Do poeta à filha: o kimono de Paulo Leminski  que transforma histórias em moda

Foto: Arquivo pessoal

Paulo Leminski usou um kimono em um ensaio fotográfico que revelava um lado mais suave e íntimo do poeta. A peça, que originalmente pertencia à poetisa Alice Ruiz, depois passou para a filha do casal, Estrela Leminski, que agora veste essa memória com a leveza e presença que são só dela.

De acordo com Estrela, o kimono representa a pluralidade artística de seu pai, bem como a ligação familiar com a cultura japonesa: “A relação com a cultura japonesa e com os ideogramas sempre foi forte, tanto pela pelo Zen, quanto pela pela ligação com a poesia concreta. Essa era uma peça que era da minha mãe, e o meu pai, volta e meia, pegava emprestado peças de roupa dela”, comenta.

Além disso, a cantora afirma que toda sua família aprendeu a lutar judô, então o kimono sempre esteve presente de forma significativa e reafirma o laço que une arte e herança cultural.

Para o Lavô, não poderia existir peça mais simbólica: o kimono é tecido, história e gesto. É reuso em sua forma mais poética.

Moda e música estão completamente interligados, né? Acho que tem um cerne muito próximo de referências, e as evoluções de uma sempre vão acompanhando a outra completamente”, afirma Estrela.

Neste mês de agosto, para o Festival Paulo Leminski, convidamos Estrela a montar um look com esse kimono tão especial dentro do nosso espaço e nos próximos dias, a gente te mostra como essa história se encontra com o presente. Roupas não são só roupas. Às vezes, elas são um pedaço de quem veio antes e um jeito bonito de continuar vestindo o agora.

Por Cá Cardoso - Lavô tá Novo
24/08/2025 18h57

Artigos Relacionados

O vampiro e o poeta: encontro literário gratuito celebra Dalton Trevisan e Paulo Leminski

Cabaré Haikai, peça inspirada em Paulo Leminski, retorna com curta temporada