O esporte favorito do brasileiro não podia deixar de ter sua própria data. O Dia Nacional do Futebol é comemorado em 19 de julho, desde 1976. A data foi escolhida porque marca a fundação do mais antigo time nacional em atividade, o Sport Club Rio Grande. O time é do Rio Grande do Sul e existe desde 1900.
O futebol até pode ter nascido na Inglaterra, no século XIX, mas desde que chegou ao Brasil em 1894, virou paixão nacional. O Dia Nacional do Futebol foi proposto pela Confederação Brasileira de Futebol, a CBF. Em Copas do Mundo, o Brasil continua liderando, com cinco títulos, seguido pela Itália e Alemanha, ambas com quatro. Em Curitiba, são três grandes estádios de futebol que recebem não só partidas de futebol, como também grandes shows.
A hoje chamada Ligga Arena, conhecida como Arena da Baixada, é o mais antigo estádio dos times locais – surgiu até mesmo antes da formação do Club Athletico Paranaense. Foi Joaquim Américo Guimarães, presidente do Internacional (que daria origem ao Clube Atlético Paranaense), que fundou o estádio em 1913. O espaço foi nomeado em homenagem a seu fundador, mantendo-se assim por décadas até ter sido pioneiro a adotar um nome de direito. Foi o primeiro do futebol brasileiro a adotar um naming rights, antes Kyocera Arena, em 2005, hoje Ligga Arena.
Em 2014, foi palco de quatro partidas da Copa do Mundo e teve que passar por grandes reformas. Hoje, tem uma capacidade de 42.370 lugares. A visita ao estádio, a Furacão Tour, chegou a vencer um prêmio Travellers Choice 2023 como uma das atrações mais bem avaliadas do site Tripadvisor.
Grandes Shows: a Ligga Arena já recebeu Roberto Carlos, Louis Tomlinson, Rogers Waters e o Festival Universo Alegria, com nomes como Ana Castela e Maiara & Maraísa.
Próximos shows: Entre os shows confirmados para os próximos meses na Ligga, está Eric Clapton.
Inaugurado em 1932, o Estádio Major Couto Pereira é a casa do Coritiba Foot Ball Club. O nome homenageia o ex-presidente do time, desde 1977. O time foi fundado em 1909, sendo o mais antigo em atividade da capital. O nome com “o” se explica: na época, a grafia da cidade era feita de duas formas: Curityba (inspirada no tupi-guarani) e Coritiba (europeia), escolhida pelo time e mantida até depois da cidade mudar para “Curitiba”.
O estádio tem capacidade de 40.502 espectadores. O Couto Pereira também tem visita guiada, passando até pelo vestiário e camarote.
Grandes shows: entre os maiores nomes da música que já passaram pelo estádio, estão Paul McCartney, Red Hot Chili Peppers e Coldplay.
Próximos shows: estão confirmados para acontecer no Couto a próxima edição do Universo Alegria e do I Wanna Be Tour.
A Casa do Paraná Clube também é chamada de Vila Capanema. O Estádio Durival Britto e Silva foi inaugurado em 1947 e seu nome homenageia o então superintendente da Rede de Viação Paraná-Santa Catarina. Foi uma das sedes da Copa do Mundo em 1950. A fusão de vários clubes deu origem ao Paraná Clube, em 1989. O clube possui um estádio secundário, o Érton Coelho Queiróz (Vila Olímpica), usado pelos times de base. Uma disputa judicial quase transformou o estádio em um Centro Administrativo do Estado, mas desde 2018, o time conseguiu uma Medida Provisória de posse.
Tem capacidade para 20.083 espectadores. O estádio ficou sem receber grandes shows por anos, mas desde 2023 está de volta ao cenário de entretenimento além dos jogos.
Grandes shows: A Vila Capanema recebeu o Buteco do Gusttavo Lima, Ensaios da Anitta, Guns n’ Roses e Pearl Jam.
Próximos Shows: Numanice #3 da Ludmilla.
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Monster Summer, dirigido por David Henrie, é uma aventura de terror e mistério que vai trazer a narrativa de uma Noah (Mason Thames) e seus amigos que, após uma força misteriosa começa a atrapalhar a diversão de virão do grupo, eles se unem a um detetive policial aposentado, o Gene (Mel Gibson), para que juntos possam embarcar em uma emocionante aventura com a intenção de salvar sua ilha, que até então era calma e pacífica.
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Coringa 2, acompanhamos a sequência do longa sobre Arthur Fleck (Joaquin Phoenix), que trabalhava como palhaço para uma agência de talentos e precisou lidar desde sempre com seus problemas mentais. Vindo de uma origem familiar complicada, sua personalidade nada convencional o fez ser demitido do emprego, e, numa reação a essa e tantas outras infelicidades em sua vida, ele assumiu uma postura violenta – e se tornou o Coringa. A continuação se passa depois dos acontecimentos do filme de 2019, após ser iniciado um movimento popular contra a elite de Gotham City, revolução esta, que teve o Coringa como seu maior representante.