O Dia do Cinema Nacional é celebrado nessa quarta-feira (19/06), e para comemorar, Curitiba tem uma série de opções. A data marca o último dia de exibições de filmes do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba. O evento trouxe para a capital paranaense mais de 80 produções brasileiras e internacionais. O destaque dos filmes nacionais foi grande, com dezenas de produções ganhando as telas e com participação de grandes nomes como Marcelo Gomes estreando no circuito brasileiro o “Retrato de Um Certo Oriente”.
O dia 19 de junho foi escolhido para comemorar a sétima arte nacional porque remete ao dia em que foram feitas as primeiras imagens em filme no país, no ano de 1898. O navio “Brésil” saiu da França tendo o italiano Afonso Segreto a bordo, que tinha encerrado um curso de operação cinematográfica. Ele capturou imagens da Baía de Guanabara no Rio de Janeiro.
Em 2024, a data é marcada por várias produções em cartaz nas telonas curitibanas. O Olhar de Cinema destaca o cinema nacional do início ao fim – literalmente: o longa que encerra o festival é “Salão de Baile”, de Juru e Vitã.
Confira quais filmes nacionais estão em cartaz e onde assisti-los em Curitiba:
A Mostra Competitiva Brasileira apresenta esse filme de Fernanda Bond e Valentina Homem acompanhando diferentes gerações de mulheres. Enquanto Marli prepara a desocupação do apartamento onde trabalhou como cuidadora por anos, sua filha Sofia faz rimas com os amigos na comunidade onde vive. De forma sensível, o filme trata de sonhos, afetos e dinâmicas de poder.
Quando: 19/06, às 14h15, no Cine Passeio Luz (R. Riachuelo, 410).
Participando da Mostra Foco, com o tema “Filme de Luta”, “Ouvidor” documenta a maior ocupação artística da América Latina. O espaço, no centro de São Paulo, mistura as possibilidades criativas dos artistas com discussões sobre luta por moradia. O filme é o primeiro longa dirigido por Matias Borgström.
Quando: 19/06, às 14h15, no Cine Passeio Ritz (R. Riachuelo, 410).
O média-metragem é assinado pelo Coletivo Ghahu’i Guyra, organizado pela comunidade Guarani e Kayowá de Tekohas Guayvyry. A partir das narrativas mitológicas dos Guarani, o filme “Povo do Coração da Terra” discute o direito à reza, ao cotidiano, ao plantio e à meditação dos povos originários, uma evocação criativa em busca de mudança.
Quando: 19/06, às 16h45, no Cine Passeio Ritz (R. Riachuelo, 410).
Uma mineradora coloca em risco todo um bairro em Maceió, danificando casas para a extração de sal-gema. Um grupo de adolescentes pretende se posicionar contra o afundamento de seu espaço. O curta é dirigido por Ulisses Arthur.
Quando: 19/06, às 16h45, no Cine Passeio Ritz (R. Riachuelo, 410).
Duas irmãs vivem em uma cidade industrial de Belo Horizonte nesse curta de Larissa Barbosa. O espaço e o encontro com outros moradores as fazem refletir sobre seus corpos e trabalhos, até o próprio acesso à cidade.
Quando: 19/06, às 16h45, no Cine Passeio Ritz (R. Riachuelo, 410).
Um curioso fato ocorrido nos anos 1950 em Curitiba inspirou esse filme, feito em 1986 por Nivaldo Lopes. A mostra estreia a cópia digitalizada do filme que retrata dessa revolta popular. O média-metragem é um marco da “Geração Cinemateca” de diretores e realizadores de cinema, por trazer ainda um panorama social da época.
Quando: 19/06, às 17h30, no Cinemark Mueller (Av. Cândido de Abreu, 127).
Uma mostra focada em filmes paranaenses faz parte do Olhar de Cinema. Nesta quarta, serão exibidos os curtas “Baobab”, Nada Ficou no Lugar”, “Prontuário nº 415361”, e “Terra Incógnita”, em um amplo panorama da produção no estado.
Quando: Dia 19/06, 18h30, no Cine Passeio Luz (R. Riachuelo, 410).
O filme que encerra a programação oficial do Olhar de Cinema traz uma produção documental. “Salão de Baile” acompanha pessoas queer periféricas e a cultura ballroom no Rio de Janeiro, em espaços que difundem arte e liberdade. Através da dança, os corpos ganham liberdade e resistem ao cerceamento e violência da sociedade, criando laços e fortalecendo uma coletividade. O filme será exibido em dois espaços: Cinemark Mueller e Cine Passeio.
Quando: 19/06, às 19h no Cinemark Mueller (Av. Cândido de Abreu, 127) e às 19h15 no Cine Passeio Ritz (R. Riachuelo, 410).
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Monster Summer, dirigido por David Henrie, é uma aventura de terror e mistério que vai trazer a narrativa de uma Noah (Mason Thames) e seus amigos que, após uma força misteriosa começa a atrapalhar a diversão de virão do grupo, eles se unem a um detetive policial aposentado, o Gene (Mel Gibson), para que juntos possam embarcar em uma emocionante aventura com a intenção de salvar sua ilha, que até então era calma e pacífica.
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Coringa 2, acompanhamos a sequência do longa sobre Arthur Fleck (Joaquin Phoenix), que trabalhava como palhaço para uma agência de talentos e precisou lidar desde sempre com seus problemas mentais. Vindo de uma origem familiar complicada, sua personalidade nada convencional o fez ser demitido do emprego, e, numa reação a essa e tantas outras infelicidades em sua vida, ele assumiu uma postura violenta – e se tornou o Coringa. A continuação se passa depois dos acontecimentos do filme de 2019, após ser iniciado um movimento popular contra a elite de Gotham City, revolução esta, que teve o Coringa como seu maior representante.