
Desde que o samba é samba, para bom entendedor, meia palavra basta: quem não gosta de samba bom sujeito não é. O trecho da música “Samba da Minha Terra” eternizada por diversas vozes da música brasileira, é a plena essência sobre a atmosfera da gravação do primeiro DVD da cantora e compositora Maytê Correa. Intitulado “Deixa o Samba Ir”, alusivo à composição de Ratinho (Alcino Correia) e arranjo Abel Luiz, o primeiro registro de Maytê, como a própria letra diz, devagarinho o samba dessa bamba é contagiante.
Curitibana radicada no berço do samba, desde 2011, o Rio de Janeiro foi a capital escolhida pela artista para desenvolver a sua própria cadência, mas é na terra do pinhão que Maytê Corrêa se identifica com o seu cantar. “Eu venho a Curitiba várias vezes ao ano, pra cantar e visitar a família, minha raiz está aqui, então vir gravar esse DVD aqui pra mim é natural, esse é meu porto seguro, minha cidade e público que amo”, revela a cantora, mãe, professora e compositora.
Filha de músico, as batidas do violão e as rodas musicais de madrugada na própria casa foram inicialmente o contato de Maytê com a arte de compor. Mas foi apenas durante a a compreensão da teoria musical que o seu canto começou a se delinear. Maytê é graduada em Licenciatura em Música pela Faculdade de Artes do Paraná e pós-graduanda em Educação Especial Inclusiva. Além disso, estudou no Conservatório de MPB de Curitiba, Conservatório de Música de Tatuí e na Escola Portátil de Música na UNIRIO.
Quem nasce com esse tal micróbio do samba ora ou outra deixa esse bendito se manifestar, e com Maytê não foi diferente. Ela foi responsável pelo espetáculo “Clara Evidência”, em homenagem à Clara Nunes, uma de suas principais influências. O sucesso de crítica e público resultaram convites para circulação com o espetáculo. Do samba de Maytê, ela foi finalista do “Concurso Novos Bambas do Velho Samba“, do Carioca da Gema, no Rio de Janeiro.
Em entrevista a Curitiba Cult, Maitê Corrêa revela os detalhes da produção do seu primeiro DVD e das parcerias realizadas entre Curitiba e Rio de Janeiro.
Curitiba Cult: Como foi o processo de escolha de repertório para o DVD?
Maytê Corrêa: Eu e Abel Luiz [arranjador do DVD] decidimos que iríamos gravar as músicas do meu CD e também novas composições, entre elas, músicas minhas, de Abel e Ratinho. As músicas do DVD serão boa parte do meu primeiro CD “Deixa o Samba Ir”, mas teremos mais 3 músicas inéditas, além de uma música da Dona Ivone Lara, a grande dama do samba.
Te acompanham na gravação do DVD músicos de Curitiba e do Rio de Janeiro. Como se deu o processo para formar esta banda?
A banda foi formada pensando exatamente nessa vivência, nessa ponte Curitiba-Rio que venho fazendo nos últimos 5 anos. Juntamos grandes talentos daqui e de lá.
Qual é a previsão de lançamento do DVD e como e onde será feita a distribuição?
O lançamento será no primeiro semestre de 2016. A distribuição será independente por enquanto.
Após o lançamento, quais são as expectativas em relação à turnê e divulgação? Já tem algo agendado?
Por enquanto não, estamos focados na gravação do DVD, mas na pós-produção já engatilharemos os shows de lançamento, previstos para Curitiba, Rio, São Paulo e outras capitais.
Desta sua fusão musical entre Curitiba e Rio de Janeiro, do samba, quais são os artistas que você destaca do atual momento do cenário entre as capitais?
Em Curitiba, Ciro Moraes, Mãe Orminda, Samba do Compositor, Márcio Mania, Alex Souza, Panelão, Julião Boêmio, Vinícius Chamorro. No Rio, Makley Matos, Nilze Carvalho, Abel Luiz, Marcio Hulk, Wanderley Monteiro, Toninho Geraes, Ratinho e Esguleba.
Desde a primeira parceria musical entre você, Alex Souza e o Panelão, no seu primeiro CD, quando você interpretou “Mulher”, para este DVD, você volta a trabalhar com o Panelão. Como é a relação e a dinâmica musical entre vocês agora que você mora no Rio?
Nós já trabalhamos juntos em outros shows, Panelão é um grande parceiro musical, muito talentoso, e, além de percussionista, compõe muito bem.
No Rio de Janeiro, o Abel Luiz tem sido seu parceiro carioca que tem te presenteado com belos sambas. Como vocês se conheceram e qual é a importância dele para a gravação deste DVD?
Abel é um amigo, mas tive a sorte de ter um amigo multi-instrumentista, compositor, arranjador. Nos conhecemos através de um amigo carioca em comum, em 2008. Antes de nos conhecermos pessoalmente, fizemos nossa primeira parceria musical, pela internet, uma valsa chamada “Do Astral ao Recipiente”. Abel assina os arranjos, além de várias composições. É um músico de muita sensibilidade e talento, os arranjos estão uma beleza.
