
O Dia do Cinema Nacional é celebrado nessa quarta-feira (19/06), e para comemorar, Curitiba tem uma série de opções. A data marca o último dia de exibições de filmes do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba. O evento trouxe para a capital paranaense mais de 80 produções brasileiras e internacionais. O destaque dos filmes nacionais foi grande, com dezenas de produções ganhando as telas e com participação de grandes nomes como Marcelo Gomes estreando no circuito brasileiro o “Retrato de Um Certo Oriente”.
O dia 19 de junho foi escolhido para comemorar a sétima arte nacional porque remete ao dia em que foram feitas as primeiras imagens em filme no país, no ano de 1898. O navio “Brésil” saiu da França tendo o italiano Afonso Segreto a bordo, que tinha encerrado um curso de operação cinematográfica. Ele capturou imagens da Baía de Guanabara no Rio de Janeiro.
Em 2024, a data é marcada por várias produções em cartaz nas telonas curitibanas. O Olhar de Cinema destaca o cinema nacional do início ao fim – literalmente: o longa que encerra o festival é “Salão de Baile”, de Juru e Vitã.
Confira quais filmes nacionais estão em cartaz e onde assisti-los em Curitiba:

Um Dia Antes de Todos os Outros. Foto: Reprodução.
A Mostra Competitiva Brasileira apresenta esse filme de Fernanda Bond e Valentina Homem acompanhando diferentes gerações de mulheres. Enquanto Marli prepara a desocupação do apartamento onde trabalhou como cuidadora por anos, sua filha Sofia faz rimas com os amigos na comunidade onde vive. De forma sensível, o filme trata de sonhos, afetos e dinâmicas de poder.
Quando: 19/06, às 14h15, no Cine Passeio Luz (R. Riachuelo, 410).

Ouvidor. Foto: Reprodução.
Participando da Mostra Foco, com o tema “Filme de Luta”, “Ouvidor” documenta a maior ocupação artística da América Latina. O espaço, no centro de São Paulo, mistura as possibilidades criativas dos artistas com discussões sobre luta por moradia. O filme é o primeiro longa dirigido por Matias Borgström.
Quando: 19/06, às 14h15, no Cine Passeio Ritz (R. Riachuelo, 410).

Povo do Coração da Terra. Foto: Divulgação.
O média-metragem é assinado pelo Coletivo Ghahu’i Guyra, organizado pela comunidade Guarani e Kayowá de Tekohas Guayvyry. A partir das narrativas mitológicas dos Guarani, o filme “Povo do Coração da Terra” discute o direito à reza, ao cotidiano, ao plantio e à meditação dos povos originários, uma evocação criativa em busca de mudança.
Quando: 19/06, às 16h45, no Cine Passeio Ritz (R. Riachuelo, 410).

Cavaram Uma Cova no Meu Coração. Foto: Reprodução.
Uma mineradora coloca em risco todo um bairro em Maceió, danificando casas para a extração de sal-gema. Um grupo de adolescentes pretende se posicionar contra o afundamento de seu espaço. O curta é dirigido por Ulisses Arthur.
Quando: 19/06, às 16h45, no Cine Passeio Ritz (R. Riachuelo, 410).

O Lado de Fora Fica Aqui Dentro. Foto: Reprodução.
Duas irmãs vivem em uma cidade industrial de Belo Horizonte nesse curta de Larissa Barbosa. O espaço e o encontro com outros moradores as fazem refletir sobre seus corpos e trabalhos, até o próprio acesso à cidade.
Quando: 19/06, às 16h45, no Cine Passeio Ritz (R. Riachuelo, 410).

A Guerra do Pente. Foto: Reprodução.
Um curioso fato ocorrido nos anos 1950 em Curitiba inspirou esse filme, feito em 1986 por Nivaldo Lopes. A mostra estreia a cópia digitalizada do filme que retrata dessa revolta popular. O média-metragem é um marco da “Geração Cinemateca” de diretores e realizadores de cinema, por trazer ainda um panorama social da época.
Quando: 19/06, às 17h30, no Cinemark Mueller (Av. Cândido de Abreu, 127).

Baobab. Crédito: Reprodução.
Uma mostra focada em filmes paranaenses faz parte do Olhar de Cinema. Nesta quarta, serão exibidos os curtas “Baobab”, Nada Ficou no Lugar”, “Prontuário nº 415361”, e “Terra Incógnita”, em um amplo panorama da produção no estado.
Quando: Dia 19/06, 18h30, no Cine Passeio Luz (R. Riachuelo, 410).

Salão de Baile. Foto: Reprodução.
O filme que encerra a programação oficial do Olhar de Cinema traz uma produção documental. “Salão de Baile” acompanha pessoas queer periféricas e a cultura ballroom no Rio de Janeiro, em espaços que difundem arte e liberdade. Através da dança, os corpos ganham liberdade e resistem ao cerceamento e violência da sociedade, criando laços e fortalecendo uma coletividade. O filme será exibido em dois espaços: Cinemark Mueller e Cine Passeio.
Quando: 19/06, às 19h no Cinemark Mueller (Av. Cândido de Abreu, 127) e às 19h15 no Cine Passeio Ritz (R. Riachuelo, 410).

