Curitiba enfrenta nova onda de calor com 36ºC de máxima prevista

Calor Curitiba. Foto: Canva.
Foto: reprodução

Após um final de semana de muita chuva e calor, os próximos dias prometem ser amenos em Curitiba, mas não por muito tempo. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o início de outubro será de temperaturas elevadas, com 36ºC de máxima prevista para o dia 10 de outubro (sábado).

O tempo começa a mudar a partir de 02 de outubro, com uma amplitude térmica de 18ºC em um único dia. Do dia 01 de outubro para o dia 02, serão 12ºC de diferença, considerando a temperatura máxima para ambas as datas. 

Temperatura quinzenal em Curitiba. Foto: reprodução Simepar.

Temperatura quinzenal em Curitiba. Foto: reprodução Simepar.

Recorde de temperatura

Se a previsão de 36ºC realmente ocorrer, será um novo recorde histórico na capital paranaense. A maior temperatura já registrada na cidade aconteceu em 2020, com 35,2ºC, no dia 02 de outubro. 

Desde agosto Curitiba tem enfrentado veranicos em épocas majoritariamente frias. A última onda de calor aconteceu no último final de semana, onde os termômetros chegaram a marcar 31ºC. O principal fator para a drástica mudança climática é a mudança de estação, do inverno para a primavera, favorecendo grandes amplitudes térmicas. Além disso, Curitiba se encontra em uma região que sofre com as massas de ar provindas tanto do Oceano Atlântico, quanto do Polo Sul.

Por Yasmin Luz
23/09/2025 09h00

Artigos Relacionados

Feirinha de primavera das praças Osório e Santos Andrade retornam para mais uma temporada

Edição especial da Revistinha: 12 anos de Curitiba Cult + 06 estabelecimentos para comer e beber de graça