A capital paranaense foi fonte de inspiração para o próximo grande filme hollywoodiano a chegar nos cinemas. O aclamado diretor Francis Ford Coppola confirmou à imprensa em setembro que Curitiba foi inspiração para seu mais recente trabalho: “Megalópolis”. O longa-metragem estreou no Festival de Cannes 2024 e tem data para chegar ao Brasil em 31 de outubro.
Na trama, um arquiteto (vivido por Adam Driver) propõe um projeto inovador de cidade futurística, com o objetivo de eliminar as desigualdades. Mas defensores do estilo de vida atual, como o prefeito (Giancarlo Esposito) e um bilionário (Jon Voight) que se beneficiam dessa desigualdade, vão tentar impedi-lo.
Coppola esteve em Curitiba em 2003, fazendo pesquisa para um filme. Na época, chegou a visitar ainda Foz do Iguaçu (PR), Salvador (BA), Recife (PE) e Belém (PA). O diretor e roteirista, que se consagrou mundialmente com filmes como “O Poderoso Chefão” (1972) e “Apocalypse Now” (1979), conheceu o urbanista Jaime Lerner naquele ano. O planejamento da cidade chamou a atenção de Coppola, que circulou por Curitiba, andou de transporte coletivo e até assistiu jogo de futebol no estádio do antigo Atlético Paranaense.
Lerner, que já foi prefeito da cidade, tinha deixado recentemente seu mandato como governador na época da visita do diretor estadunidense. Foi durante seus mandatos como prefeito que aconteceram importantes obras na cidade, como o calçamento da Rua XV de Novembro, a abertura de vias exclusivas para ônibus e a Rua 24 Horas.
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Monster Summer, dirigido por David Henrie, é uma aventura de terror e mistério que vai trazer a narrativa de uma Noah (Mason Thames) e seus amigos que, após uma força misteriosa começa a atrapalhar a diversão de virão do grupo, eles se unem a um detetive policial aposentado, o Gene (Mel Gibson), para que juntos possam embarcar em uma emocionante aventura com a intenção de salvar sua ilha, que até então era calma e pacífica.
Data de Lançamento: 03 de outubro
Em Coringa 2, acompanhamos a sequência do longa sobre Arthur Fleck (Joaquin Phoenix), que trabalhava como palhaço para uma agência de talentos e precisou lidar desde sempre com seus problemas mentais. Vindo de uma origem familiar complicada, sua personalidade nada convencional o fez ser demitido do emprego, e, numa reação a essa e tantas outras infelicidades em sua vida, ele assumiu uma postura violenta – e se tornou o Coringa. A continuação se passa depois dos acontecimentos do filme de 2019, após ser iniciado um movimento popular contra a elite de Gotham City, revolução esta, que teve o Coringa como seu maior representante.