A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, no dia 23 de junho (terça-feira), o concerto de violão flamenco de David Tavares. Radicado na Espanha, o paranaense integra a programação da Série Solo Música.

Nascido em Guarapuava, Tavares deixou o Brasil, em 1987, rumo a Madrid, capital espanhola, para estudar violão flamenco. Tendo Paco de Lucia (1947-2014) como principal referência, a intenção dele era dominar o gênero musical que havia se tornado sua paixão. Quase três décadas depois, David continua residindo na capital espanhola e traz em sua música algo que o flamenco conquistou após a atuação de Paco: tornou-se linguagem universal.

O flamenco é música, canto e dança e tem origem nas culturas cigana e mourisca, principalmente da região da Andaluzia, na Espanha. É um dos símbolos da cultura espanhola e, em 16 de novembro de 2010, tornou-se patrimônio imaterial da humanidade. Em termos musicais, sua explosão mundial teve seu estopim com os discos de Paco de Lucia, ícone do gênero desde a segunda metade dos anos 1960.

No recital, Tavares faz uma homenagem ao violão flamenco dos séculos 20 e 21 e traz obras de compositores do calibre de Paco de Lucia Estevan de San Lucar (1910-1989), Mario Escudero (1928-2004) e Salvador Gutierrez (1970). O show também incluirá composições próprias e de autores brasileiros como Murillo da Rós e Fernando Deghi. O programa passeará por ritmos diversos que formam o flamenco, entre eles a granaína, o soleares, a buleria e a alegria.

Serviço – David Tavares

Quando: 23 de junho de 2015 (terça-feira)

Horário: 20h

Onde: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro

Quanto: vendas a partir de 20 de junho (sábado). R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada)

Vendas: bilheteria do local

Foto: Noah Shaye