De Stonewall aos dias de hoje: por que 28 de junho é dia internacional do orgulho LGBTQIA+

Foto: Eduardo Anizelli

28 de junho é uma data celebrada em todo o mundo. O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ tem o objetivo de conscientizar sobre a importância do combate à homofobia, além de ser um passo importante para a construção de uma sociedade livre de preconceitos, mais igualitária, e à favor do direito de ser e viver de acordo com sua orientação sexual! Mas você sabe o contexto histórico desta data?

Em 1969, em Greenwich Village, nos EUA, frequentadores do bar Stonewall Inn – lugar predominantemente visitado por pessoas da comunidade gay – resistiram a uma abordagem policial. As operações eram truculentas e motivadas pelo preconceito, desencadeando em jovens presos e violentados. Então a comunidade resolveu lutar contra essa opressão através de protestos.

Foto: acervo Revolta de Stonewall

Vários em favor dos direitos dos homossexuais começaram também a surgir em outras cidades norte-americanas. Até que em 1970, ativistas LGBTQIA+ organizaram a primeira grande parada do orgulho na cidade de Nova York, um ano após a Revolta de Stonewall. Desde então outras cidades pelo mundo começaram a resistir e lutar pela igualdade de direitos civis.

Um símbolo como Stonewall foi capaz de transformar a sociedade, mas não o suficiente para livrar milhares de jovens LGBTQIA+ da morte. O Brasil, por exemplo, é O PAÍS COM MAIOR NÚMERO DE PESSOAS LGBTQIA+ ASSASSINADAS. Grande parte dessas mortes são homens homossexuais – cerca de 51% das ocorrências -; em seguida travestis e transexuais (37%)*.

Esta é uma data importante onde se exige o direito de ser que nasceu para ser, de amar quem naturalmente ama, de sobreviver sem julgamentos, de resistir sem abandono. Todos têm direito a liberdade! É um dia em que se pede RESPEITO! É uma luta diária.

O Curitiba Cult está junto com a comunidade. Aqui sempre será um lugar de acolhimento e de local de fala. Ninguém está sozinho. E seguimos em frente por todas as bandeiras!

Por Davi Carvalho
28/06/2022 10h00