Curitiba recebe neste sábado (06) o torneio de sinucas para a comunidade LGBTQIA+

Foto: Divulgação

Regado a muito amor e cerveja gelada, neste sábado (6) acontece a 2ª edição do Encasapas, o primeiro torneio de sinucasapabi não binárie sapatrans“. A disputa em duplas acontece no Diego Snooker Bar a partir das 15h. Apesar de as inscrições já estarem encerradas o público é convidado a assistir.

Entre partidas e boas risadas, o torneio surgiu em meio a uma brincadeira. A coordenadora técnica do Encasapas, Aline Luize, conta que, depois do ato de se reunir com os amigos para uma partida de sinuca se tornar rotina no final de 2022, sentiu a necessidade de trazer o público LGBTIA+ à mesa. “Como o bar estava sempre meio vazio, a gente se sentia confortável sendo um grupo LGBTQIA+ jogando e/ou aprendendo a jogar – diferente de outros bares de sinuca que são majoritariamente ocupados por homens héteros cis, onde o assédio e o preconceito acaba sendo frequente”, explica.

Ana, Bruna, Carol e Aline são as organizadoras do evento/Divulgação

Ano novo, vida nova e torneio novo. Com a chegada de 2023, a hoje coordenadora e seus parceiras de projeto decidiram tirar a ideia do papel e dar vida ao Encasapas. A primeira edição aconteceu em março deste ano e já deixou saudade nos seus competidores.  O torneio recebeu 16 duplas e as campeãs levaram para casa prêmios surpresa e em dinheiro.

O evento foi um sucesso e surpreendeu a organização. Aline ainda revela que foi um movimento inédito. “No primeiro torneio, apesar da gente ter estimado mais ou menos o público, a gente não tinha dimensionado o que viria a ser aquela experiência única e reveladora da vontade da comunidade sapatão de se reunir para jogar e torcer, comprometida com um campeonato de sinuca”, completa.

E como tudo que é bom merece bis, o torneio deu início às preparações da segunda edição. Para deixar a disputa ainda melhor, o número de duplas concorrentes neste sábado também é 16. Devido a alta procura, as incrições, abertas no último dia 30, foram encerradas no mesmo dia!

Para participar, além da taxa de inscrição de R$ 30 por dupla, é necessário que elas façam parte da comunidade. “A gente entende o Encasapas como um evento esportivo e cultural, mas também político porque fazemos questão de nos fortalecer e nos apoiar enquanto comunidade sapatão. E produzir esse evento de sinuca voltado especificamente para nossa comunidade é uma ação radical que tem por objetivo reconfigurar esse espaço que é vinculado tradicionalmente a uma ideia de masculinidade”, explica Bruna. A social media ainda reitera que o ambiente é um espaço seguro para os que quiserem acompanhar o campeonato.

O torneio é da modalidade Pool, ou seja, ao todo são 16 bolas no jogo, uma branca e 15 coloridas, divididas entre lisas e listradas e claro, a bola preta número 8. A cada dupla será designado um grupo de bolas, lisas ou listradas, e o objetivo é encaçapar a bola 8 depois das 7 de seu grupo. O jogo conta com uma série de regras – como não encaçapar a bola branca nem atirar as bolas, mesmo que acidentalmente, para fora da mesa – que serão explicadas no evento.

Quem tiver o interesse de participar da competição, não desanime! As meninas do Encasapas planejam trazer o campeonato mais vezes ainda nesse semestre!

Serviço – Encasapas 2023

Quando: 06 de maio de 2023 (sábado)

Onde: Diego Snooker Bar (Alameda Júlia da Costa, 906)

Horário: a partir das 15h

Quanto: entrada gratuita

Por Deyse Carvalho
05/05/2023 17h47

Artigos Relacionados

Balé Dom Quixote é atração do Guairão em maio

Outono curitibano: corredor de árvores é sucesso na capital