O fim de semana tem um motivo a mais para ser passado em exposições: no sábado (18), é comemorado o Dia Internacional dos Museus. A data é celebrada ao redor do mundo para valorizar esses espaços culturais, que resgatam arte, história e cultura em diferentes formas. Curitiba tem dezenas de museus, dois mais variados tipos. O Curitiba Cult separou alguns para você conhecer.
O Solar do Barão abriga diferentes espaços, sendo um deles o Museu da Fotografia. Foi o primeiro do gênero no Brasil e funciona desde 1998. O acervo conta com mais de mil registros de nomes como Sebastião Salgado, João Urban, Claudia Andujar e Vilma Slomp, entre muitos outros. Exposições temporárias também renovam as mostras do espaço.
R. Pres. Carlos Cavalcanti, 533
Também no Solar do Barão funciona o Museu da Gravura. O acervo traz obras de artistas brasileiros e estrangeiros, de Andy Warhol a Poty Lazzarotto. São mais de cinco mil obras que se revezam nas salas do museu. Recebe nomes atuais da gravura com frequência, valorizando artistas contemporâneos.
R. Pres. Carlos Cavalcanti, 533
O espaço é dedicado à Alfred Emil Andersen, norueguês que desembarcou no Paraná em 1892. Foi figura fundamental para o desenvolvimento da arte na capital paranaense, lecionando arte e desenho e abrindo um ateliê-escola. O Museu Casa Alfredo Andersen conta com uma sala de exposições do acervo com obras do artista e outras que trazem mostras regulares de artistas convidados.
R. Mateus Leme, 336
Seja curitibano ou turista, é preciso incluir o famoso Museu do Olho no roteiro de visitas. Considerado o maior museu da América Latina, foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer para abrigar grandes exposições. Hoje, tem diversas mostras de Acervo, que vão de itens africanos a coleções de nomes nacionais e internacionais.
R. Mal. Hermes, 999.
O MAI (Museu de Arte Indígena) é o primeiro museu particular do Brasil dedicado exclusivamente à produção das populações indígenas brasileiras. Nasceu de pesquisas de Julianna Podolan Martins com diversas etnias, e reúne desde arte plumária e cestaria até bancos e máscaras ritualísticas.
Av. Água Verde, 1413
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Monster Summer, dirigido por David Henrie, é uma aventura de terror e mistério que vai trazer a narrativa de uma Noah (Mason Thames) e seus amigos que, após uma força misteriosa começa a atrapalhar a diversão de virão do grupo, eles se unem a um detetive policial aposentado, o Gene (Mel Gibson), para que juntos possam embarcar em uma emocionante aventura com a intenção de salvar sua ilha, que até então era calma e pacífica.
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Coringa 2, acompanhamos a sequência do longa sobre Arthur Fleck (Joaquin Phoenix), que trabalhava como palhaço para uma agência de talentos e precisou lidar desde sempre com seus problemas mentais. Vindo de uma origem familiar complicada, sua personalidade nada convencional o fez ser demitido do emprego, e, numa reação a essa e tantas outras infelicidades em sua vida, ele assumiu uma postura violenta – e se tornou o Coringa. A continuação se passa depois dos acontecimentos do filme de 2019, após ser iniciado um movimento popular contra a elite de Gotham City, revolução esta, que teve o Coringa como seu maior representante.