Curitiba pode ter dia em homenagem a Paulo Leminski: o Dia Perhappiness

Paulo Leminski. Foto: João Urban/Divulgação.
Foto: João Urban/Divulgação

Uma grande personalidade curitibana pode ganhar seu próprio dia na agenda oficial da cidade. Tramita na Câmara Municipal de Curitiba o projeto de lei para instituir o Dia Municipal Perhappiness, em homenagem a Paulo Leminski. A data seria o aniversário do artista: 24 de agosto, e o nome, uma citação a um famoso poema.

“‘Perhappiness’ é um neologismo que reúne as palavras ‘talvez’ e ‘felicidade’, em inglês. O conceito, presente nas obras de Leminski, reflete a ambiguidade da existência humana e a necessidade de equilibrar as adversidades com momentos de alegria e aceitação”, explica o texto da proposta de lei. A matéria aguarda instrução da Procuradoria Jurídica do Legislativo.

Festival

O projeto remonta a um acontecimento nos anos 2000: o Festival Perhappiness. A Fundação Cultural de Curitiba promoveu ações como ciclo de palestras, filmes, debates, espetáculos musicais e tardes de autógrafos em homenagem ao poeta. “Instituir o Dia Perhappiness em Curitiba é um reconhecimento ao impacto cultural de Leminski, que, por meio de sua obra, influenciou gerações de leitores e artistas, não apenas no Brasil, mas no mundo todo. Sua escrita, marcada pela ironia, pela busca de sentido nas coisas simples e pela musicalidade, continua a ser uma fonte de inspiração para todos que buscam compreender e celebrar a complexidade da vida”, complementa o texto do projeto, assinado pelos vereadores Angelo Vanhoni (PT), Dalton Borba (Solidariedade) e Herivelto Oliveira (Cidadania). Os vereadores acreditam que a data pode fortalecer a identidade cultural curitibana e valorizar as personalidades locais que contribuíram para a construção da cultura e da história curitibanas.

Leminski

Paulo Leminski nasceu em 24 de agosto de 1944 em Curitiba. Foi poeta, músico, escritor, crítico literário, jornalista, publicitário, tradutor e professor. Usou muito da influência do haicai, típica poesia japonesa, com ditados populares brasileiros e trocadilhos. Escreveu obras que deixaram marca na literatura paranaense como “Catatau” e livros de poemas como “Distraídos Venceremos”. Figura relevante da cena cultural curitibana, é visto até hoje homenageado em artes urbanas, frases espalhadas pela cidade e até mesmo ganhando um festival cultural. Paulo Leminski faleceu em 07 de junho de 1989.

Por Brunow Camman
18/11/2024 11h29

Artigos Relacionados

Dia da Consciência Negra: novembro tem várias atividades culturais ligadas à data em Curitiba

Festival Musimagem em Curitiba celebra música de cinema