Em sua despedida, Daniel Day-Lewis não esteve em sua melhor interpretação. Mas, possivelmente, deu vida ao seu personagem mais complexo. Protagonista de Trama Fantasma, Reynolds Woodcock nos oferece um estudo impecável sobre a psique humana, com a queda progressiva das máscaras e a ascensão de suas fragilidades. É difícil, inclusive, definir a temática ou o real propósito do novo longa de Paul Thomas Anderson. Nos basta criar as próprias interpretações.
Woodcock, renomado costureiro, veste a realeza e as personalidades britânicas nos anos 50 junto de sua irmã Cyril, interpretada pela imponente Lesley Manville. Logo em uma das primeiras cenas do filme, acompanhamos como a lógica de trabalho funciona. Charmoso até conseguir o que deseja, Woodcock conquista suas musas com a aparente intenção de fazer com que elas entreguem o seu máximo no trabalho, sendo seus fantoches. Ao ponto que o profissionalismo começa a ser comprometido por conta da emoção, é hora de buscar uma substituta.
E a substituta da vez é Alma, vivida pela brilhante Vicky Krieps, que representa a força motriz da história. Inicialmente inofensiva, o novo troféu de Woodcock faz o que nenhuma mulher ousou tentar antes: entender e desvendar o seu ‘mestre’. A partir disso, se desenvolvem diversas camadas a respeito dos dois personagens principais. Que passam a desenvolver uma relação destrutiva em que os papéis de “dominador” e “dominado” se invertem constantemente.
Com uma condução certeira, Paul Thomas Anderson realiza um trabalho meticuloso e provocante. Deixando durante toda a projeção um ar estranho e um suspense que se desenvolve em trivialidades. O tom da narrativa, reforçado pela trilha sonora precisa de Johnny Greenwood, também indica um humor negro na crítica realizada ao modelo de perfeição da moda, com diálogos hilários que fazem o espectador julgar o próprio riso.
Riso que vem, também, do próprio Daniel Day-Lewis, que entrega uma personalidade facilmente irritável. Capaz de se alterar por conta do barulho de talheres na mesa do café da manhã, que “perturbam sua paz”. O fascínio nesse personagem, no entanto, está na forma como o roteiro deixa transparecer seus pontos fracos.
Emocionalmente afastado de qualquer sentimento real, Woodcock se vê eternamente apegado a figura da mãe, já falecida, supostamente o “fantasma”. Mesmo que as informações sobre ela não sejam claras, a forma como o protagonista se vê diante de outras mulheres indica dependência e necessidade de se ver na posição de fragilidade, de filhote indefeso. O que explica sua admiração pela irmã Cyril, mesmo que essa o trate de forma ríspida na maior parte das vezes, e seu apego crescente com a provocativa Alma. Outro ponto interessante está na imaturidade de Woodcock, tão seguro e ameaçador, mas incapaz de conversar francamente com alguém; com resoluções de problemas.
Compondo o trio principal, Vicky Krieps e Lesley Manville conseguem, através de uma expressividade sutil, entregar a imagem de suas mulheres que representam opostos, mas são igualmente poderosas e desafiadoras. A primeira sendo constantemente intrigante e provocativa, nunca se deixando dominar por completo. E a segunda com a sua força e presença quase inabaláveis.
Trama Fantasma é intenso, doentio e suficientemente abstrato para nos fazer duvidar das intenções reais do roteiro, dos personagens e do sentimento que move a história. Alcançando um misto entre o charme e a sensação de repugnância, Paul Thomas Anderson cria, mais uma vez, algo que só ele seria capaz de fazer.
*Crítica escrita por Gabriel Belo do Pós-créditos*
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
As Linhas da Mão é um longa documental sobre encontros imprevisíveis que fez Viviane de Cássia Ferreira, uma artista brasileira de cinquenta anos, falar sobre a sua experiência e vivência com a loucura. O longa reúne músicas, conversas e performances que, juntos, abrem uma discussão política da arte, assim como estereótipos do que é a loucura no mundo atual.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Lucía tem 6 anos e é uma menina transexual que seus colegas continuam chamando pelo antigo nome. Querendo fugir daquele ambiente, ela só quer a chegada do verão para deixar para trás o inferno que sofre na escola. Mas, sua mãe tentará esconder sua situação na cidade para se desconectar e poder ficar calma. Os desejos de ambas não demorarão a se complicar durante alguns meses que mudarão suas vidas.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Nesta animação, Beckett (Mo Gilligan) é um gato mimado que não reconhece a sorte que ao ser resgatado e acolhido por Rose (Simone Ashley), uma estudante apaixonada e de bom coração. Mas sua rotina sofre mudanças quando ele perde sua nona vida e o destino entra em cena para colocá-lo em uma jornada transformadora.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
A relação entre Eugenie, uma conceituada cozinheira, e Dodin, para quem trabalha há 20 anos. Cada vez mais apaixonados um pelo outro, seu vínculo se transforma em um romance e dá origem a pratos deliciosos que impressionam até mesmo os chefs mais conceituados. Quando Dodin se depara com a relutância de Eugenie em se comprometer com ele, ele decide começar a cozinhar para ela.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Baseado em experiências reais de quase morte, o longa de Stephen Gray e Chris Radtke explora a vida após a morte com a orientação de best-sellers do New York Times, especialistas, médicos e sobreviventes que ajudam a lançar uma luz sobre o que nos espera.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Nesta sequência da franquia Ghostbusters, a família Spengler retorna para onde tudo começou: a famosa estação de bombeiros em Nova York. Eles pretendem se unir com os caça-fantasmas originais que desenvolveram um laboratório ultra secreto de pesquisa para levar a caça aos fantasmas a outro nível, mas quando a descoberta de um artefato antigo libera uma grande força do mal, os Ghostbusters das duas gerações precisam juntar as forças para proteger suas casas e salvar o mundo de uma segunda Era do Gelo.
Data de Lançamento: 11 de abril de 2024
Evidências do Amor é um filme brasileiro de comédia romântica dirigido por Pedro Antônio Paes e inspirado na música Evidências, composta por José Augusto e Paulo Sérgio Valle e lançada pela dupla Chitãozinho & Xororó. A história acompanha um casal, Marco Antônio (Fábio Porchat) e Laura (Sandy) que se apaixonam após cantarem a música juntos em um karaokê. Em meio a muitos altos e baixos, o casal acaba terminando, mas todas as vezes em que escuta Evidências, Marco automaticamente se lembra de cada discussão que teve com a ex. Determinado a se livrar dessas lembranças indesejadas, ele inicia uma jornada para superar Laura e seguir em frente com sua vida.