Dia Mundial Sem Carne: pratos para aproveitar a data em Curitiba

Carne de Panela do Veg Veg. Foto: Brunow Camman/Curitiba Cult.
Foto: Brunow Camman/Curitiba Cult

Já pensou passar um dia todo sem consumir carne? Para alguns, pode ser fácil, mas para outros, nem tanto. Para mostrar as possibilidades de fazer uma alimentação vegetariana, uma ONG estadunidense criou o Dia Mundial Sem Carne. A iniciativa começou em 1985 como forma de apresentar novos tipos de alimentação. A data representa um avanço ao popularizar dietas vegetarianas e veganas.

Curitiba tem várias opções sem carne, do fast food à alta gastronomia. Confira algumas opções para degustar no Dia Mundial Sem Carne!

XBLOOM

XBloom. Foto: XBLOOM Divulgação.

XBloom. Foto: XBLOOMDivulgação.

A rede de fast food com pratos 100% veganos e lanches saudáveis é uma opção para a data. Os destaques são hambúrgueres plant-based, feitos a partir de plantas e sem uso de proteína animal. O Big Bloom, por exemplo, tem dois hambúrgueres veganos com molho bloom, alface americana, queijo cheddar, cebola, picles e tomate no pão brioche. Até as bebidas e sobremesas contam com receitas especiais saudáveis.

Onde: Shopping Palladium (Av. Pres. Kennedy, 4121).

Quintana Gastronomia

Quintana. Foto: Daniel Castellano.

Quintana. Foto: Daniel Castellano.

O buffet de almoço da consagrada chef Gabriela Vilar de Carvalho tem pedidas vegetarianas. O local abre de segunda a sexta, das 11h30 às 14h30, e aos sábados, domingos e feriado, das 11h30 às 15h30. Pode-se provar o buffet livre ou por quilo. O menu muda a cada dia, sempre divulgado no site, e indica os pratos veganos, sem carne, sem glúten e sem lactose. Costumam ser apresentadas escolhas como Lasagna ao molho branco e amêndoas e Risoto vegano de vegetais e tofu. O restaurante tem desconto com Clube Cult.

Onde: Av. do Batel, 1440.

Viva La Vegan

22 Festival do Pão com Bolinho Prato do Viva La Vegan. Foto: Gean Cavalheiro.

22 Festival do Pão com Bolinho Prato do Viva La Vegan. Foto: Gean Cavalheiro.

O espaço dedicado à gastronomia vegana está presente no Festival do Pão com Bolinho. A pedida traz Bolinho artesanal de soja com batata e beterraba, maionese de alho, picles de pepino, cheddar vegetal, onion rings, mostarda escura servida no pão d’água. O sanduíche sai a preço fixo de R$ 25 dentro do festival. O espaço também tem outras opções de sanduíches e até sobremesas.

Onde: R. Pres. Carlos Cavalcanti, 566.

Mornings

Mornings. Foto: Reprodução Instagram.

Mornings. Foto: Reprodução Instagram.

O conceito da casa é inovar no café da manhã. São pedidas sem alimentos de origem animal. Todos os insumos são animal free e o espaço é pet friendly, boa pedida para começar o Dia Mundial Sem Carne. O Mornings abre de terça a domingo, das 8h às 18h30.

Onde: Coronel Dulcídio, 540.

Semente de Girassol

Semente de Girassol Foto Felipe Ramos

Semente de Girassol. Foto: Felipe Ramos.

Outra escolha de almoço é o Semente de Girassol. O restaurante no bairro São Francisco tem buffet livre no sistema self-service. São pedidas bem tradicionais da salada ao macarrão e proteínas vegetais. Além de almoço, tem pizzas, doces e sorvete vegano. A casa abre de segunda a sábado, das 11h às 20h, e das 11h às 17h no domingo.

Onde: Rua Mateus Leme, 115.

Mahatma Gourmet

Mahatma Gourmet. Foto: Reprodução Redes Sociais.

Mahatma Gourmet. Foto: Reprodução Redes Sociais.

O menu do Mahatma Gourmet é voltado a uma alimentação vegetariana, com tratamento de alta gastronomia. Cozinhas internacionais como indiana e italiana fazem parte das referências de criação para os pratos. Tofu empanado em alga nori, Capeletti de figo e nozes e Tartelete com ratatouille são algumas escolhas. O espaço abre para almoço todos os dias, de segunda a sábado a partir das 11h30 e domingo a partir do meio-dia.

Onde: R. Prof. Macedo Filho, 199.

Veg Veg

Carne de Panela do Veg Veg. Foto: Brunow Camman/Curitiba Cult.

Carne de Panela do Veg Veg. Foto: Brunow Camman/Curitiba Cult.

O restaurante artesanal vegano tem várias pedidas, incluindo um prato principal para o almoço que muda a cada dia. São sabores que vão do estrogonofe de proteína ao churrasquinho de linguiça de soja. Sábado, tem até feijoada. O espaço ainda tem sanduíches e porções, como a Batata frita com cheddar e shitake. O Veg Veg funciona de terça a domingo, das 11h30 às 18h30.

Onde: R. Visconde de Nácar, 655.

Restaurante Ponte Vecchio

Restaurante Ponte Vecchio. Foto: Iuri Poletti.

Restaurante Ponte Vecchio. Foto: Iuri Poletti.

A alta gastronomia italiana é representada com pratos vegetarianos no Ponte Vecchio. O chef Cesar Rissetti Valério apresenta pratos sem carne no menu, da clássica Burrata até Risoto de gorgonzola e peras. Também há outras pedidas como Mezzaluna com muçarela de búfala e pomodori secchi e Tortellini de ricota, um dos carros-chefes. A casa abre todos os dias para almoço, a partir das 11h30.

Onde: R. Benjamin Constant, 331.

Por Brunow Camman
20/03/2025 09h30

Artigos Relacionados

Festival Pão com Bolinho vai começar e terá preço único de R$ 25

Gastronomix 2025: confira programação gastronômica completa do Festival de Curitiba