Dia do Reggae: 5 bandas nacionais para ouvir neste 11 de maio

Foto: Divulgação

Nem só de I wanna love you sobrevive o fã de reggae. De origem jamaicana, esse estilo musical surgiu por volta dos anos de 1960, da mistura entre a música caribenha e o jazz norte-americano. Desde o seu surgimento, grandes nomes do gênero foram revelados, sendo o maior deles: Robert Nesta Marley, ou, para os íntimos, Bob Marley.

O cantor de voz marcante, dreads memoráveis e com um estilo de vida um tanto quanto polêmico, morreu em 11 de maio de 1981, aos 36 anos, no auge de sua carreira. Diante da perda, desde o ano de 2012, no Brasil, a data passou a ser dedicada ao reggae, como uma forma de homenagear o cantor e também, este estilo musical muito popular, principalmente, na costa brasileira.

Para celebrar essa data, o Curitiba Cult separou cinco bandas que, se você não conhece, precisa conhecer.

Chimarruts

Talvez por nome você não a conheça, mas ao ouvir “Versos Simples” você se recorde de quem estamos falando: Chimarruts. Formada em Porto Alegre (RS), no ano de 2000, a banda é formada por cinco amigos de infância, Rafael Machado, Sander, Rodrigo, Émerson e Diego.

Tocando inicialmente próximo ao Parque Marinha do Brasil, no sul do país, em entrevistas, a banda diz não saber como chegou ao seu público, mas costumam a afirmar que “foi o vento que a divulgou”. Entre os maiores sucessos de Chimarruts estão as músicas “Do Lado de Cá” e “Pra Ela”.

Planta e Raiz

Quem diria que de covers do Bob Marley, a banda Planta Raiz se tornaria conhecida por suas próprias composições? Criada em 1998, por Zeider e Fernandinho, colegas desde o tempo de escola, em São Paulo, a banda Planta e Raiz tornou-se um marco para a geração dos anos 2000.

Enquanto tocavam em bares e casas noturnas, na capital e no litoral paulista, os garotos desenvolviam suas próprias canções que mais trade chegariam a serem apresentadas no Primeiro Festival Nacional de Reggae e, no Primeiro Festival Internacional de Reggae, onde dividiram o palco com grandes nomes jamaicanos.

Entre as músicas que mais levaram o público a loucura estão “Oh, Chuva” e “Planta Que Brota da Terra”.

Maneva

Criada a partir de uma reunião descompromissada entre Tales (voz e guitarra) e Diego (percussão), a banda Maneva surgiu em março de 2005, em São Paulo. Com composições que são verdadeiras poesias, a banda se tornou conhecida pelas músicas “O Destino Não Quis”, “Seja Para Mim” e “Êxodo”.

Curiosidade: o nome Maneva tem origem africana e significa “Prazer”, o que conota de forma direta a proposta da banda, ou seja, fazer da música a expressão de seus desejos e provocar naqueles que as ouvem reflexão a partir de suas composições.

Natiruts

De Brasília diretamente para todos os corações defensores do reggae raíz, Natiruts surgiu em 1996 com o nome “Nativus”. Formada por Alexandre Carlo (vocais e guitarra), Luís Maurício (baixo), Juninho (bateria), Bruno Dourado (percussão), Kiko Peres (guitarra solo) e Izabella Rocha (vocais), a banda se tornou dona de grandes sucessos, como “Presente de um Beija-Flor”, “Sorri, Sou Rei” e “Andei Só”.

Em todos esses anos de carreira, foram lançados 11 álbuns de estúdio que seguem fazendo sucesso e levando o ritmo para mais e mais brasileiros. Por sinal, em breve a banda chega a Curitiba para uma apresentação especial no Festival Coolritiba, que acontece no próximo sábado (21).

O Rappa

Formado na cidade do Rio de Janeiro em 1993, O Rappa tornou-se um dos grupos mais representativos do cenário reggae-rock nacional. Da união de vários músicos de diferentes bandas mais a participação do vocalista Falcão, o grupo lançou ainda no início de sua carreira  hits, como “A Feira” e “Minha Alma (A Paz Que Eu Não Quero)”. 

Em 2013, O Rappa lançou um novo álbum, intitulado Nunca Tem Fim…”, que teve as músicas “Anjos (Pra Quem Tem Fé)” e “Auto-Reverse” como destaques. Como nem tudo é mil maravilhas, em 2018, a banda iniciou a hiato sem previsão de retorno.

Por Carol Maltaca
11/05/2022 18h39

Artigos Relacionados

Festival Coolritiba divulga horários dos shows e a divisão das atrações por palcos

Musical em homenagem a Tina Turner chega a Curitiba em apresentação única