Cineclubes do mundo inteiro, há mais de cem anos, promovem a difusão de importantes obras cinematográficas. Eles permitem o aprendizado e a reflexão da arte, sobretudo, para quem não tem acesso às grandes salas de cinema, seja pelo preço, localização ou outros fatores. Desse conceito surge o “cineclubismo”, um movimento pelo direito à cultura e uma ação comunitária de democratização. Curitiba embarca nessa ação com opções variadas para o público. O Sesi Cultura Paraná, por exemplo, possui programação durante todo o mês em suas quatro unidades com temáticas diferenciadas e entrada franca.
Gratuitos e abertos ao público, os encontros possuem uma dinâmica semanal que, além da exibição do longa-metragem, proporciona um debate sobre as obras em conversa com as cineclubistas.
Naomi Kawase
10 de julho e 17 de julho | 16 anos | às 18h30
Amplamente premiada, a diretora japonesa Naomi Kawase, atua no cinema desde a década de 1980. Sua filmografia é especialmente centrada nas questões autobiográficas e de hibridização entre o documental e o ficcional, com temas que abordam os espaços íntimos, domésticos e familiares, propondo uma perspectiva universal a partir do pessoal.
So Yong Kim
24 de julho e 31 de julho | 16 anos | às 18h30
Nascida na Coréia do Sul, So Yong kim é responsável por quatro longas-metragens, realizados em seu país de origem, nos Estados Unidos e Canadá. Seu filme de estreia, In Between Days (2006), foi vencedor do Prêmio Especial do Júri, no Festival de Sundance. A diretora também é responsável pela direção de séries televisivas como Transparente American Crime.
Onde: Centro Cultural Sesi Heitor Stockler De França (Av. Mal. Floriano Peixoto, 458)
O Homem Elefante (The Elephant Man, 1980, 124 min)
02 de julho | 10 anos | às 19h
Um cirurgião da Inglaterra Vitoriana resgata um homem que é exibido em um show de horrores graças a sua deformidade. Por trás do rosto monstruoso está uma pessoa com muita inteligência e sensibilidade.
Veludo Azul (Blue Velvet, 1986, 120 min)
09 de julho | 16 anos | às 19h
Um casal de jovens vizinhos se vê em uma misteriosa investigação quando um deles encontra uma orelha cortada. Em seu caminho está uma cantora de cabaré e um grupo de psicopatas que sequestrou uma criança.
Coração Selvagem (Wild at Heart, 1990, 129 min)
16 de julho | 16 anos | às 19h
Sailor e Lula se amam, mas a família dela não aceita a relação. Na fuga, uma torrente de caos, violência e sexo explodem.
Estrada Perdida (Lost Highway, 1997, 93 min)
23 de julho | 12 anos | às 19h
Depois de um encontro bizarro em uma festa um saxofonista de jazz é acusado pelo assassinato de sua mulher e mandado para a cadeia. Lá ele se transforma em um jovem mecânico e começa a viver uma nova vida.
Uma História Real (The Straight Story, 1999, 112 min)
30 de julho | Livre | às 19h
Um velho descobre que seu irmão, com quem brigou anos atrás, está morrendo. Sua única alternativa para conciliação está em pegar um cortador de grama e nele atravessar os EUA.
Onde: Teatro Sesi de São José dos Pinhais (Endereço: Rua Quinze de Novembro, 1800)
Com curadoria de Luiz Gustavo Vilela, a programação do Cineclube Sesi no Teatro Sesi Portão traz, durante o mês de março, sessões com filmes do diretor Paul King e do cineasta David Lowery. Todos os três filmes exibidos são obras voltadas ao público infantil.
O Mágico de Oz
03 de julho | Livre| às 19h
O filme de estreia é “O Mágico de Oz”. Dorothy e seu cachorro Totó são levados para a terra mágica de Oz quando um ciclone passa pela fazenda de seus avós no Kansas. Eles viajam em direção à Cidade Esmeralda para encontrar o Mago Oz e, no caminho, se deparam com o Espantalho que precisa de um cérebro; o Homem de Lata sem um coração e o Leão covarde que quer coragem. O Mago pede ao grupo que tragam a vassoura da Bruxa Malvada do Oeste a fim de ganharem sua juda.
