Designer carioca leva exposição minimalista e artesanal ao MON

Foto: Alessandro Vieira.

Na próxima sexta-feira (19), o Museu Oscar Niemeyer abre ao público a exposição “Forma e Matéria”, da designer brasileira Claudia Moreira Salles. São 44 obras, com 3 inéditas, que trazem o processo criativo e artesanal de peças de mobiliário, objetos e luminárias que flertam entre o design autoral e o minimalismo construtivo. A mostra ficará em cartaz até o dia 13 de março de 2022.

As obras contam a trajetória da estética contemporânea e artesanal da designer, com peças criadas dos anos de 1990 até os dias de hoje, sem seguir ordem cronológica. A carreira de Claudia traz materiais como madeira, pedra bruta, mármore, metal e fibra, em adaptações de móveis e objetos como mesas de centro, mancebos, poltronas, mesas, bancos, carrinho de chá (que não tem pregos nem parafusos), luminárias e objetos como fruteiras, castanheiras, entre outros.

Nas paredes da sala, é possível acompanhar o processo criativo da artista a partir da exposição dos processos de concepção das peças, com ilustrações, croquis e fotos de maquetes. “Ao observar essas informações, o visitante pode compreender o caminho percorrido até que a peça se materialize e entender que as ideias nem sempre começam e terminam iguais”, explica ela.

Claudia Moreira Salles é designer formada, em 1978, pela Escola Superior de Desenho Industrial do Rio de Janeiro. Trabalhou no Instituto de Desenho Industrial do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e atuou na equipe de designer da Escriba (indústria de móveis).

Aos poucos começou a se dedicar a projetos mais artesanais e autorais, especialmente com a madeira. Primeiramente, criou peças para a Nanni Movelaria e, mais tarde, passou a desenhar móveis para Etel Carmona. Com o tempo, estendeu a colaboração com outras marcas, como Casa 21, Firma Casa, Dpot, Riva, Bertolucci e Lumini. Fora do Brasil, a designer é representada pela Espasso, com sede em Nova York (EUA).

Por Julia Schneider
16/11/2021 11h13

Artigos Relacionados

Natal Disney com Mickey e Amigos estreia em shopping de Curitiba

Com cuidados, estufa do Jardim Botânico reabre para visitas