
Cineclubes do mundo inteiro, há mais de cem anos, promovem a difusão de importantes obras cinematográficas. Eles permitem o aprendizado e a reflexão da arte, sobretudo, para quem não tem acesso às grandes salas de cinema, seja pelo preço, localização ou outros fatores. Desse conceito surge o “cineclubismo”, um movimento pelo direito à cultura e uma ação comunitária de democratização. Curitiba embarca nessa ação com opções variadas para o público. O Sesi Cultura Paraná, por exemplo, possui programação durante todo o mês em suas quatro unidades com temáticas diferenciadas e entrada franca.
Gratuitos e abertos ao público, os encontros possuem uma dinâmica semanal que, além da exibição do longa-metragem, proporciona um debate sobre as obras em conversa com as cineclubistas.
Naomi Kawase
10 de julho e 17 de julho | 16 anos | às 18h30
Amplamente premiada, a diretora japonesa Naomi Kawase, atua no cinema desde a década de 1980. Sua filmografia é especialmente centrada nas questões autobiográficas e de hibridização entre o documental e o ficcional, com temas que abordam os espaços íntimos, domésticos e familiares, propondo uma perspectiva universal a partir do pessoal.
So Yong Kim
24 de julho e 31 de julho | 16 anos | às 18h30
Nascida na Coréia do Sul, So Yong kim é responsável por quatro longas-metragens, realizados em seu país de origem, nos Estados Unidos e Canadá. Seu filme de estreia, In Between Days (2006), foi vencedor do Prêmio Especial do Júri, no Festival de Sundance. A diretora também é responsável pela direção de séries televisivas como Transparente American Crime.
Onde: Centro Cultural Sesi Heitor Stockler De França (Av. Mal. Floriano Peixoto, 458)
O Homem Elefante (The Elephant Man, 1980, 124 min)
02 de julho | 10 anos | às 19h
Um cirurgião da Inglaterra Vitoriana resgata um homem que é exibido em um show de horrores graças a sua deformidade. Por trás do rosto monstruoso está uma pessoa com muita inteligência e sensibilidade.
Veludo Azul (Blue Velvet, 1986, 120 min)
09 de julho | 16 anos | às 19h
Um casal de jovens vizinhos se vê em uma misteriosa investigação quando um deles encontra uma orelha cortada. Em seu caminho está uma cantora de cabaré e um grupo de psicopatas que sequestrou uma criança.
Coração Selvagem (Wild at Heart, 1990, 129 min)
16 de julho | 16 anos | às 19h
Sailor e Lula se amam, mas a família dela não aceita a relação. Na fuga, uma torrente de caos, violência e sexo explodem.
Estrada Perdida (Lost Highway, 1997, 93 min)
23 de julho | 12 anos | às 19h
Depois de um encontro bizarro em uma festa um saxofonista de jazz é acusado pelo assassinato de sua mulher e mandado para a cadeia. Lá ele se transforma em um jovem mecânico e começa a viver uma nova vida.
Uma História Real (The Straight Story, 1999, 112 min)
30 de julho | Livre | às 19h
Um velho descobre que seu irmão, com quem brigou anos atrás, está morrendo. Sua única alternativa para conciliação está em pegar um cortador de grama e nele atravessar os EUA.
Onde: Teatro Sesi de São José dos Pinhais (Endereço: Rua Quinze de Novembro, 1800)
Com curadoria de Luiz Gustavo Vilela, a programação do Cineclube Sesi no Teatro Sesi Portão traz, durante o mês de março, sessões com filmes do diretor Paul King e do cineasta David Lowery. Todos os três filmes exibidos são obras voltadas ao público infantil.
O Mágico de Oz
03 de julho | Livre| às 19h
O filme de estreia é “O Mágico de Oz”. Dorothy e seu cachorro Totó são levados para a terra mágica de Oz quando um ciclone passa pela fazenda de seus avós no Kansas. Eles viajam em direção à Cidade Esmeralda para encontrar o Mago Oz e, no caminho, se deparam com o Espantalho que precisa de um cérebro; o Homem de Lata sem um coração e o Leão covarde que quer coragem. O Mago pede ao grupo que tragam a vassoura da Bruxa Malvada do Oeste a fim de ganharem sua juda.
