Curitiba é iluminada de azul pela saúde do homem e prevenção da diabetes

Foto: Lucilia Guimarães/SMCS.

O mês de novembro traz novos alertas à população. A campanha Novembro Azul ressalta cuidados com a saúde do homem e também a importância da prevenção à diabetes, doença que se não for tratada pode trazer complicações graves. A partir de hoje (3), cinco pontos de Curitiba estarão iluminados com a cor azul: a estufa do Jardim Botânico, o Portal Polonês, a Torre de Cronometragem do Parque Náutico, a Casa da Cultura na Praça do Japão e a Rua da Cidadania do Pinheirinho.

Em Curitiba, os homens são 47,7% da população. A proporção poderia ser maior se houvesse mais preocupação com a saúde e adoção de hábitos saudáveis, dando atenção quando o corpo dá os primeiros sinais de que algo não está bem. “Esse movimento do Novembro Azul começou como uma extensão da prevenção ao câncer de próstata, mas atualmente chama atenção para o cuidado integral da saúde do homem”, destaca diretor de Atenção Primária da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Juliano Gevaerd.

As unidades de saúde de Curitiba oferecem gratuitamente atividades que focam a melhoria da qualidade de vida, com programas de atividades físicas, alimentação balanceada e orientações para mudanças de hábitos como fumo e abuso do álcool. Além disso, entre os cuidados gerais para uma vida saudável, controlar o peso, priorizar sono de qualidade e diminuir o nível de estresse são importantes fatores.

Doenças como a Diabetes, que já afeta 17 milhões de brasileiros, também podem ser prevenidas como es mesmos cuidados. A Organização das Nações Unidas (ONU) definiu, em 2006, o dia 14 de novembro como Dia Mundial do Diabetes, para enfatizar a característica epidêmica da doença. A cor azul foi escolhida para representar as cores da ONU.

Por Julia Schneider
03/11/2021 14h35

Artigos Relacionados

Natal no Palácio Avenida contará com participação de Carlinhos Brown

“Alma Gêmea” e “O Beijo Do Vampiro” estreiam no VIVA em 2022