Data de Lançamento: 16 de outubro
The Mastermind centra sua história num audacioso assalto a uma obra de arte na Nova Inglaterra nos anos 1970, isto é, sob o pano de fundo da Guerra do Vietnã e do incipiente movimento feminista no país. JB Mooney (Josh O’Connor) era um carpinteiro desempregado que decide virar um ladrão amador de obras de arte. Enquanto o homem planeja seu primeiro grande crime e se prepara para realizá-lo, um mundo marcado por mudanças sociais e políticas se faz cada vez mais presente em sua jornada. As coisas, porém, saem do controle, virando sua vida de cabeça para baixo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em Conselhos de Um Serial Killer Aposentado, um escritor em bloqueio criativo chamado Keane vive um momento tenso em sua carreira e em seu casamento. Sem escrever um livro há quatro anos, de repente, ele se vê diante de um pedido de divórcio da esposa Suzie, cansada das desculpas e da falta de ambição do marido. Enquanto tenta vender um romance policial sobre serial killers, Keane é abordado por um homem misterioso chamado Kollmick, que se diz um assassino em série aposentado e oferece sua expertise para Keane. De repente, o jovem autor se envolve numa peculiar amizade com o estranho homem. Conselheiro literário à noite, de dia Kollmick, quase que por acidente, começa a atuar também como terapeuta matrimonial de Keane, ajudando o escritor a curar as feridas de seu relacionamento com Suzie. A desconfiada esposa, porém, passa a suspeitar que ela possa ser a próxima vítima do esquisito assassino.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O Bom Bandido (Roofman) se inspira na história real e inesperada de um assaltante chamado Jeffrey Manchester (Channing Tatum), que ficou conhecido como o “ladrão do telhado”, e seus esforços criativos de fugir da prisão. Jeffrey é um ex-oficial da Reserva do Exército dos EUA com dificuldades de se sustentar. Quando ele é pego roubando um McDonald’s para alimentar seus filhos, ele é pego, sentenciado e preso, mas rapidamente consegue escapar. Enquanto foge das autoridades, Manchester se abriga numa loja de brinquedos, onde se esconde atrás de uma parede. O tempo passa e a caça por ele se apazigua, o que deixa o caminho aberto para Jeffrey se aproximar da vendedora Leigh (Kirsten Dunst), por quem se apaixona e começa um romance. Uma série de dilemas se apresentam então para Jeffrey, enquanto Leigh permanece alheia à moradia improvisada do namorado na loja onde trabalha e ao histórico criminal do fugitivo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Último Rodeio, um montador de rodeio aposentado, conhecido como uma lenda da competição, arrisca tudo para salvar seu neto de um tumor agressivo no cérebro que exige uma cirurgia cara e invasiva que o seguro de saúde da família não cobre. De frente para seu doloroso passado e os medos da família, Joe Wainwright volta aos circuitos e entra numa competição de alto risco organizada pela liga profissional de montadores e aberta apenas para veteranos e antigos vencedores com um prêmio significativo em dinheiro. Como o competidor mais velho de todos os tempos, Joe volta a treinar e embarca numa jornada de reconciliação com feridas antigas e com a filha há muito afastada de sua vida. No caminho para essa desafiadora montaria, o ex-competidor descobre ainda o poder da fé e a verdadeira coragem que existe em lutar pela própria família.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O filme Eu e Meu Avô Nihonjin acompanha de perto a história de Noboru, um menino de 10 anos que resolve investigar a vida de seus antepassados. Por conta de sua descendência japonesa, ele busca saber sobre a origem migratória de sua família, e o único que pode ajudá-lo é seu avô, um senhor que evita falar do passado. No entanto, com a insistência do neto, a animação brasileira desenhada a mão com traços de desenhos típicos do Japão é tomada por uma série de conflitos, mostrando um homem que nunca quis deixar de ser japonês e uma criança que busca afirmar a sua identidade brasileira. No meio disso, Noboru descobre a existência de um tio que nunca havia conhecido.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Telefone Preto 2, a jornada do menino que fugiu parece só ter começado. Quatro anos após matar e escapar de seu sombrio sequestrador, Finney tenta viver uma vida normal sendo o único sobrevivente do macabro cativeiro d’O Pegador. Enquanto o jovem encontra dificuldade de superar seu trauma, sua obstinada irmã mais nova Gwen começa a receber chamadas do telefone preto em seus sonhos, tendo ainda pesadelos recorrentes com três garotos sendo perseguidos num acampamento chamado Alpine Lake. Decidida a investigar a origem dessas visões, Gwen convence Finney a visitar o local durante uma tempestade de neve. O que os irmãos descobrem é que existe uma ligação perturbadora entre a história de sua família e o assassino que os atormenta. Atrás de vingança, O Pegador não só ameaça Gwen, mas se torna ainda mais poderoso depois de morto, obrigando Finney a enfrentar um mal inimaginável.
Quando: 16 de outubro de 2025.