Dia Mundial do Café: 05 cafés ao estilo árabe em Curitiba

Yummizza - Café Árabe. Foto: Brunow Camman/Curitiba Cult.
Foto: Brunow Camman/Curitiba Cult

Nas mais diferentes culturas, o café tem papel fundamental. Tanto na economia de países como o Brasil até na cultura, a bebida é tão especial que tem várias datas comemorativas. No dia 14 de abril é celebrado o Dia Mundial do Café, e Curitiba tem diversas opções bem diferentes para saborear o café.

Há várias maneiras de aproveitar a bebida. Uma delas traz uma receita clássica e bem aromática do Oriente Médio. O café árabe, chamado por vezes de café turco ou café sírio, quando traz variações, tem ganhado espaço na cidade. O preparo diferenciado cria uma experiência sensorial. Geralmente, o café é aquecido em uma areia quente, com a água fervendo junto com o pó, e a bebida é finalizada com especiarias. O cardamomo é o mais comum, trazendo um aroma marcante.

Confira cinco endereços em Curitiba que preparam o café árabe:

Nayme

Nayme. Foto: Reprodução Facebook.

Nayme. Foto: Reprodução Facebook.

O restaurante Nayme – Culinária Árabe também tem seu café aromatizado. O espaço valoriza pratos clássicos da cozinha daquela região, passando por Paleta de Cordeiro até o típico quibe. Também há inovações como a Feijoada árabe. O restaurante abre todos os dias, do meio-dia às 23h30.

Onde: R. Cel. Dulcídio, 572.

AlBayan

AlBayan - Café Árabe. Foto: Reprodução Facebook.

AlBayan – Café Árabe. Foto: Reprodução Facebook.

A doceria localizada no Batel tem diversas opções clássicas. O Balureye traz finas camadas de massa com recheios como castanhas, e o bolo de tâmara. O cafezinho árabe recebe cardamomo no AlBayan. O local funciona todos os dias, a partir das 10h30.

Onde: Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1036.

Yummizza

Yummizza - Café Árabe. Foto: Brunow Camman/Curitiba Cult.

Yummizza – Café Árabe. Foto: Brunow Camman/Curitiba Cult.

O espaço tem várias opções gastronômicas, que vão da pizza à esfiha síria. Destaque para sabores tradicionais da Síria como Muhammara, um creme de pimentão vermelho, e Tahine. O café sírio leva cardamomo, feito na areia quente, resgatando a tradição do país que originou o restaurante. Para acompanhar o café, tem O Yummizza funciona de terça a sábado, para almoço e jantar.

Onde: Av. Sete de Setembro, 4341.

Al Rahman

Al Rahman - Café Árabe. Foto: Brunow Camman/Curitiba Cult.

Al Rahman – Café Árabe. Foto: Brunow Camman/Curitiba Cult.

A doceria árabe também tem seu preparo típico de café. Quem pede o cafezinho pode combiná-lo com as várias opções de doces, como as gomas importadas, ninho de pistache e amêndoas confeitadas. O local tem pratos salgados como shawarma. O Al Rahman funciona de segunda a sábado, a partir das 10h.

Onde: R. Mateus Leme, 367.

Pokora Café

Pokora Café. Foto: Dawid Pokora.

Pokora Café. Foto: Dawid Pokora.

O Pokora Café traz estilos de cafés de diversos países. Entre opções da Etiópia e da Colômbia, com preparos como a prensa francesa, também contam com o estilo turco. O café é aquecido na areia, criando uma experiência única em meio a Feirinha do Largo da Ordem. O café funciona ali apenas aos domingos, até as 14h, ideal para quem está aproveitando a feira.

Onde: Feirinha do Largo da Ordem.

Por Brunow Camman
14/04/2025 11h11

Artigos Relacionados

Começa hoje (11/04) a 10ª edição do Comida di Buteco em Curitiba

Exposições de arte para visitar em Curitiba em abril