Dia Mundial da África é celebrado com passeio em Curitiba

Estátua de Enedina Alves Marques destaque do passeio no Dia Mundial da África em Curitiba. Foto: Cido Marques.
Foto: Cido Marques

A presença da cultura africana em Curitiba é celebrada com um passeio exclusivo neste domingo (25/05). Na programação do Domingo no Centro, está agendada a visita guiada Caminhando Através do Tempo. O evento coincide com o Dia Mundial da África e destaca a história de pessoas daquele continente na capital paranaense. O passeio é gratuito com limite de 40 pessoas, por ordem de chegada, e concentração no Bondinho da Leitura na Rua XV de Novembro às 10h.

A caminhada tem duas horas de duração, comandada pela especialista em patrimônio cultural Clarissa Grassi. “A proposta das visitas guiadas é estimular a ocupação dos espaços públicos da região central”, explica. Durante o percurso, são apresentados monumentos e locais relacionados a nomes que fizeram história em Curitiba.

Entre as paradas, ganha destaque a estátua de Enedina Alves Marques, primeira engenheira negra do Brasil. Outro nome celebrado é o de Antônio Rebouças Filho, engenheiro responsável pelo primeiro sistema de água encanada da capital paranaense.

Este roteiro é promovido pela Fundação Cultural de Curitiba por meio da Escola de Patrimônio, em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente. “É uma forma de conhecermos um pouco mais sobre os equipamentos públicos da cidade, mas também entendermos o papel fundamental que a população negra exerceu e ainda exerce na construção e consolidação da cidade de Curitiba”, afirma Gabriel Paris, coordenador da Escola de Patrimônio, da FCC.

Domingo no Centro

O Domingo no Centro começou como parte da programação de aniversário de 332 anos de Curitiba. A iniciativa marca a parceria da Prefeitura de Curitiba com diversos órgãos municipais da cidade. A primeira edição ocorreu no dia 09 de março, e se estendeu por todo o mês, nos dias 16, 23 e 30. Ao longo das 4 edições, o evento garantiu um público de milhares de pessoas, entre adultos, idosos e crianças. Desde abril, o projeto passou a ser mensal, em todo último domingo de cada mês.

SERVIÇO – Visita Guiada Caminhando através do Passado em Curitiba

Quando: 25 de maio de 2025 (domingo)

Horário: das 10h às 12h

Ponto de encontro: no Bondinho da Leitura (R. XV de Novembro)

Vagas: 40 (por ordem de chegada dos participantes)

Programação completa do Domingo no Centro: no site da Prefeitura de Curitiba.

Por Brunow Camman
22/05/2025 14h44

Artigos Relacionados

Exposição em Curitiba apresenta a história do samba e identidade negra na cidade

Curitiba recebe oficinas gratuitas de dança, música e teatro