A democratização da TV por assinatura e o acesso cada vez mais prático da banda larga tem feito com que os seriados se tornem um verdadeiro fenômeno entre os brasileiros. O aumento das opções internacionais e até das produções locais, com variados gêneros e para diferentes públicos, também contribui para tornar as séries uma paixão nacional, com maratonas de episódios e grupos de discussão rolando à solta. Esse interesse crescente aquece o mercado audiovisual no Brasil com produtoras em busca de profissionais capazes de elevar ainda mais o nível de seus roteiros.

Para quem deseja investir nesta carreira, o Sesi Cultura Paraná, por meio de seu Núcleo de Dramaturgia Audiovisual e em parceria com o Curitiba LAB, oferece uma oportunidade única de aperfeiçoamento: uma masterclass de roteiros para séries intitulada “A Dramaturgia na Longa Duração”. A ação acontece no dia 16 de novembro, às 19h, no Teatro Sesi de São José dos Pinhais, com entrada franca. A aula será comandada pelo roteirista Luiz Bolognesi, diretor de cinema premiado em diversos festivais com vários de seus filmes.

Luiz Bolognesi escreveu e dirigiu o longa-metragem de animação “Uma História de Amor e Fúria” (2013), foi vencedor do prêmio Cristal de Melhor Longa Metragem em Annecy (França). Como roteirista, escreveu os roteiros dos filmes “Bicho de Sete Cabeças” (2001), “O Mundo em Duas Voltas” (2006), “Chega de Saudade” (2007), “Terra Vermelha” (2008), “As Melhores Coisas do Mundo” (2010) e “Amazônia, Planeta Verde” (2014).

Em 2015, Bolognesi desenvolveu os roteiros dos longas-metragens: “Elis”, “Como Nossos Pais” e “Bingo – O Rei das Manhãs” – filme escolhido para representar o Brasil no Oscar 2017. Atualmente, ele trabalha no longa “Pedro”, em parceria com Chico Mattoso – obra inspirada na vida do Imperador do Brasil Dom Pedro I e que será dirigido pela cineasta Laís Bodanzky.

Serviço – Masterclass sobre séries de TV

Quando: 16 de novembro de 2017 (sexta-feira)

Onde: Teatro Sesi de São José dos Pinhais (Rua Quinze de Novembro, 1800)

Horário: 19h

Quanto: gratuito. Sujeito à lotação da casa

Informações: (41) 3398-4100