Documentário premiado sobre povo Huni Kuin estreia em Curitiba

Documentário Eskawata Kayawai sobre povo Huni Kuin. Foto: Divulgação.
Foto: divulgação

A exibição inédita em Curitiba de um documentário sobre a comunidade amazônica Huni Kuin acontece na próxima semana. O Cine Passeio recebe o documentário curitibano premiado “Eskawata Kayawai – O Espírito da Transformação”, no dia 20 de maio (terça-feira). O evento começa às 19h, com exibição gratuita às 20h. A produção sugere a doação de 1 kg de alimento não perecível a quem deseja participar do evento.

A produção da Bem-te-vi Produções é dividida com Ninawá Pai da Mata, do povo Huni Kuin. A dupla Lara Jacoski e Patrick Belem assina a direção, o roteiro e a fotografia (esta, com Gary Van Wyk e Lucía Alonso). O longa-metragem nasceu de uma experiência de sete anos na Amazônia Acreana com o povo originário Huni Kuin.

Renascimento

Esta etnia vivencia o renascimento de sua identidade, superando décadas de escravidão e opressão. Só a partir do ano 2000 é que, ao se unirem para recordar sua cultura e modo de vida ancestral e espiritual, os Huni Kuin voltaram a entrar em contato com sua cultura de forma vívida e livre. Depois de 20 anos de fortalecimento, comandado pelo líder espiritual Ninawá Pai da Mata, as comunidades da Terra Indígena do Humaitá vivem um ápice cultural.

O filme já circulou por 32 festivais em 16 países, recebendo 12 prêmios. No evento no Cine Passeio, a diretora Lara Jacoski estará presente, contando sobre o que a moveu a realizar o documentário e sua jornada pela Amazônia. A liderança Jovina Kaingang do povo originário Kaingang também estará presente. A partir das 19h, o evento terá exposição de artesanato. A roda de conversa acontece depois da exibição do longa.

SERVIÇO – Estreia do documentário “Eskawata Kayawai – o Espírito da Transformação” em Curitiba

Quando: 20 de maio de 2025 (terça-feira)

Horário: evento a partir das 19h, exibição às 20h

Onde: Cine Passeio – Sala Estúdio Valêncio Xavier (R. Riachuelo, 410)

Quanto: evento gratuito – sujeito a lotação – recomenda-se a doação de 1 kg de alimento não perecível

Informações: no Instagram oficial do filme.

Por Brunow Camman
12/05/2025 09h00

Artigos Relacionados

Cantos indígenas sagrados ganham álbum inédito no Abril Indígena

Dia Internacional dos Povos Indígenas (09/08): cinco filmes para conhecer