A criatividade é algo que todos nós temos, é natural de todos os Seres humanos. Podemos ser criativos a qualquer momento e em qualquer situação. Precisamos ser criativos para sobreviver. A criatividade é filha da necessidade e mãe da inventividade.

Tudo começa na infância. A forma como a criança vive determina se ela será um adulto criativo ou não. Nossa infância define muitos aspectos da nossa vida, e eu acredito que a criatividade é o mais importante.

Se a criança tem a oportunidade de resolver seus próprios problemas, se ela sente-se útil, se ela tem contato com arte, se ela brinca com coisas que inventa, se ela desmonta objetos, se supera seus medos, se ela tem contato com a natureza, então ela provavelmente se tornará um adulto criativo.

Se essa não foi a sua realidade, não se preocupe, existe formas de estimular a sua criatividade. Veja a lista que eu preparei para você:

COMO SER MAIS CRIATIVO:

Tenha contato com arte. Qualquer tipo.

Discuta ideias e esteja aberto a vários pontos de vista.

Seja curioso sobre tudo, não tenha ideias fechadas, pois tudo é como é até que mude.

Produza algo artístico, escreva, desenhe, esculpa, costure, cozinhe, dance, cante… Mesmo que seja desconfortável no início, faça disso um hábito.

Se interesse por assuntos diferente dos que você está acostumado. Assista a um documentário sobre a vida das abelhas, por exemplo.

Leia biografias.

Leia revistas de outros países.

Faça palavras cruzadas.

Todos os dias aprenda alguma coisa.

Tenha consciência de como usa seu tempo.

Saia da zona de conforto.

Experimente coisas novas: comidas novas, lugares novos, amigos novos, roupas diferentes do estilo que você usa.

Tenha um caderninho sempre à mão para anotar seus pensamentos, ideias, planos e insights.