DSC08466O final de semana foi chuvoso e muito frio na capital, mas isso não deteve o público do Curitiba Social Media deste ano, que lotou o Canal da Música, tanto no sábado (24), quanto no domingo (25). O evento que já é referência na cidade, por realizar diversas palestras abordando a internet, esse ano, além de trazer vários workshops, trouxe profissionais da comunicação e celebridades da internet de todo o país. Além de ter a disposição do público a bebida Wake, e alimentos do Pizza Hut de graça.

O primeiro dia do evento foi bem distribuído, com palestras de todos os tipos e gostos, abordando temas como a educação na internet, a falta de credibilidade na internet (causada pela “zoeira” sem fim), como fazer sucesso na internet, além do show de humor do grupo Tesão Piá.

10379070_838759196152428_1134124717_nPela primeira vez no evento, a palestra do Jovem Nerd marcou o primeiro dia, em que os criadores do site contam a trajetória de um pequeno blog de nichos criado em 2002, que se transformou em um dos maiores com temática nerd do país. A principal atração do site é o podcast Nerdcast, e para Deive Pazos (Azaghâl), o grande sucesso do programa está relacionado com o seu formato. “O programa tem uma regularidade e tem um formato muito intimista, contando nossas histórias, nossas experiências, dando nossas opiniões, as pessoas acabam se identificando muito. A gente tem muito feedback de pessoas que dizem que enquanto ouvem o Nerdcast, sentem que estão participando em uma conversa entre amigos.”

A blogueira e autora do livro Depois dos Quinze, Bruna Vieira, que participou da palestra “Literatura e internet: casamento, divórcio ou amizade colorida?” conversou com o Curitiba Cult sobre a experiência de ter seu livro publicado na Espanha e em Portugal. “É muito legal, porque mesmo sem saber, eu tenho leitoras brasileiras que moram lá e apresentaram um trabalho para uma amiga. É legal saber que pessoas lá do outro lado do mundo, também acessam o blog, também lêem os livros. É muito legal esse reconhecimento, eu jamais imaginei que ia chegar a esse ponto porque começou como uma brincadeira.

10377834_838756299486051_1199128279_oNo segundo dia do Curitiba Social Media, o principal destaque foi a palestra do Não Salvo “Curitiba: a Rússia brasileira”, em que Maurício Cid conta sobre como funciona a criação de conteúdo para o site. “Nós se posicionamos na internet tentando ser o site mais estranho que alguém possa entrar, somos a deep web brasileira. A gente tem muito colaboração do leitor, são mais ou menos 2 mil e-mails que a gente recebe por dia. O Não Salvo tenta fugir do tipo do humor que comenta as notícias.” Além disso, Cid ainda fala sobre a participação do Paraná na internet. “Há dois anos atrás, surgiu o Paraná como grande colaborar da internet. A gente brinca desde 2012, que o Paraná é a Rússia brasileira.”