A cultura ucraniana é celebrada no fim do mês com um grande evento. Um fim de semana dedicado aos imigrantes da Ucrânia e suas contribuições para a cidade tem evento de abertura com uma apresentação única. A atriz Denise Stoklos apresenta a peça “Abjeto – Sujeito: Clarice Lispector por Denise Stoklos” no dia 26 de julho, 20h, no Teatro da Reitoria. Ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla, com valores a partir de R$ 40 (promocional professores, estudantes, artistas e folcloristas).
O Dia da Ucrânia segue no sábado e domingo no Museu Oscar Niemeyer com intensa programação. Serão barracas típicas com artesanato, gastronomia, dança e música típicas. O evento tem entrada livre.
Descendente de ucranianos, Denise Stoklos homenageia outra figura importante da cultura nacional, ligada ao país europeu. Clarice Lispector nasceu na Ucrânia, e veio ainda criança para o Brasil. Aqui, construiu uma das mais relevantes carreiras da literatura nacional no século XX. Denise, leitora de Clarice desde a adolescência, intensificou suas pesquisas na obra da escritora a partir de uma provocação do dramaturgo Fauzi Arap. Anos depois, a atriz desenvolveu esse espetáculo.
Em cena, Denise explora o corpo, a voz e a emoção que as palavras literárias despertam na intérprete. Ela se inspira em obras como os romances “Água Viva” e “A Paixão Segundo G.H.”, o conto “A Quinta História” e a crônica “Vergonha de Viver”. Ainda na adolescência, Denise conheceu Clarice, e dessa mescla de estudo e vivência, lança uma interpretação muito particular da autora nesse espetáculo.
Em sua quinta edição, o Dia da Ucrânia celebra as diferentes contribuições culturais dos ucranianos que vieram para o Brasil. Há mais de um século há registros de ucranianos vindo morar no Paraná, um dos estados que mais recebeu imigrantes daquele país. Desde 2015 essa presença é celebrada com a festa, realizada pela Sociedade Ucraniana no Brasil com o Grupo Folclórico Barvinok. Nos dias 27 e 28, no vão livre do MON, poderão ser apreciados desde bordados, porcelanas e pêssankas (os tradicionais ovos finamente decorados) até bolachas decoradas e o varenyky, massa cozida em formato de pastel recheado.
Quando: 26, 27 e 28 de julho de 2024
Abertura – Espetáculo “Abjeto – Sujeito: Clarice Lispector por Denise Stoklos”: dia 26 de julho (sexta-feira), às 20h no Teatro da Reitoria (R. XV de Novembro, 1299)
Quanto: A partir de R$ 40, no site Sympla
5º Dia da Ucrânia em Curitiba – feira com artesanato, dança, música e gastronomia: dias 27 e 28 de julho, no vão livre do MON (R. Mal. Hermes, 999), das 10h às 18h
Quanto: Gratuito
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Monster Summer, dirigido por David Henrie, é uma aventura de terror e mistério que vai trazer a narrativa de uma Noah (Mason Thames) e seus amigos que, após uma força misteriosa começa a atrapalhar a diversão de virão do grupo, eles se unem a um detetive policial aposentado, o Gene (Mel Gibson), para que juntos possam embarcar em uma emocionante aventura com a intenção de salvar sua ilha, que até então era calma e pacífica.
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Coringa 2, acompanhamos a sequência do longa sobre Arthur Fleck (Joaquin Phoenix), que trabalhava como palhaço para uma agência de talentos e precisou lidar desde sempre com seus problemas mentais. Vindo de uma origem familiar complicada, sua personalidade nada convencional o fez ser demitido do emprego, e, numa reação a essa e tantas outras infelicidades em sua vida, ele assumiu uma postura violenta – e se tornou o Coringa. A continuação se passa depois dos acontecimentos do filme de 2019, após ser iniciado um movimento popular contra a elite de Gotham City, revolução esta, que teve o Coringa como seu maior representante.