
Há dez anos, o cenário roqueiro de Curitiba mudou com a chegada de um nome de peso no cenário mundial do entretenimento. A inauguração do Hard Rock Cafe Curitiba aconteceu em 2015, trazendo um palco para artistas locais, nacionais e internacionais no coração do Batel. Uma década de histórias e muito rock marcam a trajetória do espaço, que já foi eleito pela própria rede como melhor Hard Rock Cafe do mundo.
“Em 2023, a unidade Curitiba recebeu o prêmio Take Back The Night melhor franquia do mundo em grandes eventos e retomada financeira pós pandemia”, comentou o proprietário do Hard Rock da capital paranaense, Rafael Magosso. “Até o momento mantemos o título e meu trabalho diário como líder é explicar aos 150 funcionários que eu chamo de banda que ‘chegar ao título é fácil, nosso compromisso é manter’”.
O Hard Rock Cafe Curitiba passou a ser planejado em 2014, quando Magosso formou um grupo de investidores, cuja equipe gerencial multidisciplinar se manteve até a inauguração em 2015. Em pouco tempo, conquistou não só o público local como de fora: mais de 3 milhões de pessoas já visitaram o cafe. O proprietário revela que 75% do fluxo da casa é de turistas. Marcas de renome mundial também notaram o espaço, que contou com ações do UFC, Harley-Davidson e Mini Cooper, entre outros.
Mas trazer para Curitiba uma marca mundial não foi tão simples. Há todo um padrão mundial a ser seguido pelo Hard Rock Cafe, da cozinha à estrutura. Estabelecer essa cultura internamente é essencial para conquistar o público. “Meu maior desafio foi posicionar o Hard Rock Cafe como efetivamente o que ele é: um restaurante familiar com Rock and Roll ao vivo 365 dias por anos em suas 24 horas de funcionamento, sejam 15 horas abertas ao público ou seja no refeitório, durante a faxina ou vestiário. Sim, funcionário aqui é roqueiro também. Faz parte da cultura organizacional”, explicou o proprietário.
E como surgiu esse nome? O primeiro Hard Rock Cafe é de 1971, em Londres (Inglaterra). Isaac Tigrett e Peter Morton queriam encontrar um bom hambúrguer estadunidense nas terras da Rainha. Sem sucesso, resolveram abrir seu próprio espaço. Em pouco tempo, grandes artistas passaram a frequentar o espaço, e a primeira unidade nos Estados Unidos foi em Los Angeles.
O primeiro show em um Hard Rock foi o da Inglaterra, com ninguém mais, ninguém menos do que Paul McCartney e Wings, em 1973. Em pouco tempo, grandes nomes do rock também ficaram amigos dos donos. Eric Clapton pediu para colocar uma guitarra sua no bar, marcando seu lugar favorito. Assim, nasceu a tradição do Hard Rock de exibir em todas as unidades itens exclusivos de ícones da música.
Em Curitiba, há itens exclusivos que foram de grandes nomes da música. “Tenho clientes que reservam a mesa onde está exposto o violão do David Gilmour”, conta Magosso. O Hard Rock Cafe da capital paranaense conta ainda com um terno de John Lennon avaliado em US$ 6 milhões, discos de ouro, guitarras autografadas por Carlos Santana e Keith Richards e muitos outros. “Amo o que costumo chamar de meu ‘centro espírita do rock particular’, pois a roupa de Michael Jackson está por lá!”, brinca.

Marky Ramone no Hard Rock Cafe Curitiba. Foto: Arquivo pessoal.
A unidade curitibana também já foi palco de shows internacionais e nacionais de peso. Marky Ramone, Supla, Eddie Pimentel (guitarrista do Eric Clapton) e Tim “Ripper” Owens (ex-vocalista do Judas Priest) se apresentaram por lá. E outros tantos músicos e artistas, que mesmo vindo a Curitiba para tocar em outros espaços, passaram lá no Hard Rock Cafe para jantar, de Thiaguinho e Marília Mendonça até Tico Santa Cruz, Dinho Ouro Preto e Donavon Frankenheiter.
A cena local também tem espaço no Hard Rock Cafe Curitiba. “Hoje tenho mais de 500 bandas cadastradas e de três a cinco novas pedindo oportunidade por dia”, revela Magosso. “Produzo mais de mil shows por ano e o negócio se transformou em uma ‘usina de rock and roll’”. Eventos como Carnaval – que em 2025 contou com três palcos e 12 atrações – ampliam as oportunidades das bandas curitibanas de ocupar o local.
E, apesar do cafe no nome, o cardápio vai muito além. O “cafe” se refere ao estilo do espaço, quando surgiu lá nos anos 1970. Já o menu do restaurante passeia por referências estadunidenses amplas e saborosas. Sanduíches são grande destaque, mas as porções de asinhas de frango apimentadas são lendárias. Cortes de carne como costelinha suína e sobremesas típicas como torta de maçã complementam as pedidas, que seguem o padrão mundial da marca.
