Para chegar ao copo, a cerveja passa por um longo processo. A bebida, tão amada que ganhou seu próprio dia, conta com muitas versões, mas algumas etapas costumam ser as mesmas na hora da produção. Para comemorar o Dia Internacional da Cerveja (toda primeira sexta-feira de agosto), o Curitiba Cult visitou a fábrica da Bastards Brewery para apresentar um pouco da elaboração das cervejas.
Tudo começa na seleção dos ingredientes. “Cada estilo tem um parâmetro”, explica o mestre-cervejeiro Bakaus. “A levedura é meio base: ou Ale ou Lager”. Logo no início, já se vai definindo como será o resultado da bebida. “Para chegar nesse final, são os ingredientes que você vai escolher. Por exemplo: quero uma cerveja lupulada com aroma de pinho, então busco lúpulos específicos para esse tipo de resultado, como os que puxam para o amadeirado, para o floral”.
A seleção de ingredientes influencia também o gosto e o sabor. “A lupulagem que você vai colocar vai gerar ponto de amargor, de cor”, explica. Mas isso pode variar também com outros ingredientes: “Uma oatmeal stout leva aveia. Uma dry stout vai ter a mesma cor escura, mas não vai aveia, o sabor vai ser outro, não vai ter uma espuma tão cremosa”. O uso de maltes também influencia o sabor. Algumas chegam a dar aromas como de café ou até caramelo, sem precisar adicionar esses ingredientes, e sim os maltes corretos.
O processo começa com a moagem do malte. Na fábrica da Bastards, o malte desce por um silo até a primeira parte do cozimento. Ali, são extraídos os açúcares, e o tempo e a temperatura também mudam as características desses açúcares. Depois, é separada a água com açúcares do malte, formando o mosto, que leva mais água. Aí acontece a fervura.
“Entra aí a lupulagem de amargor e de aroma”, conta o mestre-cervejeiro. O mosto açucarado, resultado da fervura, gera o álcool da cerveja. Então, passa pela respiração do CO2. Depois dessa etapa, terminando a fermentação, vai para a maturação. “Desce a temperatura e fica decantando, descansando. O lúpulo, a levedura, alguma proteína que ainda possa ter sobrado, vão para baixo, separando da cerveja”, completa. Ali, a cerveja pode passar dias de maturação. Como saber o tempo certo para tirar da maturação? “A gente sabe provando”, afirma. Com a cerveja pronta, ela vai para envase, ganhando os rótulos criados pela equipe da Bastards.
Quem quer acompanhar esse processo, pode participar dos Tours na cervejaria. Mensalmente, a Bastards organiza visitas guiadas, que apresentam esse processo. Nas redes sociais, anunciam as próximas datas: em agosto, tem uma agendada pra o dia 24. O passeio tem a versão Vira-Lata, que inclui a degustação de três cervejas ao final do tour e um kit com copo, botton, chaveiro e uma lata. Outra opção é o Bulldog, pacote que traz, além dos benefícios anteriores, um almoço ou happy hour.
A Bastards Brewery completa dez anos nesse fim de semana. A cervejaria curitibana foi criada pelos sócios Francisco Seegmuller, Richard Buschman e Humberto Gonçalves. O trio, apaixonado pela cultura cervejeira, começou a fazer receitas originais com ingredientes selecionados, de alta qualidade. Para cada rótulo, é criado um personagem, que representa o estilo de cada cerveja.
A festa do domingo (04/08) contará com um lançamento exclusivo, entre várias outras atrações. Todos os chopes da marca saem por R$ 20 no evento. Shows de rock, espaço kids, brincadeiras para adultos (valendo prêmios em chope), comidinhas e a presença dos personagens Joselito e Boça, do programa “Hermes & Renato” completam o aniversário da Bastards.
Data de Lançamento: 15 de agosto
Princesa Adormecida é um longa dirigido por Claudio Boeckel e trata-se da segunda adaptação dos livros Princesas Modernas, de Paula Pimenta (Cinderela Pop). A trama irá conta sobre Rosa (Pietra Quintela), uma adolescente, que assim como qualquer outra, sonha em ter a sua liberdade e independência. No entanto, essa conquista fica sendo apenas um sonho, uma vez que seus três tios que a criaram como uma filha, Florindo (Aramis Trindade), Fausto (Claudio Mendes) e Petrônio (René Stern), superprotegem a menina a todo custo, não permitindo que ela viva as experiências que a adolescência traz. Quando Rosa completa seus 15 anos, ela descobre que o mundo ao qual ela pertence, na verdade é um sonho, e o mundo com o qual ela sonhava, é a sua verdadeira realidade. Rosa é uma princesa de um país distante e, por isso, sua vida pode estar em perigo. Rosa é mais que uma simples jovem que vai à escola e se diverte com sua melhor amiga e troca mensagens com o seu crush. Um mistério do passado volta à tona e uma vilã vingativa coloca sua vida em perigo.
Data de Lançamento: 15 de agosto
Dirigido por Fede Álvarez, Alien: Romulus é um thriller de ficção científica que retorna às raízes da franquia de sucesso Alien, o 8º Passageiro (1979). Ambientado entre os eventos do filme de 1979 e Aliens, O Resgate (1986), a trama acompanha um grupo de jovens colonizadores espaciais que se aventuram nas profundezas de uma estação espacial abandonada. Lá, eles descobrem uma forma de vida aterrorizante, forçando-os a lutar desesperadamente por sua sobrevivência. O elenco inclui Cailee Spaeny, David Jonsson, Archie Renaux e Isabela Merced. A produção é assinada por Ridley Scott, enquanto o roteiro é de autoria do próprio Álvarez, baseado nos personagens criados por Dan O’Bannon e Ronald Shusett. Com essa nova abordagem, o filme busca resgatar a atmosfera claustrofóbica e o terror psicológico que consagraram a franquia, prometendo agradar tanto aos fãs antigos quanto aos novos espectadores.
Data de Lançamento: 15 de agosto
Meu Filho, Nosso Mundo, longa dramático do renomado diretor Tony Goldwyn, irá acompanhar o comediante de stand-up, com casamento e carreira falidos, Max Bernal (Bobby Cannavale) e por conta dessas complicações da sua vida, ele convive com o seu pai, Stan (Robert De Niro). Max têm um filho de 11 anos, chamado Ezra (William A. Fitzgerald), junto com a sua ex-esposa, Jenna (Rose Byrne), com quem vive brigando sobre a melhor maneira de criar o menino, uma vez que o mesmo é diagnosticado com o espectro autista. Cansado de ser forçado a confrontar decisões difíceis sobre o futuro do filho e decidido a mudar o rumo do jogo, Max parte com Ezra em uma viagem de carro cross-country para encontrar um lugar onde possam ser felizes, algo que resulta em um impacto transcendente em suas vidas e na relação íntima de pai e filho.
Data de Lançamento: 15 de agosto
Protagonizado por Haley Bennett e dirigido por Thomas Napper, o A Viúva Clicquot apresenta a história de Barbe-Nicole Ponsardin – uma viúva de 27 anos que depois da morte prematura do marido – desrespeita as convenções legais e assume os negócios de vinho que mantinham juntos. Sem apoio, ela passa a conduzir a empresa e a tomar decisões políticas e financeiras desafiando todos os críticos da época ao mesmo tempo em que revolucionava a indústria de Champagne ao se tornar uma das primeiras empresárias do ramo no mundo. Hoje, a marca Veuve Clicquot é uma das mais reconhecidas e premiadas do setor e sua ousadia já a sustenta por 250 anos de história.