
Neste fim de semana celebramos o amor com o Dia dos Namorados, que no Brasil acontece em 12 de junho! A data pode até ser bem comercial, mas em momentos tão difíceis como os que estamos passando, não podemos dispensar quaisquer motivos para rituais e celebrações. Convido você, querido leitor, a celebrar comigo! Por aqui, a ideia é compartilhar amor – e não precisa ser só com casais, não. Aquele carinho a um amigo, a um familiar, ao seu irmão, irmã, seus pais. Seja para quem vai curtir com o seu amor, para quem está sozinho ou na companhia de familiares e amigos, a trilha sonora desse fim de semana merece ser repleta de paixão!
Compartilho com vocês duas playlists. A primeira delas foi criada com base nas minhas preferências no Spotify – e abaixo vou falar um pouquinho mais sobre o top 5. Separei (entre as minhas atuais 1.751 músicas curtidas) as que mais combinam com a proposta dessa celebração especial. Eu sempre tenho um pequeno ritual para criar playlists. Primeiro, nomeio com o título da primeira música – e é ela que vai dar o tom das canções que vem a seguir.
Dessa vez a escolhida foi “To Be With You”, da banda Mr. Big (logo mais conto detalhes dela). Depois vamos ter um pouquinho de tudo. A gente passeia por clássicos como Goo Goo Dolls, Bon Jovi e Beatles, e vai até Paramore, Demi Lovato e Ellie Goulding. Partimos de Alicia Keys e Taylor Swift e seguimos até Queen e Paul McCartney. Misturar o clássico com o novo é sempre divertido, e a gente aproveita para passear por diversos gêneros – rock, pop, musicais, e muito mais.
A segunda playlist segue uma outra linha, mais clássica e com pegada blues. Essa eu criei para o Quintana – restaurante de cozinha saudável em Curitiba. A ideia é acompanhar o jantar de quem pediu os especiais do Dia dos Namorados para comer em casa, e entrar na mesma vibe que o restaurante propõe, só que em casa. Se você já encomendou seu jantar, ou se vai preparar você mesmo em casa, também é uma ótima ideia de trilha sonora para acompanhar a refeição – ou ligar para curtir depois de ter jantado no Mandarina Comida e Afeto com o cardápio especial do chef do Curitiba Cult Lucas Martins.
Vamos falar do top 5? Tem tanta música com história legal pra compartilhar com vocês! Segue a lista:
Essa é uma daquelas canções clássicas que eu conheço bem, mas não consigo saber onde e quando ouvi pela primeira vez. Mas ela dá uma energia tão boa! Lançada em 1991, a música foi escrita pelo vocalista Eric Martin durante a adolescência para uma garota que sempre tinha namorados que a tratavam mal. Ele queria ser o príncipe encantado da moça, mas ao que tudo indica, ela não quis nem saber. Pelo menos a história rendeu um grande hit que se tornou número um em diversos países ao redor do mundo.
A banda de metal é conhecida por ter algumas canções mais leves, como a própria “To Be With You”. Considerada por muitos uma “banda de um hit só”, eles se mantiveram ativos por muitos anos, e são muito populares em países como o Japão. Para quem quiser conferir, a música também ganhou uma versão na voz do grupo Westlife, lançada em 2003 pelo álbum Turnaround.
Tem alguém que não conhece essa? “Iris” do Goo Goo Dolls foi lançada em 1998, e faz parte da trilha do filme Cidade dos Anjos, com Nicolas Cage e Meg Ryan. Pode-se considerar que a música é um dos maiores hits que viajam por diversos gêneros, passeando pelas rádios de rock moderno, pop e contemporâneo adulto. É até hoje o maior hit da banda, que permanece ativa.
Curiosidade – o filme Cidade dos Anjos rendeu outros grandes hits na sua trilha como “Uninvited”, da Alanis Morissette e “Angel”, da Sarah McLachlan.
É só essa música começar que me vem um flash de todos os filmes adolescentes dos anos 90. Ela foi originalmente lançada em 1998 (que ano!), e se tornou canção popular de casamentos. Mas o autor conta que, na verdade, ela foi escrita em um momento de término de um relacionamento. Foi como uma “oração”, e ele pensou que caso cantasse aquilo que desejava, poderia então tornar-se realidade.
Eu ouço e lembro claramente da cena do último episódio do da primeira temporada de Dawson’s Creek (está disponível na Netflix!). A música toca num momento épico e marcante, quando os protagonistas Joey e Dawson passam por um desencontro ao tentarem definir seu relacionamento.A canção voltou a encantar as trilhas sonoras românticas adolescentes no filme “A Nova Cinderela”, com Hilary Duff e Chad Michael Murray. Sem dúvida a canção de maior sucesso do autor, que chegou a regravá-la no EP Phoenix de 2015.
Original do musical Rent, de 1996, “Seasons of Love” conta por meio de uma performance emocionante que a melhor forma de medir o valor de um ano na vida humana é pela quantidade de amor acumulado. O musical retrata a vida de jovens em Nova York nos anos 80, e traz temas importantes que se mantém extremamente atuais como desemprego e as dificuldades LGBTQIA+.
A obra foi grande sucesso na época de seu lançamento por tratar de temas ainda pouco falados, além de ter deixado de lado alguns estereótipos de como musicais deviam ser. Usou linguagem e canções modernas, bem diferentes do padrão. O autor, no entanto, não conseguiu curtir o grande sucesso do seu espetáculo – Jonathan Larson, responsável por compor Rent, morreu de uma doença rara às vésperas da noite de estreia do musical, que veio a ficar por 12 anos em cartaz na Broadway.