Mary Poppins
10 de julho | Livre | às 19h
Na Londres de 1910, um banqueiro rígido e severo com os filhos escreve um anúncio no jornal em busca de uma governanta. Em um passe de mágica, Marry Poppins aparece em seu guarda-chuva voador para ajudar a família Banks a encontrar neles mesmos o que realmente importa.
A Princesa Prometida
17 de julho | Livre | às 19h
No filme “A Princesa Prometida”, um menino, Westley, vira pirata para salvar sua amada, Buttercup, das garras de um príncipe terrível. Para se reencontrar, o casal deve lutar contra os demônios de um reino místico. Uma aventura de conto de fadas sobre uma linda jovem e seu amor verdadeiro.
O Jardim Secreto
24 de julho | Livre | às 19h
O filme “Jardim Secreto” é uma adaptação do clássico conto de fadas homônimo de Frances Hodgson Burnett. A obra conta a história da orfã Mary Lennox, enviada para viver com seu tio em sua mansão. Um lugar cheio de segredos e mistério. Mary descobre que tem um primo doente que ela desconhecia e que existe no local um jardim abandonado, que a jovem insiste em trazer de volta à vida.
A Princesinha
31 de julho | Livre | às 19h
O filme “A Princesinha” conta a história de Sara Crewe, uma menina que é obrigada a viver em um internato em Nova York quando seu pai é convocado para a guerra. Enquanto tenta se adaptar às regras do local, ela faz amizades e inimizades, encontrando em sua imaginação a liberdade para mudar o mundo ao seu redor.
Onde: Teatro Sesi Portão (Rua Padre Leonardo Nunes, 180)
Desencanto
02 de julho | 14 anos | às 19h
Ao encontrar um estranho numa estação de trem, uma mulher é tentada a trair seu marido.
Lawrence of Arabia
09 de julho | 14 anos | às 19h
Graças ao seu conhecimento dos beduínos, o oficial britânico T.E. Lawrence é enviado à Arábia para encontrar o príncipe Faisal e servir de ligação entre árabes e ingleses na luta contra os turcos. Com a ajuda do nativo xerife Ali, Lawrence se rebela contra às ordens de seus superiores e enfrenta uma jornada através do deserto para atacar um porto turco bem protegido.
A filha de Ryan
16 de julho | 16 anos | às 19h
Uma jovem presa a um casamento sem amor com um homem mais velho, tem um caso com um oficial britânico traumatizado pela guerra, causando enorme comoção num vilarejo irlandês.
Passagem para a Índia
23 de julho | Livre | às 19h
Desconfianças e falsas acusações perturbam as boas relações entre um médico indiano e uma mulher inglesa noiva de um magistrado do Império Britânico na Índia Colonial.
