Curitiba recebe oficinas gratuitas de dança, música e teatro

Rapha Fernandes. Foto: divulgação.
Foto: divulgação

A partir do dia 27 de maio, Curitiba recebe o Projeto Boa Vista Oficina de Cultura, com uma programação intensa de atividades em dança, música e teatro. A proposta é oferecer experiências imersivas, promovendo a conexão entre profissionais da cena cultural e a comunidade.

O evento é totalmente gratuito e promove uma troca aberta com o público. Ao todo, serão mais de 90 horas de atividades práticas entre maio, junho e julho, em três espaços culturais da cidade: UPE – Palácio dos Estudantes, Agrupa e a Escola Augusto César Sandino — que recebe uma programação exclusiva para professores da rede pública. Não é necessário experiência prévia e os interessados já podem garantir a vaga pelo Sympla.

Profissionais

Entre os artistas que irão ministrar as aulas, estão o ator, diretor e idealizador do projeto Marcio Juliano, com a oficina “Criar e Contar Histórias”; o músico Ricardo Salmazo com a oficina “Composição e Prática de Samba, e a cantora e compositora Noe Carvalho com a oficina “Canto e Expressão”. Além disso, também integra o time de profissionais a pesquisadora em dança negras do Brasil e Ritmos Beninenses Stephanie Fernandes, com foco nas relações sobre a construção do pertencimento e territorialidade na oficina “Corpos d’Água Dança Afro Orientada”.

De acordo com Marcio, os professores selecionados são referências em suas áreas e vão compartilhar as tendências e novidades mais atuais do setor. “Além de oficineiros, os ministrantes das oficinas são artistas que atuam ativamente em diversos processos criativos de espetáculos e shows. Eles levarão para as aulas, a prática constantemente atualizada em suas pesquisas, o que torna a experiência do projeto uma ação viva e potente”, afirma.

Oficina de Abertura

Abrindo as atividades do projeto, o coreógrafo Rapha Fernandes traz a oficina “A Linguagem das Danças Urbanas” com fundamentos do Breaking, Locking, Popping e Voguing. O intuito é estimular a expressão individual e conexão coletiva. Serão três turmas de diferentes idades, nos espaços Agrupa e UPE – Palácio dos Estudantes.

De acordo com o artista, a oficina tem um propósito mais profundo do que apenas ensinar passos e coreografias: “a ideia é explorar a consciência corporal, soltar a criatividade e revelar ao participante sua identidade por meio do movimento. Trata-se de uma jornada intensa e transformadora, onde cada gesto é um passo rumo ao seu estilo próprio.” 

SERVIÇO – Projeto Boa Vista Oficina de Cultura

Quando: a partir de 27 de maio de 2025 (terça-feira)

Onde: UPE  e Agrupa: Avenida Jaime Reis, 176;  Escola Augusto César Sandino: R. Mobral, 413

Horário: a definir

Quanto: evento gratuito

Inscrições: no site Sympla

Informações: no Instagram da Cia Ilimitada.

Por Yasmin Luz
22/05/2025 10h53

Artigos Relacionados

Cinco personalidades paranaenses recebem maior honraria nacional da cultura

Peça inspirada em Dalton Trevisan faz nova temporada em Curitiba