Mary Poppins
10 de julho | Livre | às 19h
Na Londres de 1910, um banqueiro rígido e severo com os filhos escreve um anúncio no jornal em busca de uma governanta. Em um passe de mágica, Marry Poppins aparece em seu guarda-chuva voador para ajudar a família Banks a encontrar neles mesmos o que realmente importa.
A Princesa Prometida
17 de julho | Livre | às 19h
No filme “A Princesa Prometida”, um menino, Westley, vira pirata para salvar sua amada, Buttercup, das garras de um príncipe terrível. Para se reencontrar, o casal deve lutar contra os demônios de um reino místico. Uma aventura de conto de fadas sobre uma linda jovem e seu amor verdadeiro.
O Jardim Secreto
24 de julho | Livre | às 19h
O filme “Jardim Secreto” é uma adaptação do clássico conto de fadas homônimo de Frances Hodgson Burnett. A obra conta a história da orfã Mary Lennox, enviada para viver com seu tio em sua mansão. Um lugar cheio de segredos e mistério. Mary descobre que tem um primo doente que ela desconhecia e que existe no local um jardim abandonado, que a jovem insiste em trazer de volta à vida.
A Princesinha
31 de julho | Livre | às 19h
O filme “A Princesinha” conta a história de Sara Crewe, uma menina que é obrigada a viver em um internato em Nova York quando seu pai é convocado para a guerra. Enquanto tenta se adaptar às regras do local, ela faz amizades e inimizades, encontrando em sua imaginação a liberdade para mudar o mundo ao seu redor.
Onde: Teatro Sesi Portão (Rua Padre Leonardo Nunes, 180)
Desencanto
02 de julho | 14 anos | às 19h
Ao encontrar um estranho numa estação de trem, uma mulher é tentada a trair seu marido.
Lawrence of Arabia
09 de julho | 14 anos | às 19h
Graças ao seu conhecimento dos beduínos, o oficial britânico T.E. Lawrence é enviado à Arábia para encontrar o príncipe Faisal e servir de ligação entre árabes e ingleses na luta contra os turcos. Com a ajuda do nativo xerife Ali, Lawrence se rebela contra às ordens de seus superiores e enfrenta uma jornada através do deserto para atacar um porto turco bem protegido.
A filha de Ryan
16 de julho | 16 anos | às 19h
Uma jovem presa a um casamento sem amor com um homem mais velho, tem um caso com um oficial britânico traumatizado pela guerra, causando enorme comoção num vilarejo irlandês.
Passagem para a Índia
23 de julho | Livre | às 19h
Desconfianças e falsas acusações perturbam as boas relações entre um médico indiano e uma mulher inglesa noiva de um magistrado do Império Britânico na Índia Colonial.
