Curitiba recebe primeira edição de Mostra de Teatro Negro

Foto: Divulgacão.

Começou nesta última quinta-feira (23) a 1ª Mostra de Teatro Negro de Curitiba, com programação online e gratuita. O evento, que vai até o dia 2 de outubro, conta com espetáculos teatrais e de dança, oficinas e palestras com importantes artistas e pensadores da cultura afro-brasileira, com o propósito de destacar o protagonismo negro nas artes. O público pode conferir, pelo canal no YouTube da Companhia Nossa Senhora do Teatro, 11 espetáculos, 3 oficinas, 5 palestras e 5 giras (mesas de discussão inspiradas na tradição afro-brasileira).

Dois eventos requerem inscrição prévia. Para participar da “Oficina de Dramaturgia Negra”, com Jé Oliveira, ministrada entre 27 de setembro e 1º de outubro, é necessário se inscrever por aqui. Já para participar da oficina de dança “Oficina ENRAÍZE: Corpo e Memória entre An’Dancas”, que acontece no dia 2 de outubro com Leonardo Cruz, é necessário se inscrever por aqui.

A Mostra homenageia a atriz curitibana Odelair Rodrigues, um dos maiores talentos do rádio, teatro e televisão do Paraná. A atriz foi uma das pioneiras da TV paranaense e conquistou 12 prêmios de melhor atriz, entre eles, o Troféu Gralha Azul 2000 – Menção Honrosa pelo seu pioneirismo e obra. Nascida em 14 de julho de 1935, ela faleceu em 1º de julho de 2003.

Segundo Isidoro Diniz, idealizador do projeto, a proposta da Mostra é dar visibilidade para a contribuição cultural dos negros no Paraná. O tema é uma pauta atual e que precisa ganhar mais destaque. “A proposta é ser um elo entre o passado, o presente e o futuro do protagonismo negro na cultura do estado. Quase não existem estudos sobre isso e a divulgação do tema ainda é tímida, mas vamos mostrar que muitos artistas afro-brasileiros contribuiriam, contribuem e continuaram contribuindo para nossa formação cultural”, declara ele.

Confira aqui a programação completa.

Por Julia Schneider
27/09/2021 10h46

Artigos Relacionados

Coro e Orquestra da Camerata voltam ao palco da Capela Santa Maria

Museu Paranaense tem programação especial em comemoração aos seus 145 anos