Curitiba recebe exposição de artistas com autismo a partir da próxima semana

Exposição "A(u)rtistas – O Autismo por Artistas Autistas". Foto: Cido Marques/FCC.
Foto: Cido Marques/FCC

A partir do dia 22 (terça-feira), Curitiba recebe uma exposição inédita na cidade. A mostra “A(u)rtistas – O Autismo por Artistas Autistas” reúne 40 obras de artistas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Câmara Municipal de Curitiba. O evento é gratuito e ocorre até o dia 04 de maio (domingo). 

O evento também faz alusão ao Abril Azul, mês da conscientização sobre o autismo, e foi organizado pela Gibiteca de Curitiba. O horário da visitação acontece das 8h às 18h, com acesso nas portarias dos anexos 1 e 2 da CMC.

Histórico

A exposição é itinerante, e sua primeira exibição ocorreu no Clube Curitibano. A iniciativa de receber a mostra na CMC partiu do presidente da Comissão de Acessibilidade e Direitos da Pessoa com Deficiência da instituição, Pier Petruzziello (PP).

Segundo o quadrinista e coordenador da Gibiteca, Fulvio Pacheco, artistas autistas falando sobre o autismo através das artes plásticas é uma novidade no Brasil. “É importante dar voz e representatividade aos autistas para eles mesmos expressarem suas impressões do TEA a partir das mais variadas manifestações, como quadrinhos, pintura, ilustrações e fotografias”, afirma. E complementa que as ações do Abril Azul são essenciais para difundir informações que ainda necessitam de divulgação para a sociedade.

Lei

A primeira legislação municipal sobre o TEA foi desenvolvida e aprovada apenas em 2016, com a Lei nº 14.809/2016, responsável pela Semana da Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista. Já no Brasil, a primeira lei federal sobre autismo foi a Lei nº 12.764/2012, também conhecida como Lei Berenice Piana. Essa lei reconheceu o autismo como deficiência e estabeleceu a Política Nacional de Proteção dos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Serviço – Exposição “A(u)rtistas – O Autismo por Artistas Autistas”

Onde: Câmara Municipal de Curitiba – portarias dos anexos 1 (em frente à praça Eufrásio Correia) e 2 (Avenida Visconde de Guarapuava)

Quando: de 22 de abril a 4 de maio

Horário: das 8h às 18h

Quanto: entrada gratuita.

Por Yasmin Luz
22/04/2025 08h00

Artigos Relacionados

Mentoria gratuita com bolsa auxilia artistas de Curitiba a construir carreiras de sucesso

Curitiba celebra os 15 anos de projeto literário com programação gratuita