Onde: Centro Cultural Sistema Fiep (Black Box) – Unidade Dr.Celso Charuri (Rua Paula Gomes, 270)
Data de Lançamento: 19 de dezembro
As Crônicas de Uma Relação Passageira conta a história do romance entre Charlotte (Sandrine Kiberlain) e Simon (Vicenti Macaigne) que se conhecem em uma festa. Charlotte é uma mãe e solteira, já Simon é um homem casado e sua esposa está grávida. Eles se reencontram num bar e começam um relacionamento repleto de percalços. Ela é mais extrovertida, pouco preocupada com o que os outros pensam. Ele é mais tímido e retraído. A princípio, os opostos realmente se atraem e ambos concordaram em viver uma relação apenas de aventuras, mas tudo se complica quando os dois criam sentimentos um pelo outro e o que era para ser algo muito bom, acaba se tornando uma relação perturbadora.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Dirigido e roteirizado por Pat Boonnitipat, a trama dessa ficção emocionante, Como Ganhar Milhões Antes que a Vó Morra, acompanha a jornada do jovem When M (Putthipong Assaratanakul), que passa a cuidar de sua avó doente chamada Amah (Usha Seamkhum), instigado pela herança da idosa. O plano é conquistar a confiança de sua avó, assim será o dono de seus bens. Tendo interesse apenas no dinheiro que Amah tem guardado, When resolve largar o trabalho para ficar com a senhora. Movido, também, por sentimentos que ele não consegue processar, como a culpa, o arrependimento e a ambição por uma vida melhor, o jovem resolve planejar algo para conseguir o amor e a preferência da avó antes que a doença a leve de vez. Em meio à essa tentativa de encantar Amah, When descobre que o amor vem por vias inimagináveis.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Um aspirante a escritor utiliza um alter ego para desenvolver seu primeiro romance. Em Sebastian, Max é um jovem de 25 anos que vive como escritor freelancer em Londres trabalhando com artigos para uma revista. Ter um livro publicado fala alto na lista de desejos do rapaz e, então, ele encontra um tema para explorar: o trabalho sexual na internet. Se a vida é um veículo de inspiração para um artista, Max corre atrás das experiências necessárias para desenvolver a trama de seu livro. Com isso, durante a noite, Max vira Sebastian, um trabalhador sexual com um perfil em um site no qual se oferece pagamentos por uma noite de sexo. Com essa vida dupla, Max navega diferentes histórias, vulnerabilidades e os próprios dilemas. Será que esse pseudônimo é apenas um meio para um fim, ou há algo a mais?
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Uma comédia em que grandes segredos e humilhações se cruzam e vem à tona. Histórias Que é Melhor Não Contar apresenta situações com as quais nos identificamos e que preferimos não contar, ou melhor, que preferimos esquecer a todo custo. Encontros inesperados, momentos ridículos ou decisões sem sentido, o filme aborda cinco histórias com um olhar ácido e compassivo sobre a incapacidade de controlar nossas próprias emoções. Na primeira história, uma mulher casada se vê atraída por um rapaz que conheceu em um passeio com o cachorro. Em seguida, um homem desiludido com seu último relacionamento se vê numa situação desconfortável na festa de um amigo. Na terceira, um grupo de amigas atrizes escondem segredos uma da outra. Por último, um professor universitário toma uma decisão precipitada; e um homem casado acha que sua mulher descobriu um segredo seu do passado. Com uma estrutura episódica, as dinâmicas do amor, da amizade e de relacionamentos amorosos e profissionais estão no cerne desse novo filme de Cesc Gay.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Lee, dirigido pela premiada cineasta, Ellen Kuras, vai contar a história da correspondente de guerra da revista Vogue, durante a Segunda Guerra Mundial, Elizabeth Lee Miller. O filme vai abordar uma década crucial na vida dessa fotógrafa norte-americana, mostrando com afinco o talento singular e a tenacidade dela, o que resultou em algumas das imagens de guerra mais emblemáticas do século XX. Isso inclui a foto icônica que Miller tirou dela mesma na banheira particular de Hitler. Miller tinha uma profunda compreensão e empatia pelas mulheres e pelas vítimas sem voz da guerra. Suas imagens exibem tanto a fragilidade quanto a ferocidade da experiência humana. Acima de tudo, o filme mostra como Miller viveu sua vida a todo vapor em busca da verdade, pela qual ela pagou um alto preço pessoal, forçando-a a confrontar um segredo traumático e profundamente enterrado de sua infância.
Data de Lançamento: 19 de dezembro
Prólogo do live action de Rei Leão, produzido pela Disney e dirigido por Barry Jenkins, o longa contará a história de Mufasa e Scar antes de Simba. A trama tem a ajuda de Rafiki, Timão e Pumba, que juntos contam a lenda de Mufasa à jovem filhote de leão Kiara, filha de Simba e Nala. Narrado através de flashbacks, a história apresenta Mufasa como um filhote órfão, perdido e sozinho até que ele conhece um simpático leão chamado Taka – o herdeiro de uma linhagem real. O encontro ao acaso dá início a uma grande jornada de um grupo extraordinário de deslocados em busca de seu destino, além de revelar a ascensão de um dos maiores reis das Terras do Orgulho.