Curitiba recebe festival de fanfarras com shows gratuitos

foto: Maringas Maciel
foto: Maringas Maciel

Até o dia 31 de março, Curitiba será palco do Honk! Festival de Fanfarras Ativistas, movimento que promove a ocupação das ruas como forma de resistência e expressão artística. Integrando o Fringe, evento gratuito do Festival de Curitiba, o Honk! trará discussões sobre arte de rua e educação musical, além de cortejos musicais pela cidade.

O movimento do Honk! nasceu em Boston, nos EUA, em 2006, e se espalhou pelo mundo, chegando ao Brasil em 2013, já tendo passado por várias capitais. “Será a primeira vez que Curitiba recebe o Honk!, contando com a participação de fanfarras de Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e claro que de Curitiba, nos quatro dias de programação”, completa Pri de Morais, coordenadora executiva do Fringe.

A programação inclui conversas sobre formação de fanfarras e expressão artística nas ruas, na Casa Hoffmann. Nas ruas, haverá eventos como “Blocos na Rua” no sábado, além do Festival de Fanfarras no domingo, com oito horas de música no Palco Ruínas. Diversos grupos, como No Caminho Eu Te Explico e Orquestra Voadora, representam a pluralidade cultural e musical brasileira no evento.

Por Deyse Carvalho
30/03/2024 18h38