Dia do Cinema Nacional: confira opções para prestigiar no Olhar de Cinema

Salão de Baile. Foto: Reprodução.
Foto: Reprodução

O Dia do Cinema Nacional é celebrado nessa quarta-feira (19/06), e para comemorar, Curitiba tem uma série de opções. A data marca o último dia de exibições de filmes do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba. O evento trouxe para a capital paranaense mais de 80 produções brasileiras e internacionais. O destaque dos filmes nacionais foi grande, com dezenas de produções ganhando as telas e com participação de grandes nomes como Marcelo Gomes estreando no circuito brasileiro o “Retrato de Um Certo Oriente”.

O dia 19 de junho foi escolhido para comemorar a sétima arte nacional porque remete ao dia em que foram feitas as primeiras imagens em filme no país, no ano de 1898. O navio “Brésil” saiu da França tendo o italiano Afonso Segreto a bordo, que tinha encerrado um curso de operação cinematográfica. Ele capturou imagens da Baía de Guanabara no Rio de Janeiro.

Em 2024, a data é marcada por várias produções em cartaz nas telonas curitibanas. O Olhar de Cinema destaca o cinema nacional do início ao fim – literalmente: o longa que encerra o festival é “Salão de Baile”, de Juru e Vitã.

Confira quais filmes nacionais estão em cartaz e onde assisti-los em Curitiba:

Um Dia Antes de Todos os Outros

Um Dia Antes de Todos os Outros. Foto: Reprodução.

A Mostra Competitiva Brasileira apresenta esse filme de Fernanda Bond e Valentina Homem acompanhando diferentes gerações de mulheres. Enquanto Marli prepara a desocupação do apartamento onde trabalhou como cuidadora por anos, sua filha Sofia faz rimas com os amigos na comunidade onde vive. De forma sensível, o filme trata de sonhos, afetos e dinâmicas de poder.

Quando: 19/06, às 14h15, no Cine Passeio Luz (R. Riachuelo, 410).

Ouvidor

Ouvidor. Foto: Reprodução.

Participando da Mostra Foco, com o tema “Filme de Luta”, “Ouvidor” documenta a maior ocupação artística da América Latina. O espaço, no centro de São Paulo, mistura as possibilidades criativas dos artistas com discussões sobre luta por moradia. O filme é o primeiro longa dirigido por Matias Borgström.

Quando: 19/06, às 14h15, no Cine Passeio Ritz (R. Riachuelo, 410).

Povo do Coração da Terra

Povo do Coração da Terra. Foto: Divulgação.

Povo do Coração da Terra. Foto: Divulgação.

O média-metragem é assinado pelo Coletivo Ghahu’i Guyra, organizado pela comunidade Guarani e Kayowá de Tekohas Guayvyry. A partir das narrativas mitológicas dos Guarani, o filme “Povo do Coração da Terra” discute o direito à reza, ao cotidiano, ao plantio e à meditação dos povos originários, uma evocação criativa em busca de mudança.

Quando: 19/06, às 16h45, no Cine Passeio Ritz (R. Riachuelo, 410).

Cavaram Uma Cova No Meu Coração

Cavaram Uma Cova no Meu Coração. Foto: Reprodução.

Uma mineradora coloca em risco todo um bairro em Maceió, danificando casas para a extração de sal-gema. Um grupo de adolescentes pretende se posicionar contra o afundamento de seu espaço. O curta é dirigido por Ulisses Arthur.

Quando: 19/06, às 16h45, no Cine Passeio Ritz (R. Riachuelo, 410).

O Lado de Fora Fica Aqui Dentro

O Lado de Fora Fica Aqui Dentro. Foto: Reprodução.

Duas irmãs vivem em uma cidade industrial de Belo Horizonte nesse curta de Larissa Barbosa. O espaço e o encontro com outros moradores as fazem refletir sobre seus corpos e trabalhos, até o próprio acesso à cidade.

Quando: 19/06, às 16h45, no Cine Passeio Ritz (R. Riachuelo, 410).

A Guerra do Pente

A Guerra do Pente. Foto: Reprodução.

A Guerra do Pente. Foto: Reprodução.

Um curioso fato ocorrido nos anos 1950 em Curitiba inspirou esse filme, feito em 1986 por Nivaldo Lopes. A mostra estreia a cópia digitalizada do  filme que retrata dessa revolta popular. O média-metragem é um marco da “Geração Cinemateca” de diretores e realizadores de cinema, por trazer ainda um panorama social da época.

Quando: 19/06, às 17h30, no Cinemark Mueller (Av. Cândido de Abreu, 127).

Curtas da Mirada Paranaense

Baobab - Cred Reprodução

Baobab. Crédito: Reprodução.

Uma mostra focada em filmes paranaenses faz parte do Olhar de Cinema. Nesta quarta, serão exibidos os curtas “Baobab”, Nada Ficou no Lugar”, “Prontuário nº 415361”, e “Terra Incógnita”, em um amplo panorama da produção no estado.

Quando: Dia 19/06, 18h30, no Cine Passeio Luz (R. Riachuelo, 410).

Salão de Baile

Salão de Baile. Foto: Reprodução.

Salão de Baile. Foto: Reprodução.

O filme que encerra a programação oficial do Olhar de Cinema traz uma produção documental. “Salão de Baile” acompanha pessoas queer periféricas e a cultura ballroom no Rio de Janeiro, em espaços que difundem arte e liberdade. Através da dança, os corpos ganham liberdade e resistem ao cerceamento e violência da sociedade, criando laços e fortalecendo uma coletividade. O filme será exibido em dois espaços: Cinemark Mueller e Cine Passeio.

Quando: 19/06, às 19h no Cinemark Mueller (Av. Cândido de Abreu, 127) e às 19h15 no Cine Passeio Ritz (R. Riachuelo, 410).

Por Brunow Camman
19/06/2024 11h20

Artigos Relacionados

Cinema paranaense tem mostra exclusiva no Olhar de Cinema

Inovação e cultura movimentam Curitiba com centenas de atividades