Grande nome da arte paranaense, Poty Lazzarotto também está nos palcos do Centro Cultural Teatro Guaíra, mas não como ator: o gravurista, muralista, ilustrador e desenhista curitibano era conhecido por ser mais recluso, deixando suas criações falarem por si, na forma como via o mundo. São essas artes que estão presentes no teatro.
A fachada do Guaíra está entre os pontos turísticos mais visitados da cidade. Além do teatro histórico e grandioso, o mural é destaque dessa atração. Chamado de “O Teatro no Mundo”, o painel de concreto traz referências a figuras importantes da dramaturgia e companhias famosas. A obra foi um pedido do então governador Bento Munhoz da Rocha Neto e foi inaugurada em 1969. “O Teatro no Mundo” tem quatro metros de altura por 27 metros de largura, trabalhando o clássico estilo de relevos consagrado por Poty.
Dois painéis pintados à mão foram elaborados por Poty para o Guaíra – e estão bem escondidos do público. São as cortinas corta-fogo, acionadas apenas em casos de incêndio. No Guairão, a ilustração foi concluída em 1988, marcando nove metros de altura por 17 de largura. A intenção também era servir de cenário para apresentações da Orquestra Sinfônica do Paraná, mas hoje ainda é mantida apenas para casos de fogo no teatro.
O tema da evolução do teatro é retomado aqui, adicionado a outro assunto típico de Lazzarotto: o Paraná. Pinheiros e carros de boi se mesclam na cena. Poty teve apoio das artistas plásticas Carmen Carini e Laila Tarran para as pinturas deste e do painel do auditório Salvador de Ferrante.
A cortina corta-fogo do Guairinha também tem obra de Poty. As ilustrações remetem a peças que Poty, amante das artes cênicas, assistiu no local. “A Morte do Caixeiro Viajante”, “O Vampiro e a Polaquinha” e outras encenações ganham vida no estilo do ilustrador. A clássica ópera “Aída”, que levou até uma elefanta ao palco do Guairão, é retratada no painel. Poty tinha 73 anos quando finalizou essa cortina, em 1997, e veio a falecer no ano seguinte, deixando mais três marcos de sua arte e paixão pelas artes e pelo Paraná eternizados no Guaíra.
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Monster Summer, dirigido por David Henrie, é uma aventura de terror e mistério que vai trazer a narrativa de uma Noah (Mason Thames) e seus amigos que, após uma força misteriosa começa a atrapalhar a diversão de virão do grupo, eles se unem a um detetive policial aposentado, o Gene (Mel Gibson), para que juntos possam embarcar em uma emocionante aventura com a intenção de salvar sua ilha, que até então era calma e pacífica.
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Coringa 2, acompanhamos a sequência do longa sobre Arthur Fleck (Joaquin Phoenix), que trabalhava como palhaço para uma agência de talentos e precisou lidar desde sempre com seus problemas mentais. Vindo de uma origem familiar complicada, sua personalidade nada convencional o fez ser demitido do emprego, e, numa reação a essa e tantas outras infelicidades em sua vida, ele assumiu uma postura violenta – e se tornou o Coringa. A continuação se passa depois dos acontecimentos do filme de 2019, após ser iniciado um movimento popular contra a elite de Gotham City, revolução esta, que teve o Coringa como seu maior representante.