Curitiba recebe espetáculos teatrais gratuitos para crianças

Pinóquio no festival Era uma... eram duas, eram três. Foto: divulgação.
Foto: divulgação

Ao longo do semestre, Curitiba recebe apresentações voltadas para o público infantil no Teatro Bom Jesus. O próximo espetáculo encena a história de Pinóquio e suas aventuras, e acontece no dia 07 de junho, a partir das 15h. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados através da plataforma Sympla

A iniciativa faz parte do projeto “Era uma vez… Eram duas, eram três”, da Guanabara Produção Cultural, com a companhia de teatro Abração. O evento está em sua 4ª edição, e busca representar clássicos da literatura infantil dentro de dilemas contemporâneos. Entre abril a outubro, serão 18 apresentações gratuitas, com seis espetáculos diferentes. A peça também terá apresentações para as escolas públicas, em duas sessões exclusivas no dia 06 de junho (sexta-feira). 

Projeto

A diretora criativa da Guanabara Produção Cultural, Carolina Montenegro, destaca que a proposta do festival é fazer com que as famílias se identifiquem com os personagens e diálogos. São trabalhados temas como diversidade, inclusão, educação, tecnologia e sustentabilidade. “Queremos cumprir o papel do teatro em levar as cenas para fora dos palcos e ser um espaço de transformação por meio da arte”, comenta Carolina. 

As histórias selecionadas para a nova edição do projeto de teatro infantil são as com maior reconhecimento entre os pequenos. Além de “Pinóquio”, os clássicos reúnem o “O Mágico de OZ”, “A Bela e a Fera”, “Alice no País das Maravilhas”, “Peter Pan” e “Flautista de Hamelin”. A produção reúne mais de 150 pessoas envolvidas, entre artistas, produtores e equipe técnica, garantindo uma experiência educativa e alegre para o público.

Montagem

Clássico da literatura mundial, a releitura de “Pinóquio” da Cia Abração apresenta uma versão abrasileirada do conto. O personagem principal ganha novos caminhos, e trilha sua jornada através da música, sendo guiado pelos ritmos do fandango e melodias da viola caipira. Trazido à vida pela Fada Azul, o boneco de madeira embarca em uma trajetória repleta de descobertas e desafios, sempre movido pelo desejo de se tornar um menino de verdade.

Serviço: “Pinóquio” no Festival “Era uma vez…Eram duas, Eram três”

Quando: 07 de junho (sábado)

Onde: Teatro Bom Jesus (Rua 24 de Maio, 135)

Horário: 15h

Quanto: entrada gratuita

Ingressos: retirar no site Sympla.

Por Yasmin Luz
15/05/2025 13h41

Artigos Relacionados

Curitiba recebe espetáculo vencedor do Prêmio Shell na Caixa Cultural

Peça sobre a vivência de pessoas pretas faz temporada em Curitiba