Essa não podia ficar de fora, né? “Lover”, da Taylor Swift, leva o mesmo nome do sétimo álbum da cantora. Escrita apenas por Swift, ela parece se inspirar em suas próprias experiências com o namorado. A música é uma celebração para as pessoas que decidem compartilhar a vida adulta ao lado de outra pessoa, e ganhou uma nova versão, com vocais de Shawn Mendes, além de outros remixes como o “First Dance Remix”.
***
Espero que você embarque nessa jornada de muito amor, mas nunca se esqueça – o mais importante é o amor próprio, ame-se em primeiro lugar e celebre a vida e o amor todos os dias!

Data de Lançamento: 16 de outubro
The Mastermind centra sua história num audacioso assalto a uma obra de arte na Nova Inglaterra nos anos 1970, isto é, sob o pano de fundo da Guerra do Vietnã e do incipiente movimento feminista no país. JB Mooney (Josh O’Connor) era um carpinteiro desempregado que decide virar um ladrão amador de obras de arte. Enquanto o homem planeja seu primeiro grande crime e se prepara para realizá-lo, um mundo marcado por mudanças sociais e políticas se faz cada vez mais presente em sua jornada. As coisas, porém, saem do controle, virando sua vida de cabeça para baixo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em Conselhos de Um Serial Killer Aposentado, um escritor em bloqueio criativo chamado Keane vive um momento tenso em sua carreira e em seu casamento. Sem escrever um livro há quatro anos, de repente, ele se vê diante de um pedido de divórcio da esposa Suzie, cansada das desculpas e da falta de ambição do marido. Enquanto tenta vender um romance policial sobre serial killers, Keane é abordado por um homem misterioso chamado Kollmick, que se diz um assassino em série aposentado e oferece sua expertise para Keane. De repente, o jovem autor se envolve numa peculiar amizade com o estranho homem. Conselheiro literário à noite, de dia Kollmick, quase que por acidente, começa a atuar também como terapeuta matrimonial de Keane, ajudando o escritor a curar as feridas de seu relacionamento com Suzie. A desconfiada esposa, porém, passa a suspeitar que ela possa ser a próxima vítima do esquisito assassino.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O Bom Bandido (Roofman) se inspira na história real e inesperada de um assaltante chamado Jeffrey Manchester (Channing Tatum), que ficou conhecido como o “ladrão do telhado”, e seus esforços criativos de fugir da prisão. Jeffrey é um ex-oficial da Reserva do Exército dos EUA com dificuldades de se sustentar. Quando ele é pego roubando um McDonald’s para alimentar seus filhos, ele é pego, sentenciado e preso, mas rapidamente consegue escapar. Enquanto foge das autoridades, Manchester se abriga numa loja de brinquedos, onde se esconde atrás de uma parede. O tempo passa e a caça por ele se apazigua, o que deixa o caminho aberto para Jeffrey se aproximar da vendedora Leigh (Kirsten Dunst), por quem se apaixona e começa um romance. Uma série de dilemas se apresentam então para Jeffrey, enquanto Leigh permanece alheia à moradia improvisada do namorado na loja onde trabalha e ao histórico criminal do fugitivo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Último Rodeio, um montador de rodeio aposentado, conhecido como uma lenda da competição, arrisca tudo para salvar seu neto de um tumor agressivo no cérebro que exige uma cirurgia cara e invasiva que o seguro de saúde da família não cobre. De frente para seu doloroso passado e os medos da família, Joe Wainwright volta aos circuitos e entra numa competição de alto risco organizada pela liga profissional de montadores e aberta apenas para veteranos e antigos vencedores com um prêmio significativo em dinheiro. Como o competidor mais velho de todos os tempos, Joe volta a treinar e embarca numa jornada de reconciliação com feridas antigas e com a filha há muito afastada de sua vida. No caminho para essa desafiadora montaria, o ex-competidor descobre ainda o poder da fé e a verdadeira coragem que existe em lutar pela própria família.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O filme Eu e Meu Avô Nihonjin acompanha de perto a história de Noboru, um menino de 10 anos que resolve investigar a vida de seus antepassados. Por conta de sua descendência japonesa, ele busca saber sobre a origem migratória de sua família, e o único que pode ajudá-lo é seu avô, um senhor que evita falar do passado. No entanto, com a insistência do neto, a animação brasileira desenhada a mão com traços de desenhos típicos do Japão é tomada por uma série de conflitos, mostrando um homem que nunca quis deixar de ser japonês e uma criança que busca afirmar a sua identidade brasileira. No meio disso, Noboru descobre a existência de um tio que nunca havia conhecido.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Telefone Preto 2, a jornada do menino que fugiu parece só ter começado. Quatro anos após matar e escapar de seu sombrio sequestrador, Finney tenta viver uma vida normal sendo o único sobrevivente do macabro cativeiro d’O Pegador. Enquanto o jovem encontra dificuldade de superar seu trauma, sua obstinada irmã mais nova Gwen começa a receber chamadas do telefone preto em seus sonhos, tendo ainda pesadelos recorrentes com três garotos sendo perseguidos num acampamento chamado Alpine Lake. Decidida a investigar a origem dessas visões, Gwen convence Finney a visitar o local durante uma tempestade de neve. O que os irmãos descobrem é que existe uma ligação perturbadora entre a história de sua família e o assassino que os atormenta. Atrás de vingança, O Pegador não só ameaça Gwen, mas se torna ainda mais poderoso depois de morto, obrigando Finney a enfrentar um mal inimaginável.
Quando: 16 de outubro de 2025.