Para Magosso, os dez anos de Hard Rock Cafe Curitiba representam uma consolidação tanto do rock na cidade quanto da paixão pela marca. Diversos acontecimentos marcaram essa década, até fatos muito pessoais, como o proprietário ter celebrado um Réveillon no bar com o filho de 14 dias. Outros, chegaram a mudar a rotina da cidade: “Escoltar com 100 motocicletas Harley-Davidson a guitarra externa de 13 metros de Maringá a Curitiba e abençoa-la na Pedreira Paulo Leminsky com mais de 10 mil pessoas, ter feito uma festa a fantasia sobre personagens do Rock com mais de 1.100 clientes vestidos, construir um hospital oncopediatrico através da doação de grandes noites fechadas e agora, 2025, doar um milhão de reais ao Hospital Pequeno Príncipe em evento chamado “Luta do Milhão”. Ou seja, os que vieram e os que virão.”

Data de Lançamento: 16 de outubro
The Mastermind centra sua história num audacioso assalto a uma obra de arte na Nova Inglaterra nos anos 1970, isto é, sob o pano de fundo da Guerra do Vietnã e do incipiente movimento feminista no país. JB Mooney (Josh O’Connor) era um carpinteiro desempregado que decide virar um ladrão amador de obras de arte. Enquanto o homem planeja seu primeiro grande crime e se prepara para realizá-lo, um mundo marcado por mudanças sociais e políticas se faz cada vez mais presente em sua jornada. As coisas, porém, saem do controle, virando sua vida de cabeça para baixo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em Conselhos de Um Serial Killer Aposentado, um escritor em bloqueio criativo chamado Keane vive um momento tenso em sua carreira e em seu casamento. Sem escrever um livro há quatro anos, de repente, ele se vê diante de um pedido de divórcio da esposa Suzie, cansada das desculpas e da falta de ambição do marido. Enquanto tenta vender um romance policial sobre serial killers, Keane é abordado por um homem misterioso chamado Kollmick, que se diz um assassino em série aposentado e oferece sua expertise para Keane. De repente, o jovem autor se envolve numa peculiar amizade com o estranho homem. Conselheiro literário à noite, de dia Kollmick, quase que por acidente, começa a atuar também como terapeuta matrimonial de Keane, ajudando o escritor a curar as feridas de seu relacionamento com Suzie. A desconfiada esposa, porém, passa a suspeitar que ela possa ser a próxima vítima do esquisito assassino.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O Bom Bandido (Roofman) se inspira na história real e inesperada de um assaltante chamado Jeffrey Manchester (Channing Tatum), que ficou conhecido como o “ladrão do telhado”, e seus esforços criativos de fugir da prisão. Jeffrey é um ex-oficial da Reserva do Exército dos EUA com dificuldades de se sustentar. Quando ele é pego roubando um McDonald’s para alimentar seus filhos, ele é pego, sentenciado e preso, mas rapidamente consegue escapar. Enquanto foge das autoridades, Manchester se abriga numa loja de brinquedos, onde se esconde atrás de uma parede. O tempo passa e a caça por ele se apazigua, o que deixa o caminho aberto para Jeffrey se aproximar da vendedora Leigh (Kirsten Dunst), por quem se apaixona e começa um romance. Uma série de dilemas se apresentam então para Jeffrey, enquanto Leigh permanece alheia à moradia improvisada do namorado na loja onde trabalha e ao histórico criminal do fugitivo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Último Rodeio, um montador de rodeio aposentado, conhecido como uma lenda da competição, arrisca tudo para salvar seu neto de um tumor agressivo no cérebro que exige uma cirurgia cara e invasiva que o seguro de saúde da família não cobre. De frente para seu doloroso passado e os medos da família, Joe Wainwright volta aos circuitos e entra numa competição de alto risco organizada pela liga profissional de montadores e aberta apenas para veteranos e antigos vencedores com um prêmio significativo em dinheiro. Como o competidor mais velho de todos os tempos, Joe volta a treinar e embarca numa jornada de reconciliação com feridas antigas e com a filha há muito afastada de sua vida. No caminho para essa desafiadora montaria, o ex-competidor descobre ainda o poder da fé e a verdadeira coragem que existe em lutar pela própria família.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O filme Eu e Meu Avô Nihonjin acompanha de perto a história de Noboru, um menino de 10 anos que resolve investigar a vida de seus antepassados. Por conta de sua descendência japonesa, ele busca saber sobre a origem migratória de sua família, e o único que pode ajudá-lo é seu avô, um senhor que evita falar do passado. No entanto, com a insistência do neto, a animação brasileira desenhada a mão com traços de desenhos típicos do Japão é tomada por uma série de conflitos, mostrando um homem que nunca quis deixar de ser japonês e uma criança que busca afirmar a sua identidade brasileira. No meio disso, Noboru descobre a existência de um tio que nunca havia conhecido.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Telefone Preto 2, a jornada do menino que fugiu parece só ter começado. Quatro anos após matar e escapar de seu sombrio sequestrador, Finney tenta viver uma vida normal sendo o único sobrevivente do macabro cativeiro d’O Pegador. Enquanto o jovem encontra dificuldade de superar seu trauma, sua obstinada irmã mais nova Gwen começa a receber chamadas do telefone preto em seus sonhos, tendo ainda pesadelos recorrentes com três garotos sendo perseguidos num acampamento chamado Alpine Lake. Decidida a investigar a origem dessas visões, Gwen convence Finney a visitar o local durante uma tempestade de neve. O que os irmãos descobrem é que existe uma ligação perturbadora entre a história de sua família e o assassino que os atormenta. Atrás de vingança, O Pegador não só ameaça Gwen, mas se torna ainda mais poderoso depois de morto, obrigando Finney a enfrentar um mal inimaginável.
Quando: 16 de outubro de 2025.