Dia da Cerveja (02/08): saiba como é a produção de cerveja

Bastards Brewery. Foto: Val Lemes/Curitiba Cult.
Foto: Val Lemes/Curitiba Cult

Para chegar ao copo, a cerveja passa por um longo processo. A bebida, tão amada que ganhou seu próprio dia, conta com muitas versões, mas algumas etapas costumam ser as mesmas na hora da produção. Para comemorar o Dia Internacional da Cerveja (toda primeira sexta-feira de agosto), o Curitiba Cult visitou a fábrica da Bastards Brewery para apresentar um pouco da elaboração das cervejas.

Tudo começa na seleção dos ingredientes. “Cada estilo tem um parâmetro”, explica o mestre-cervejeiro Bakaus. “A levedura é meio base: ou Ale ou Lager”. Logo no início, já se vai definindo como será o resultado da bebida. “Para chegar nesse final, são os ingredientes que você vai escolher. Por exemplo: quero uma cerveja lupulada com aroma de pinho, então busco lúpulos específicos para esse tipo de resultado, como os que puxam para o amadeirado, para o floral”.

Ingredientes

A seleção de ingredientes influencia também o gosto e o sabor. “A lupulagem que você vai colocar vai gerar ponto de amargor, de cor”, explica. Mas isso pode variar também com outros ingredientes: “Uma oatmeal stout leva aveia. Uma dry stout vai ter a mesma cor escura, mas não vai aveia, o sabor vai ser outro, não vai ter uma espuma tão cremosa”. O uso de maltes também influencia o sabor. Algumas chegam a dar aromas como de café ou até caramelo, sem precisar adicionar esses ingredientes, e sim os maltes corretos.

O processo começa com a moagem do malte. Na fábrica da Bastards, o malte desce por um silo até a primeira parte do cozimento. Ali, são extraídos os açúcares, e o tempo e a temperatura também mudam as características desses açúcares. Depois, é separada a água com açúcares do malte, formando o mosto, que leva mais água. Aí acontece a fervura.

Entra aí a lupulagem de amargor e de aroma”, conta o mestre-cervejeiro. O mosto açucarado, resultado da fervura, gera o álcool da cerveja. Então, passa pela respiração do CO2. Depois dessa etapa, terminando a fermentação, vai para a maturação. “Desce a temperatura e fica decantando, descansando. O lúpulo, a levedura, alguma proteína que ainda possa ter sobrado, vão para baixo, separando da cerveja”, completa. Ali, a cerveja pode passar dias de maturação. Como saber o tempo certo para tirar da maturação? “A gente sabe provando”, afirma. Com a cerveja pronta, ela vai para envase, ganhando os rótulos criados pela equipe da Bastards.

Tour

Quem quer acompanhar esse processo, pode participar dos Tours na cervejaria. Mensalmente, a Bastards organiza visitas guiadas, que apresentam esse processo. Nas redes sociais, anunciam as próximas datas: em agosto, tem uma agendada pra o dia 24. O passeio tem a versão Vira-Lata, que inclui a degustação de três cervejas ao final do tour e um kit com copo, botton, chaveiro e uma lata. Outra opção é o Bulldog, pacote que traz, além dos benefícios anteriores, um almoço ou happy hour.

Uma década de produção

A Bastards Brewery completa dez anos nesse fim de semana. A cervejaria curitibana foi criada pelos sócios Francisco Seegmuller, Richard Buschman e Humberto Gonçalves. O trio, apaixonado pela cultura cervejeira, começou a fazer receitas originais com ingredientes selecionados, de alta qualidade. Para cada rótulo, é criado um personagem, que representa o estilo de cada cerveja.

A festa do domingo (04/08) contará com um lançamento exclusivo, entre várias outras atrações. Todos os chopes da marca saem por R$ 20 no evento. Shows de rock, espaço kids, brincadeiras para adultos (valendo prêmios em chope), comidinhas e a presença dos personagens Joselito e Boça, do programa “Hermes & Renato” completam o aniversário da Bastards.

Por Brunow Camman
02/08/2024 17h00

Artigos Relacionados

Bastards comemora 10 anos em festa com personagens de Hermes & Renato

Dia da Cerveja (02/08): 05 bares com promoções para brindar