De Star Wars a Harry Potter: conheça o responsável pelas trilhas mais emblemáticas do cinema

Sabe aquela trilha sonora que apenas com as primeiras notas você já reconhece de qual filme é, e ainda sente cada detalhe da obra? Algumas músicas são tão marcantes que não precisam de muito para levar à tona toda a emoção do longa metragem. Foi com essa ideia que o pianista e produtor musical Matthew Cawood trouxe alguns Tik Toks bem divertidos para a rede – afinal, você reconhece qual é o filme só com a primeira oitava? Ou apenas com as duas primeiras notas?

@matticawoodCan you guess the film? #guessthefilm #whatsthemovie #movies #filmmusic #piano #pianist #musician

♬ original sound – Matt Cawood

Mesmo para quem não é um aficionado por cinema, alguns casos são bem fáceis de identificar. La La Land, Nasce uma Estrela, A Lista de Schindler… os temas são épicos! No caso de Tubarão, por exemplo (é essa do vídeo acima!) bastam duas notas para sacar qual é o filme. São músicas tão emblemáticas que não conseguimos imaginar o filme sem a trilha, e vice e versa. Um não vive sem o outro.

Podemos citar tantos outros exemplos! Essa música acima, Don’t You (Forget About Me), do Simple Minds, é a porta de entrada para o filme “Clube dos Cinco”, de 1985. Não tem como não lembrar da mesma canção na trilha de “A Mentira”, com Emma Stone, e “A Escolha Perfeita”, com Anna Kendrick. Kiss Me, do Sixpence None the Richer, faz a gente correr direto pro filme “Ela é Demais”, com Rachael Leigh Cook e Freddie Prinze Jr. Qualquer música do Third Eye Blind me leva diretamente para uma comédia romântica. Opa, vamos voltar um segundo, pois esse tema aí rende uma coluna inteirinha só relembrando as trilhas dos nossos favoritos filmes adolescentes que marcaram os anos 90…

As trilhas musicais dos filmes vão muito além das canções em si, sejam elas originais, feitas especificamente para os longas, ou não. Muitas obras ganham trilhas complexas e criadas especialmente para o filme, e temos um nome em comum que foi o responsável por criar alguns dos mais emblemáticos temas do cinema – John Williams. Lembra que falamos no início da coluna de “Tubarão” e “A Lista de Schindler”? Ele é o compositor das duas, e de tantas outras obras do cinema ao longo de sua carreira.

Hoje aos 89 anos, o compositor americano natural do Queens, Nova York, é responsável por compor trilhas de muitos filmes que tanto amamos. Entre alguns dos mais conhecidos estão “Star Wars”, “Superman”, “Indiana Jones”, “E.T: O Extraterrestre”, “Esqueceram de Mim” e “Harry Potter”. Vale muito a pena um passeio pelo Spotify para conferir alguns temas tão especiais compostos por ele.

Williams já ganhou 25 Grammys, 5 Oscars e 4 Globos de Ouro. Possui atualmente 52 indicações ao maior prêmio do cinema, e é a segunda pessoa com maior número de indicações na história, atrás apenas de Walt Disney. Durante sua formação, o artista estudou piano na influente escola Juilliard, em Nova York, e foi a Los Angeles para trabalhar como orquestrador em estúdios cinematográficos. Gravou a trilha para diversos filmes na década de 50 e 60, e foi o pianista na adaptação ao cinema do musical “West Side Story”, em 1961. Ele começou aos poucos a carreira como compositor, e foi chamando a atenção dos estúdios de Hollywood por sua versatilidade.

Mas foi em 1974 que o destino dele virou. Ele foi abordado por Steven Spielberg para compor a trilha do primeiro filme do jovem cineasta, “The Sugarland Express”. Pouco depois, eles colaboraram novamente, desta vez no clássico “Tubarão”. É tão bacana assistir ao filme e prestar atenção nos detalhes da trilha – dá para perceber claramente os momentos em que as famosas duas notas que se repetem entram em cena. Sem elas não há a sensação de perigo. Basta tocar para saber que a ameaça está iminente.

Enquanto trabalhava com Spielberg em mais uma obra, “Contatos Imediatos de Terceiro Grau”, o cineasta indicou Williams a um amigo que estava buscando um compositor para seu filme – “Star Wars”. Sim, o amigo era George Lucas. Desde então, Williams foi responsável pela trilha de todos os filmes da Skywalker Saga.

Mais recente foi sua colaboração para a saga “Harry Potter”. Wiliams foi responsável pela trilha dos três primeiros filmes – mas sua composição mais emblemática para a saga, Hedwig’s Theme, foi utilizada em todos os oito filmes da série. “Indiana Jones” também está na lista de trabalhos de Williams – e não para só já lançados. Previsto para 2022, o próximo filme da saga também deverá ter o gigante como compositor.

E você, me conta qual trilha sonora é a mais especial para você? E aproveita abaixo para curtir algumas das principais composições de John Williams que a gente tanto ama.

1 – “Imperial March”

São muitas as composições de “Star Wars” que fazem lembrar momentos particulares do filme. Uma delas é “Imperial March”, tema de Darth Vader, no vídeo acima orquestrada pelo próprio Williams com a Orquestra Filarmônica de Viena. Outros clássicos que valem ouvir são “Luke & Leia”, “Yoda’s Film” e tantos outros.

2 – “E.T.: Flying Theme”

É impossível não ter arrepios ao ouvir essa música! Lembramos claramente do pequeno Elliot fugindo com o E.T. em sua bicicleta, cruzando a imagem da lua ao voar. Uma daquelas músicas que trazem conforto já no primeiro acorde.

3 – “Hedwig’s Theme”

A gente começa a ouvir e já lembra do castelo de Hogwarts, Harry Potter, Ron, Hermione e toda a turma. Ouvir a essa música é garantir uma passagem só de ida direto para a plataforma 9 ¾!

4 – “Theme from Jurassic Park”

Quer viajar para o mundo dos dinossauros? Basta ouvir ao tema principal de “Jurassic Park”, composto por Williams. Ele assinou a trilha dos dois primeiros longas da franquia.

5 – “Main Title – From Home Alone”

“Esqueceram de Mim” é filme obrigatório para assistir no Natal – ou já dá para começar a ver ali por setembro… não importa! É clássico, e ao ouvir o tema principal, já vem a mente as travessuras do pequeno Kevin, interpretado por Macaulay Culkin. Só amor!

Por Angela Antunes
16/07/2021 15h09