Quando: dias 11 e 12 de novembro, quarta e quinta-feira, às 20h30
Onde: Teatro Paiol (Praça Guido Viaro, s/nº – Prado Velho)
Quanto: R$20 e R$10
Informações: (41) 3213-1340

Data de Lançamento: 16 de outubro
The Mastermind centra sua história num audacioso assalto a uma obra de arte na Nova Inglaterra nos anos 1970, isto é, sob o pano de fundo da Guerra do Vietnã e do incipiente movimento feminista no país. JB Mooney (Josh O’Connor) era um carpinteiro desempregado que decide virar um ladrão amador de obras de arte. Enquanto o homem planeja seu primeiro grande crime e se prepara para realizá-lo, um mundo marcado por mudanças sociais e políticas se faz cada vez mais presente em sua jornada. As coisas, porém, saem do controle, virando sua vida de cabeça para baixo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em Conselhos de Um Serial Killer Aposentado, um escritor em bloqueio criativo chamado Keane vive um momento tenso em sua carreira e em seu casamento. Sem escrever um livro há quatro anos, de repente, ele se vê diante de um pedido de divórcio da esposa Suzie, cansada das desculpas e da falta de ambição do marido. Enquanto tenta vender um romance policial sobre serial killers, Keane é abordado por um homem misterioso chamado Kollmick, que se diz um assassino em série aposentado e oferece sua expertise para Keane. De repente, o jovem autor se envolve numa peculiar amizade com o estranho homem. Conselheiro literário à noite, de dia Kollmick, quase que por acidente, começa a atuar também como terapeuta matrimonial de Keane, ajudando o escritor a curar as feridas de seu relacionamento com Suzie. A desconfiada esposa, porém, passa a suspeitar que ela possa ser a próxima vítima do esquisito assassino.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O Bom Bandido (Roofman) se inspira na história real e inesperada de um assaltante chamado Jeffrey Manchester (Channing Tatum), que ficou conhecido como o “ladrão do telhado”, e seus esforços criativos de fugir da prisão. Jeffrey é um ex-oficial da Reserva do Exército dos EUA com dificuldades de se sustentar. Quando ele é pego roubando um McDonald’s para alimentar seus filhos, ele é pego, sentenciado e preso, mas rapidamente consegue escapar. Enquanto foge das autoridades, Manchester se abriga numa loja de brinquedos, onde se esconde atrás de uma parede. O tempo passa e a caça por ele se apazigua, o que deixa o caminho aberto para Jeffrey se aproximar da vendedora Leigh (Kirsten Dunst), por quem se apaixona e começa um romance. Uma série de dilemas se apresentam então para Jeffrey, enquanto Leigh permanece alheia à moradia improvisada do namorado na loja onde trabalha e ao histórico criminal do fugitivo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Último Rodeio, um montador de rodeio aposentado, conhecido como uma lenda da competição, arrisca tudo para salvar seu neto de um tumor agressivo no cérebro que exige uma cirurgia cara e invasiva que o seguro de saúde da família não cobre. De frente para seu doloroso passado e os medos da família, Joe Wainwright volta aos circuitos e entra numa competição de alto risco organizada pela liga profissional de montadores e aberta apenas para veteranos e antigos vencedores com um prêmio significativo em dinheiro. Como o competidor mais velho de todos os tempos, Joe volta a treinar e embarca numa jornada de reconciliação com feridas antigas e com a filha há muito afastada de sua vida. No caminho para essa desafiadora montaria, o ex-competidor descobre ainda o poder da fé e a verdadeira coragem que existe em lutar pela própria família.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O filme Eu e Meu Avô Nihonjin acompanha de perto a história de Noboru, um menino de 10 anos que resolve investigar a vida de seus antepassados. Por conta de sua descendência japonesa, ele busca saber sobre a origem migratória de sua família, e o único que pode ajudá-lo é seu avô, um senhor que evita falar do passado. No entanto, com a insistência do neto, a animação brasileira desenhada a mão com traços de desenhos típicos do Japão é tomada por uma série de conflitos, mostrando um homem que nunca quis deixar de ser japonês e uma criança que busca afirmar a sua identidade brasileira. No meio disso, Noboru descobre a existência de um tio que nunca havia conhecido.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Telefone Preto 2, a jornada do menino que fugiu parece só ter começado. Quatro anos após matar e escapar de seu sombrio sequestrador, Finney tenta viver uma vida normal sendo o único sobrevivente do macabro cativeiro d’O Pegador. Enquanto o jovem encontra dificuldade de superar seu trauma, sua obstinada irmã mais nova Gwen começa a receber chamadas do telefone preto em seus sonhos, tendo ainda pesadelos recorrentes com três garotos sendo perseguidos num acampamento chamado Alpine Lake. Decidida a investigar a origem dessas visões, Gwen convence Finney a visitar o local durante uma tempestade de neve. O que os irmãos descobrem é que existe uma ligação perturbadora entre a história de sua família e o assassino que os atormenta. Atrás de vingança, O Pegador não só ameaça Gwen, mas se torna ainda mais poderoso depois de morto, obrigando Finney a enfrentar um mal inimaginável.
Quando: 16 de outubro de 2025.