Dia da Ucrânia: evento tem abertura com peça de Denise Stoklos

Denise Stoklos. Foto: Leekyung Kim.
Foto: Leekyung Kim

A cultura ucraniana é celebrada no fim do mês com um grande evento. Um fim de semana dedicado aos imigrantes da Ucrânia e suas contribuições para a cidade tem evento de abertura com uma apresentação única. A atriz Denise Stoklos apresenta a peça “Abjeto – Sujeito: Clarice Lispector por Denise Stoklos” no dia 26 de julho, 20h, no Teatro da Reitoria. Ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla, com valores a partir de R$ 40 (promocional professores, estudantes, artistas e folcloristas).

O Dia da Ucrânia segue no sábado e domingo no Museu Oscar Niemeyer com intensa programação. Serão barracas típicas com artesanato, gastronomia, dança e música típicas. O evento tem entrada livre.

Stoklos

Descendente de ucranianos, Denise Stoklos homenageia outra figura importante da cultura nacional, ligada ao país europeu. Clarice Lispector nasceu na Ucrânia, e veio ainda criança para o Brasil. Aqui, construiu uma das mais relevantes carreiras da literatura nacional no século XX. Denise, leitora de Clarice desde a adolescência, intensificou suas pesquisas na obra da escritora a partir de uma provocação do dramaturgo Fauzi Arap. Anos depois, a atriz desenvolveu esse espetáculo.

Em cena, Denise explora o corpo, a voz e a emoção que as palavras literárias despertam na intérprete. Ela se inspira em obras como os romances “Água Viva” e “A Paixão Segundo G.H.”, o conto “A Quinta História” e a crônica “Vergonha de Viver”. Ainda na adolescência, Denise conheceu Clarice, e dessa mescla de estudo e vivência, lança uma interpretação muito particular da autora nesse espetáculo.

Dia da Ucrânia

Em sua quinta edição, o Dia da Ucrânia celebra as diferentes contribuições culturais dos ucranianos que vieram para o Brasil. Há mais de um século há registros de ucranianos vindo morar no Paraná, um dos estados que mais recebeu imigrantes daquele país. Desde 2015 essa presença é celebrada com a festa, realizada pela Sociedade Ucraniana no Brasil com o Grupo Folclórico Barvinok. Nos dias 27 e 28, no vão livre do MON, poderão ser apreciados desde bordados, porcelanas e pêssankas (os tradicionais ovos finamente decorados) até bolachas decoradas e o varenyky, massa cozida em formato de pastel recheado.

SERVIÇO – Dia da Ucrânia

Quando: 26, 27 e 28 de julho de 2024

Abertura – Espetáculo “Abjeto – Sujeito: Clarice Lispector por Denise Stoklos”: dia 26 de julho (sexta-feira), às 20h no Teatro da Reitoria (R. XV de Novembro, 1299)

Quanto: A partir de R$ 40, no site Sympla

5º Dia da Ucrânia em Curitiba – feira com artesanato, dança, música e gastronomia: dias 27 e 28 de julho, no vão livre do MON (R. Mal. Hermes, 999), das 10h às 18h

Quanto: Gratuito

Por Brunow Camman
15/07/2024 12h24

Artigos Relacionados

Cláudia Abreu traz monólogo sobre Virginia Woolf a Curitiba

Cineasta camaronês vem a Curitiba em mostra de filmes africanos