jazz’, comecei a produzir o ‘Razões Africanas’”, completa.

O filme “Razões Africanas” foi exibido em eventos de cinema internacional como Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, o Festival de Cinema de Havana (Cuba) e o Festival Pan-Africano de Cinema e Artes em Los Angeles (EUA). Foi o vencedor do prêmio de Melhor Documentário Especial pelo Júri no Festival Cinema on the Bayou, em Louisiana (EUA), e ainda de Melhor Documentário no Festival Internacional de Cinema Africano da Argentina.

SERVIÇO – Pré-estreia do documentário “Razões Africanas” com bate-papo em Curitiba

Quando: 07 de maio de 2025 (quarta-feira)

Horário: 19h – sessão seguida de bate-papo com o diretor

Onde: Cine Passeio (R. Riachuelo, 410)

Quanto: gratuito

Ingressos: distribuição uma hora antes da sessão na bilheteria do Cine Passeio – sujeito a lotação.

Por Brunow Camman
05/05/2025 09h30

Artigos Relacionados

Confira as principais estreias de maio nos streamings

Crítica: “Virgínia e Adelaide” resgata importantes mulheres na história brasileira