Artistas de renome nacional e internacional merecem um grande palco. O Centro Cultural Teatro Guaíra recebeu atores, atrizes, cantores e cantoras que fazem parte da história da arte no Brasil e no mundo, destacando-se por suas performances. Shows históricos e montagens teatrais premiadas fazem parte das memórias do espaço e dos curitibanos.
Confira a lista de grandes artistas que já encantaram o público no palco do Guaíra:
A cantora colombiana fez uma passagem por Curitiba em 1997, com a turnê “Pies Descalzos”. Shakira lotou o teatro no dia 12 de março, apresentando o álbum consagrado que rendeu a ela o Disco de Platina no Brasil, com mais de 800 mil vendas.
Um dos maiores nomes do teatro brasileiro, Fernanda Montenegro tem uma longa história com o Guaíra. A atriz já apresentou várias peças, como uma releitura de “Gaivota”, de Tchekhov, nos anos 1990. Uma das apresentações mais recentes foi a abertura do Festival de Teatro em 2017: Fernanda Montenegro fez o monólogo “Nelson Rodrigues por Ele Mesmo”.
O Rei esteve em Curitiba em 1981, em uma apresentação memorável. O cantor, na época chegando aos seus 40 anos, estava em ótima fase da carreira. Foi no mesmo ano em que lançou o disco que vendeu dois milhões de unidades, com sucessos como “Emoções”.
Uma das comédias mais amadas dos palcos brasileiros, “Minha Mãe É Uma Peça” foi encenada no teatro em 2018. Paulo Gustavo, que já tinha apresentado “220 Volts” no Guairão quatro anos antes, fez sessões do espetáculo que virou uma grande sequência de filmes nacionais.
Uma das vozes mais românticas da Espanha desembarcou na capital paranaense em 2012. Julio Iglesias trouxe as baladas que foram trilha sonora dos apaixonados por décadas.
Ícone da música brasileira, Caetano Veloso apresentou o disco “Meu Coco” no grande palco curitibano em 2022. O álbum, seu trabalho mais recente, havia sido lançado no ano anterior.
No mesmo ano em que a mãe abriu o Festival de Curitiba, Fernanda Torres apresentou uma das suas peças de maior sucesso. Em 2017, encenou a adaptação do livro “A Casa dos Budas Ditosos”, de João Ubaldo Ribeiro.
A última turnê de Gal Costa também passou pelo Centro Cultural Teatro Guaíra. Em 2022, a grande artista cantou “As Várias Pontas de Uma Estrela”, comemorando 56 anos de carreira.
A Pimentinha mostrou em Curitiba sua irreverência e a potente voz, em 1970. Na época, vinha de uma fase promissora na carreira internacional, vindo de apresentações em países como Suíça.
A cantora norte-americana, famosa por sucessos como “Don’t Know Why” e “Come Away With Me”, esteve em Curitiba em 2019. A cidade constou na rota da turnê mundial e recebeu Norah Jones com teatro lotado.
Lenda do blues, o guitarrista, compositor e cantor veio à capital paranaense em 2012. Chamado de “Rei do Blues”, B. B. King apresentou seus famosos solos no Guaíra.
A cantora trouxe um de seus trabalhos mais premiados ao palco curitibano. Aos 78 anos, cantou “A Mulher do Fim do Mundo”, em 2016. O disco foi eleito Melhor Álbum pela Associação Paulista de Críticos de Artes.
Em três noites de agosto de 2018, Chico Buarque apresentou no Guaíra a turnê “Caravanas”. O artista, um dos maiores compositores da música brasileira, vinha de um período de anos afastado dos palcos, o que tornou as apresentações ainda mais memoráveis.
Em 2012, Marisa Monte fez três sessões do show “O Que Você Quer Saber de Verdade”. Junto com as canções do trabalho de mesmo nome, a turnê ainda apresentou versões de “Depois”, “Diariamente” e mais sucessos.
A última apresentação do tremendão em Curitiba foi no palco do Guairão. No dia 16 de setembro de 2022, Erasmo Carlos se apresentava com o show “O Futuro Pertence à… Jovem Guarda”.
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Monster Summer, dirigido por David Henrie, é uma aventura de terror e mistério que vai trazer a narrativa de uma Noah (Mason Thames) e seus amigos que, após uma força misteriosa começa a atrapalhar a diversão de virão do grupo, eles se unem a um detetive policial aposentado, o Gene (Mel Gibson), para que juntos possam embarcar em uma emocionante aventura com a intenção de salvar sua ilha, que até então era calma e pacífica.
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Coringa 2, acompanhamos a sequência do longa sobre Arthur Fleck (Joaquin Phoenix), que trabalhava como palhaço para uma agência de talentos e precisou lidar desde sempre com seus problemas mentais. Vindo de uma origem familiar complicada, sua personalidade nada convencional o fez ser demitido do emprego, e, numa reação a essa e tantas outras infelicidades em sua vida, ele assumiu uma postura violenta – e se tornou o Coringa. A continuação se passa depois dos acontecimentos do filme de 2019, após ser iniciado um movimento popular contra a elite de Gotham City, revolução esta, que teve o Coringa como seu maior representante.