Onde: Centro Cultural Sistema Fiep (Black Box) – Unidade Dr.Celso Charuri (Rua Paula Gomes, 270)

Data de Lançamento: 16 de outubro
The Mastermind centra sua história num audacioso assalto a uma obra de arte na Nova Inglaterra nos anos 1970, isto é, sob o pano de fundo da Guerra do Vietnã e do incipiente movimento feminista no país. JB Mooney (Josh O’Connor) era um carpinteiro desempregado que decide virar um ladrão amador de obras de arte. Enquanto o homem planeja seu primeiro grande crime e se prepara para realizá-lo, um mundo marcado por mudanças sociais e políticas se faz cada vez mais presente em sua jornada. As coisas, porém, saem do controle, virando sua vida de cabeça para baixo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em Conselhos de Um Serial Killer Aposentado, um escritor em bloqueio criativo chamado Keane vive um momento tenso em sua carreira e em seu casamento. Sem escrever um livro há quatro anos, de repente, ele se vê diante de um pedido de divórcio da esposa Suzie, cansada das desculpas e da falta de ambição do marido. Enquanto tenta vender um romance policial sobre serial killers, Keane é abordado por um homem misterioso chamado Kollmick, que se diz um assassino em série aposentado e oferece sua expertise para Keane. De repente, o jovem autor se envolve numa peculiar amizade com o estranho homem. Conselheiro literário à noite, de dia Kollmick, quase que por acidente, começa a atuar também como terapeuta matrimonial de Keane, ajudando o escritor a curar as feridas de seu relacionamento com Suzie. A desconfiada esposa, porém, passa a suspeitar que ela possa ser a próxima vítima do esquisito assassino.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O Bom Bandido (Roofman) se inspira na história real e inesperada de um assaltante chamado Jeffrey Manchester (Channing Tatum), que ficou conhecido como o “ladrão do telhado”, e seus esforços criativos de fugir da prisão. Jeffrey é um ex-oficial da Reserva do Exército dos EUA com dificuldades de se sustentar. Quando ele é pego roubando um McDonald’s para alimentar seus filhos, ele é pego, sentenciado e preso, mas rapidamente consegue escapar. Enquanto foge das autoridades, Manchester se abriga numa loja de brinquedos, onde se esconde atrás de uma parede. O tempo passa e a caça por ele se apazigua, o que deixa o caminho aberto para Jeffrey se aproximar da vendedora Leigh (Kirsten Dunst), por quem se apaixona e começa um romance. Uma série de dilemas se apresentam então para Jeffrey, enquanto Leigh permanece alheia à moradia improvisada do namorado na loja onde trabalha e ao histórico criminal do fugitivo.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Último Rodeio, um montador de rodeio aposentado, conhecido como uma lenda da competição, arrisca tudo para salvar seu neto de um tumor agressivo no cérebro que exige uma cirurgia cara e invasiva que o seguro de saúde da família não cobre. De frente para seu doloroso passado e os medos da família, Joe Wainwright volta aos circuitos e entra numa competição de alto risco organizada pela liga profissional de montadores e aberta apenas para veteranos e antigos vencedores com um prêmio significativo em dinheiro. Como o competidor mais velho de todos os tempos, Joe volta a treinar e embarca numa jornada de reconciliação com feridas antigas e com a filha há muito afastada de sua vida. No caminho para essa desafiadora montaria, o ex-competidor descobre ainda o poder da fé e a verdadeira coragem que existe em lutar pela própria família.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
O filme Eu e Meu Avô Nihonjin acompanha de perto a história de Noboru, um menino de 10 anos que resolve investigar a vida de seus antepassados. Por conta de sua descendência japonesa, ele busca saber sobre a origem migratória de sua família, e o único que pode ajudá-lo é seu avô, um senhor que evita falar do passado. No entanto, com a insistência do neto, a animação brasileira desenhada a mão com traços de desenhos típicos do Japão é tomada por uma série de conflitos, mostrando um homem que nunca quis deixar de ser japonês e uma criança que busca afirmar a sua identidade brasileira. No meio disso, Noboru descobre a existência de um tio que nunca havia conhecido.
Quando: 16 de outubro de 2025.

Data de Lançamento: 16 de outubro
Em O Telefone Preto 2, a jornada do menino que fugiu parece só ter começado. Quatro anos após matar e escapar de seu sombrio sequestrador, Finney tenta viver uma vida normal sendo o único sobrevivente do macabro cativeiro d’O Pegador. Enquanto o jovem encontra dificuldade de superar seu trauma, sua obstinada irmã mais nova Gwen começa a receber chamadas do telefone preto em seus sonhos, tendo ainda pesadelos recorrentes com três garotos sendo perseguidos num acampamento chamado Alpine Lake. Decidida a investigar a origem dessas visões, Gwen convence Finney a visitar o local durante uma tempestade de neve. O que os irmãos descobrem é que existe uma ligação perturbadora entre a história de sua família e o assassino que os atormenta. Atrás de vingança, O Pegador não só ameaça Gwen, mas se torna ainda mais poderoso depois de morto, obrigando Finney a enfrentar um mal inimaginável.
Quando: 16 de outubro de 2025.